Fotos impactantes que relembram os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos

Há 16 anos, o Estados Unidos era palco de um dos episódios mais tristes de sua história: os atentados terroristas do 11 de setembro de 2001, comandados pela Al-Qaeda, que colocou abaixo as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

Mais de 3 mil pessoas perderam a vida nos ataques considerados os maiores do país até hoje. Isso, sem considerar as consequências devastadoras para o rumo da política mundial.

Para quem não se lembra, os ataques de 11 de setembro, cuja autoria foi assumida por Osama bin Laden, ocorreram em 3 lugares praticamente ao mesmo tempo: em Nova York, na capital americana, Washington D.C.; e na Pensilvânia.

Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo acompanharam pela TV e outros meios de comunicação o sofrimento das famílias das vítimas e do povo americano de maneira geral, que ficou bastante abalado com o ocorrido.

Cenas fortes

As cenas dos atentados, registradas por profissionais e por amadores, impactam até hoje. Como você vai ver na lista abaixo, compiladas pelo site Bored Panda, estão imagens de pessoas se jogando dos prédios, pedestres tentando correr da nuvem negra de fumaça dos atentados e outras cenas desoladoras, que mais se parecem com o que imaginamos ser o apocalipse.

Todas as fotos, aliás, foram retiradas do livro de David Friend, “Watching the World Change: The Stories Behind the Images of 9/11” (Assistindo o Mundo Mudar: As Histórias Por Trás das Imagens do 11 de Setembro”, em português), que contam um pouco mais sobre a data fatídica.

Veja 14 fotos que relembram o 11 de setembro nos Estados Unidos:

E, falando em Estados Unidos, você pode gostar de conferir também: 10 coisas que são melhores no Brasil que nos Estados Unidos.

Fontes: Hypeness, Bored Panda