A internet caiu? Descubra como resolver o problema

Você pode até contratar o melhor pacote de internet da operadora mais cara, mas mesmo assim não estará fora de risco de, mais hora, menos hora, a conexão falhar. Mas, ao invés de xingar, dar chilique e culpar o mundo só porque sua internet caiu é possível resolver o problema em minutos, por conta própria, e sem precisar sair de casa. Sabia?

Como você vai ver na lista logo abaixo, existem uma série de motivos, muitas vezes bobos, que podem atrapalhar negativamente sua conexão. Mas, ao invés de ficar sofrendo calado, depois dessa matéria, você poderá descobrir sozinho porque sua internet caiu e o que é possível fazer para restaurar a conexão de forma eficiente.

Claro que para isso é preciso um conhecimento mínimo sobre Wi-Fi e sobre os dispositivos que usamos para navegar pela internet, mas não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Aliás, a maior parte das opções que podem ter derrubado sua internet é bem fácil de consertar.

8

Então, se a internet caiu, não pire. A internet 4G, na maioria dos casos não vai “salvar” você; mas saber tomar agir corretamente vai. Quer ver?

Descubra o que fazer se a internet caiu:

1. Reinicie

1

Para conversa mole de atendente de telemarketing, mas é verdade: reiniciar a internet pode ser um dos remédios mais eficientes quando ela cair. A dica é desligar o modem e ligá-lo novamente depois de alguns minutos.

2. Use um cabo LAN

2

Embora seja mais desejada, a verdade é que a internet sem fio não é tão estável e tão rápida quanto a que conseguimos quando usamos um cabo LAN. Então, para saber se o problema está realmente na Wi-Fi, a solução é se conectar usando um cabo deste tipo. Se a internet voltar a funcionar, o problema está no sinal sem fio e a solução, infelizmente, é investir em um roteador melhor.

3. Verifique os cabos

3

Se a internet caiu o problema pode estar em algo tão básico que nem paramos para prestar atenção: a qualidade dos cabos. Basta um só cabo desgastado ou com problemas de funcionamento para deixar você sem conexão ou com velocidade da internet muito lenta.

4. Troque o canal da rede Wi-Fi

4

Esta é uma forma um pouco mais complicada de resolver o problema, mas não é impossível de se executar, se for o caso. Isso porque para mudar o canal ou channel da sua Wi-Fi é preciso configurar novamente o roteador pelo endereço padrão (geralmente 192.168.1.1).

Quando conseguir entrar, vá em Configurações WLAN ou Wireless e altere o canal. Alguns softwares, como o inSSider, podem auxiliar você a descobrir qual o canal com o melhor desempenho no momento.

5. Crie senha de proteção

5

Se sua internet caiu e você não tem uma senha de acesso para sua conexão pode ser que o problema seja o número de dispositivos conectados. Para descobrir se estão “roubando” sua Wi-Fi você precisa ler esta outra matéria. Em caso positivo, crie ou troque sua senha de proteção.

6. Verifique programas, firewall e vírus

6

Se a internet caiu ou se está instável somente em seu computador ou no dispositivo que estiver usando pode ser que o responsável pelo transtorno seja algum programa, malware e farewall. O ideal é testar a conexão em outros dispositivos e, caso tudo esteja bem, tentar identificar o que pode estar prejudicando a conexão na outra máquina. E, só para lembrar, vírus também podem ser o motivador das quedas de internet.

7. Acione a assistência técnica especializada

7

Esta é a pior das opções e todo mundo torce para não ter que chegar a este extremo, mas se nenhum dos recursos que descrevemos até agora ajudou, o que resta é pedir ajudar à usa operadora de internet. Pode ser que as quedas de internet estejam afetando não só você, mas sua região; pode ser uma interferência em sua linha telefônica ou qualquer outro problema técnico.

E, falando em internet (boa ou ruim), você deveria conferir ainda: 5 formas de deixar a internet do celular mais rápida.

Fonte: Olhar Digital