Mulher constrói casa com garrafas pet no lugar de tijolos e realiza sonho da casa própria

Sabe aquelas garrafinhas plásticas de refrigerante, água e outras coisas que você vive jogando fora? Pois é, além do dinheiro que as pessoas ganham vendendo e transformando esses materiais, há ainda quem vá além e chega a construir uma casa com garrafas pet, como projetista tocantinense Arlete Maria de Sousa.

Como você vai ver ao longo desse post, a moradora da cidade de Araguaína usou aproximadamente 2,7 mil embalagens de refrigerante coletadas por ela e doadas por amigos para a construção de sua casa com garrafas pet.

A obra, aliás, levou apenas 30 dias para ficar pronta, não contou com um só tijolo e foi feita pelo pai de Arlete, João Evangelista, que ganha a vida como mestre de obras.

Conforme Arlete, o projeto da casa com garrafas pet foi inspirada em um ideia da internet e, para ela, foi a melhor saída para conseguir se livrar do aluguel depois que ficou desempregada. Como ela já tinha o terreno, a construção com material reciclável foi sua melhor saída.

A casa com garrafas pet é segura?

De acordo com o engenheiro civil que visitou a obra, a olho nu a construção parece segura, embora sejam necessárias outras averiguações para dizer que ela pode ser habitada.

Mas, segundo ele, a ideia da casa com garrafas pet é maravilhosa, sustentável e garantiu uma economia de pelo menos 30% no valor da obra, se comparada com uma casa de alvenaria.

Mais garrafas, mais cômodos

Sobre o sonho da casa própria realizado de uma forma tão sustentável, Arlete conta que as garrafas plásticas e outros materiais recicláveis poderiam ajudar outras pessoas. Ela conta que todas as vezes que vê pet jogado no lixo ou em rios pensa o quanto poderia ser maravilho se todo mundo encontrasse um destino aproveitável para elas.

Aliás, embora a casa com garrafas pet seja nova, Arlete já pensa em aumentá-la. Ela conta que já está juntando mais material para ampliar os cômodos e construir outros.

No vídeo abaixo, uma reportagem da filial da Rede Globo no Tocantins, você confere melhor essa história:

Uma ideia genial, não acha? E, por falar em atitudes sustentáveis, essa outra matéria vai inspirar você a reciclar e a conseguir coisas incríveis com materiais que seriam jogados no lixo: 7 formas incríveis de transformar garrafas vazias.

Fonte: G1, G1