Nós finalmente descobrimos por que os adoçantes podem fazer você engordar

Se você acha que usar adoçantes artificiais pode ajudar a reduzir seu peso, pense duas vezes. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Cell Metabolism, os adoçantes artificias combinados com uma dieta de baixo teor de carboidratos, conhecida como “low carb”, podem aumentar o consumo geral de alimentos.

Não adianta enganar o cérebro

Nuttadol Kanperm/Shutterstock.com

Segundo o estudo, quando enganamos o nosso cérebro distorcendo o valor energético dos alimentos ao manipular a doçura por meios artificias, nosso organismo interpreta que devemos comer mais, por isso o sentimento de fome aumenta.

Pense duas vezes antes de comprar carne moída de novo

Apesar de ainda estar em seu início, o estudo deixa claro a conexão entre o consumo regular de adoçantes artificiais, fome e ingestão de alimentos.

Além desse novo estudo, pesquisas anteriores da equipe da Universidade de Sydney revelaram o que o consumo regular de edulcorantes artificiais aumentaram os sentimentos de fome por causa de uma rede neuronal complexa que diz ao animal que ele não consumiu energia suficiente.

Adoçantes e os carboidratos

Um outro estudo, no passado, afirmou que o consumo de adoçantes artificiais combinado com uma dieta com quantidades equilibradas de carboidratos suprime a ingestão de alimentos e, portanto, pode ajudar a reduzir peso.

Mas os pesquisadores desse novo estudo verificaram que isso não é verdade. Os animais que receberam uma dieta com mais carboidratos e consumiram doses mais elevadas de edulcorantes não reduziram a ingestão de alimentos.

Sete mitos sobre a diabetes que você precisa parar de acreditar

Ou seja, independente do tipo de dieta, a ingestão de adoçantes artificias aumenta a sensação de fome, provocando um consumo maior de alimentos.

 

 

Fonte: Science Alert
Imagens: Reprodução