O maior ser vivo da Terra mede 3,8 km de comprimento e tem mais de 1900 anos

Se você achava que o posto de maior organismo vivo do planeta era ocupado por algum vegetal, saiba que a maior árvore do mundo, com mais de 4.000 anos, não possuí mais do que 115 metro de altura. Estamos falando de um organismo com tamanho quilométrico!

O fungo parasita Armillaria que fica em Blue Mountains, no Estado americano do Oregon, que mede 3,8 km de comprimento e é considerado o maior ser vivo da Terra.

ALAMY

É muito provável que você já tenha visto alguma espécie de cogumelo parasitando um tronco de árvore ou sob o solo, mas o que você não sabe é que o que vemos na superfície é uma pequena parte desse organismo. Esses  sere vivos são compostos por estruturas parecidas com as raízes das árvores, que se espalham pelo solo em busca de nutrientes, e de outros seres vivos para parasitar.

Foi apenas nos últimos anos que os pesquisadores descobriram o tamanho que essas estruturas poderiam atingir.

O maior organismo vivo do planeta

ALAMY

O que faz esse fungo especifico o maior ser vivo da Terra é sua habilidade de se fundir uns aos outros, gerando colônias imensas de clones. A maior colônia clone desse fungo encontrada cobria uma área de 9,6 km² e tinha entre 1.900 e 8.650 anos de idade.

Antes de ser descoberto por pesquisadores do Serviço Florestal dos Estados Unidos,  o maior organismo vivo conhecido era um fungo da mesma espécie descoberto em 1992 no sudoeste de Washington, que se estendia por 6,5 km².

 

 

Fonte: bbcearth
Imagens: Reprodução