O que acontece com o corpo da mulher durante a gravidez?

Nem de longe o crescimento da barriga é a única mudança no corpo de uma gestante. Durante a gravidez, o corpo feminino passa por diversas alterações, principalmente devido as variações hormonais.

As mudanças físicas que acontecem ao longo dos nove meses podem interferir diretamente no corpo da mulher. Descubra o que acontece com o corpo feminino durante todos os meses da gestação:

1º mês

As mudanças que acontecem no primeiro mês são quase imperceptíveis, as gestantes muitas mal percebem que estão grávidas. Os sintomas iniciais são parecidos com a TPM, como as oscilações de humor. Isso deve ao hormônio da gravidez, HCG.

Mudanças físicas: Dores abdominais e sensibilidade na mama. Interrupção da menstruação.

2º mês

No segundo mês as coisas já mudam bastante. Devido ao hormônio HCG, as gravidas experimentam muita sonolência, diminuição dos reflexos e insônia.

Mudanças física: Mamas inchadas e muita vontade de fazer xixi, devido ao crescimento do útero que começa a pressionar a bexiga.

3º mês

O volume de sangue no corpo da mulher aumenta para suprir as necessidades do feto. Isso pode provocar uma diminuição na pressão arterial e crises de taquicardia.

Mudanças físicas: Crises de enxaqueca, pressão baixa e taquicardia.

4º mês

Nesse mês é normal que as mulheres apresentam o escurecimento da pele, principalmente nas genitais e nos mamilos. Isso acontece devido ao aumento na produção de melanina. Também é normal o aumento do apetite sexual.

Mudanças físicas: Escurecimento da pele.

5º mês

Aumento da oleosidade do couro cabeludo e da pele pode ocorrer nesse período. Além disse, as mulheres relatam um aumento considerável do crescimento de pelos em todo o corpo. Também começas as mudanças na postura corporal.

Mudanças físicas: Dores na lombar, crescimento anormal de pelos e aumento da oleosidade da pele.

6º mês

Nesse mês é normal que as mulheres sofram com as varizes nas pernas devido a sobrecarga, afinal a essa altura a barriga já está bem grande.

Mudanças físicas: Surgimento de varizes e estrias.

7º mês

Nesse mês as gestantes costumam sentir falta de ar devido ao tamanho da barriga. Os reflexos ficam mais lentos e algumas mulheres sofrem com apressão alta nessa estágio da gravidez.

Mudanças físicas: Diminuição dos reflexos, pode ocorrer aumento da pressão arterial.

8º mês

No oitavo mês de gestação os nervos ficam a flor da pele! Muito retenção de líquidos, o que gera inchaço. Dores na lombar, pernas e pés aumentam devido o peso da barriga. A ansiedade pelo parto pode complicar ainda mais as coisas.

Mudanças físicas: Inchaço devido a retenção de líquidos.

9º mês

À essa altura a gestante já começa a sentir uma pressão no quadril, pois a pélvis já está se preparando para o parto. A cabeça do bebê pressiona ainda mais a bexiga, o que aumenta as idas ao banheiro. É nesse mês que começam as contrações também.

Mudanças físicas: Dilatação dos quadris, surgimento das contrações, pressionamento da bexiga.

 

Fonte: Minha Vida
Imagens: Reprodução