O que acontece quando jogamos gelo seco em uma piscina cheia d’água?

É muito provável que você já tenha ouvido falar do gelo seco, ou mesmo visto algum experimento com essa substância em algum programa de TV ou na internet. Porém, o experimento feito pelo Área Secreta vai, sem dúvidas, atualizar suas definições de “coisas incríveis que podem ser feitas com gelo seco”.

Para começar, vamos entender de uma vez por todas o que é o gelo seco. Ao contrário do que muitos imaginam, o gelo seco não é feito de água, mas sim de gás carbônico (CO²). Isso mesmo, é aquele mesmo gás que soltamos quando estamos respirando e que também é emitido pelos carros movidos a motores a combustão.

Propriedade interessante

O gás carbônico em seu estado sólido, que é o que chamamos de gelo seco, possui uma propriedade realmente interessante. Ao contrário da água, por exemplo, que quando está em seu estado sólido e é aquecida passa para seu estado liquido, o gelo seco saí do estado sólido e pula direto para o estado gasoso. E é isso que torna tão legal os experimentos feitos com essa substância.

Agora que você já entendeu como o gelo seco funciona, vamos ao experimento. O que acontece se jogarmos 40 Kg de gelo seco em uma piscina cheia d’água?

Se gelo seco é legal, imagina 40 Kg? Pois foi isso que foi usado no experimento. Note que a temperatura desse gelo é tão baixa que até a água do ar que está em volta vira neve.

via GIPHY

Com os 40 Kg de gelo seco em mãos, vamos joga-los nas piscina.

via GIPHY

Em menos de um segundo, toda a água da piscina começa a borbulhar. Isso acontece pois o gelo seco que estava no estado sólido absorve a temperatura da água da piscina e começa a passar rapidamente para o seu estado gasoso. Naturalmente o gás começa a subir pois é menos denso.

via GIPHY

Note a neblina que se espalha por todo o quintal do youtuber

via GIPHY

A força das bolhas foi tanta que a água da piscina começou a sair, inundando todo o quintal

via GIPHY

 

Incrível!

Confira o vídeo do experimento realizado pelo Área Secreta:

 

 

Imagens: Área Secreta