O que acontece quando você coloca ostras em um aquário com água suja?

Elas podem dar origens a pérolas ou ser o banquete de um amante de frutos do mar, mas essas estão longe de ser as únicas funções das ostras. Pouca gente sabe, mas essa espécie de moluscos pode também ser excelente para o meio ambiente, como você vai ver no vídeo dessa matéria.

Isso porque as ostras que, na grande maioria, vivem em águas marinhas ou salobras, contam com brânquias capazes de filtrar impurezas da água. Um bom exemplo disso são os plânctons do ambiente em que vivem.

O mais interessante de tudo é que mesmo fora do habitat natural, as ostras também conseguem fazer grandes proezas com relação à água suja. No vídeo abaixo, como você vai conferir, em poucas horas elas conseguem deixar a água suja de um aquário consideravelmente mais limpa e mais clara.

Capacidade surpreendente

De acordo com os especialistas, essa habilidade das ostras traz grandes benefícios ao ecossistema. Além de limpar a água do perímetro onde estão, com a água mais transparente a incidência dos raios solares na água é bem maior, o que ajuda nas atividades dos seres vivos que vivem ali.

Aliás, sobre o poder de filtragem das ostras, a capacidade desses pequenos seres vivos meio pegajosos e molengas é impressionante. Estima-se que estes moluscos possam filtrar entre 75 a 200 litros de água por dia! Uma ajuda e tanto ao meio ambiente, não é mesmo?

Teste com ostras

Para demonstrar todo esse potencial das ostras, pesquisadores do Centro de Oceanografia da Flórida, nos Estados Unidos, realizaram e filmaram uma experiência. Para isso, eles encheram dois aquários com água suja e, em um deles, colocaram as ostras. Depois de algumas horas, o resultado da experiência foi surpreendente.

Veja o que acontece quando se coloca ostras na com água suja:

O efeito desses moluscos é realmente impressionante, não achou? E, falando em frutos do mar, essa outra matéria pode mudar a forma como você os encara e a frequência que você os coloca no prato: O salmão que você come pode estar envenenando você!

Fonte: Fatos Desconhecidos, Youtube