O que acontece se você parar de tomar banho?

Sim, a gente sabe que a resposta é óbvia na cabeça de todo mundo. Mas ficar fedendo e sujo não são as únicas consequências se alguém resolver que vai parar de tomar banho de vez. Sabia?

Conforme a Ciência, se você simplesmente decide suspender sua higiene pessoal problemas muito mais sérios que os relacionados à sua convivência social vão surgir. Isso porque somos a morada de mais de mil espécies de bactérias e de cerca de 80 tipos de fungos diferentes. Sabia?

Embora exista uma parte boa nisso tudo, já que esses bichinhos nos ajudam a construir uma espécie de bloqueio contra os micro-organismos extremos nocivos à nossa saúde; o que acontece se você parar de tomar banho é uma proliferação descontrolada desses seres minúsculos. Logo, infecções e uma série de outras doenças podem surgir em pouco tempo.

1

Parar de tomar banho, uma péssima ideia

Mas, o problema não é só esse. Ao longo do dia, como apontam estudos, nosso corpo acaba coletando uma porção de outras bactérias, fungos e vírus provenientes de outros objetos que tocamos, como maçanetas, controle remotos, celulares e assim por diante.

Itching

Daí, com nossas mãos sempre sujas, coçamos o olho, colocamos os dedos na boca, no nariz e assim por diante. O resultado é que, além de gripes e outras enfermidades, esses invasores acabam minando o equilíbrio natural da pele e facilitando a ocorrência de infecções.

Tem mais!

E, como já sabemos que nem mesmo nossa barreira natural da pele é capaz de afastar todos os micro-organismos nocivos à saúde, o banho entra nesse cenário como uma segunda proteção ao nosso corpo. Começou a entender agora porque parar de tomar banho é uma péssima ideia?

5

Conforme especialistas, quando não se toma banho, ocorre um acúmulo de células mortas, de poeira e do próprio suor que produzimos. A consequência, claro, não é nada agradável: acnes pioram, assim como a foliculite, e é possível até mesmo o surgimento da dermatitis neglecta, nome dado às crostas de sujeira que podem vir a se formar sobre a pele, como você já viu no caso desse homem que não toma banho há mais de 60 anos. Tenso, né?

E o cheirinho ruim?

Já, sobre o fedor que pode surgir se você parar de tomar banho, é preciso que você saiba que não é o seu suor o responsável por esse “fenômeno desagradável”, já que ele mesmo não tem qualquer odor. O que faz o fedor aparecer nas axilas, nos pés e em outras partes do corpo são os compostos químicos (mais de 30 tipos diferentes) liberados pelas bactérias que se alimentam da proteína presente no suor.

3

Mais nojento que você imaginava, não é mesmo? A gente sabe bem como é.

Vai correr para o banheiro?

Agora, se você se convenceu de que parar de tomar banho não é uma boa ideia e já está correndo para o banheiro, fique sabendo que as coisas não são simples assim. Banho em excesso também faz mal, como você já viu aqui. E o pior: tem gente que até hoje não sabe tomar banho direito, o que tem que lavar e como lavar.

4

Isso porque banho demais pode ressecar a pele, provocar fissuras, inflamações, inflamações e assim por diante. E essa também não é a intenção, não é verdade? Então, o certo mesmo é encontrar o meio termo entre viver embaixo do chuveiro e parar de tomar banho completamente.

E, se mesmo estando limpinho a “coisa” aí não para de feder, você precisa descobrir ainda: Você usou o antitranspirante do jeito errado a vida inteira!

Fonte: Mega Curioso, The Huffington Post