O que acontece se você segurar o xixi por muito tempo?

Sua mãe sempre teve razão: segurar o xixi por muito tempo faz mal. De acordo com especialistas, se esse for seu hábito diário ele é tão nocivo que pode causar infecções, como as urinárias.

Mas, claro, isso não significa que você deva morar no banheiro. A capacidade de segurar o xixi varia muito de pessoa para pessoa e, na grande maioria das vezes, as mulheres têm uma maior capacidade de armazenamento da urina que os homens.

Dependendo da quantidade de líquido produzido, da capacidade da bexiga e do estado de hidratação, elas conseguem segurar o xixi entre 3 e 6 horas. Mas isso não é nada saudável, voltamos a lembrar!

O que acontece se você segurar o xixi?

Mas, voltando ao assunto inicial, se você segurar o xixi por alguns minutos não vai acontecer nada demais. No entanto, depois de se conter por muito tempo, ao longo de horas e horas; o risco de você desenvolver uma infecção no trata urinário é aumentado, já que a urina funciona como uma faxina natural da uretra.

Isso acontece porque nessa saída do xixi se acumula uma grande quantidade de bactérias e, ao ir ao banheiro, você não está só aliviando sua bexiga, mas também contribuindo para sua higiene pessoa. Para tratar o problema, só tomando antibióticos.

Conforme especialistas, pessoas com problemas, como infecções urinárias recorrentes e bexigas hipoativas, devido a complicações neurológicas ou por causa do diabetes; devem ter ainda mais atenção à necessidade de “tirar água do joelho”. Os desconfortos podem ser ainda maiores depois de segurar o xixi por muitas horas.

Toxinas

Além disso, a urina é uma parte importante do descarte das toxinas produzidas pelo corpo. Se você segurar o xixi constantemente é possível que a cor, o cheiro e a densidade de sua urina se alterem.

E, como você já viu nessa outra matéria aqui, a cor do xixi não é simplesmente uma questão de tonalidade. Por meio da coloração da urina é possível perceber como anda o estado da saúde das pessoas e perceber a concentração dos compostos que precisam ser eliminados.

É por isso que quando você toma muita água, seu xixi é translúcido e levemente amarelo, tonalidade considerada desejável e saudável. E é por isso também que o primeiro xixi do dia, depois de passar um longo período sem beber nada, é mais escuro e concentrado.

De acordo com especialistas, a água funciona como uma espécie de varredura mecânica no organismo, limpando os rins, os uréteres e a bexiga. É por causa disso que se hidratar bem garante uma urina clarinha e indica não há colonização por bactérias, nem formação de cálculos renais e outras complicações no aparelho urinário.

E aí, entendeu porque você deve “atender ao chamado da natureza” sempre que precisar?

Agora, falando em necessidades fisiológicas e em nossa saúde, você precisa conferir ainda: Seu cocô boia ou afunda? Veja o que isso diz sobre sua saúde.

Fonte: Vix, BBC