O que pode acontecer se você acordar um sonâmbulo?

Conhece alguém que sofre com sonambulismo? Se sim, muito provavelmente você já viu essa pessoa andar por aí ou fazer outras coisas sem estarem completamente acordadas, não é verdade? Mas, o que será que acontece se elas forem acordadas?

A pergunta pode parecer estranha, mas, conforme dizem por aí, não se deve jamais acordar um sonâmbulo no meio de uma “crise”. Muita gente acredita que despertar a pessoa desse devaneio pode causar um susto tão grande que pode ser fatal, especialmente se o sonâmbulo sofrer com alguma doença do coração.

O que acontece se acordar um sonâmbulo?

Entretanto, segundo especialistas em transtornos do sono, acordar um sonâmbulo não coloca a vida dele em risco. Mas, claro, isso não quer dizer que não existam riscos envolvidos nesse ato.

Os médicos dizem que, dependendo do caso, é possível que o sonâmbulo reaja mal ao susto e tenha reflexos violentos. E, segundo relatos, durante o sonambulismo, as pessoas costumam contar com uma força muito superior a que apresentam enquanto estão acordadas.

Além disso, o sonâmbulo pode ficar atordoado com a situação e não se lembrar de nada que tenha feito ou dito. Isso também é bem comum e não deve ser motivo de preocupação.

Riscos do sonambulismo

Porém, os médicos dizem que deixar um sonâmbulo perambular sem supervisão pode ser bem perigoso. Mesmo que seja raro, é possível que as pessoas tenham atitudes que possam colocar suas vidas em risco, como saltar de uma janela, sair andando pela rua e até dirigir.

Nesses, casos, aliás, é recomendado que se procure um médico e que medicamentos específicos, como benzodiazepinas, sejam prescritos para acalmar a atividade noturna dos pacientes

Então, o que fazer?

Por isso, o mais recomendado pelos especialistas é que se conduza o sonâmbulo de volta para a cama, o guiando pelos cotovelos. Se a pessoa acordar no meio desse processo, não tenha medo, isso não causará nenhum mal a ela.

Interessante, não? A gente espera que você tenha aprendido como agir nesse tipo de situação.

Mas, claro, não são apenas os sonâmbulos que ficam em risco perambulando por aí. Qualquer pessoa com sono não está segura ao realizar certas tarefas, como você confere nessa outra matéria: Seu cérebro ignora metade do mundo quando está com sono, diz estudo.

Fonte: Uol