O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar?

Todo mundo vive se preocupando com o poderia acontecer se um asteroide se chocasse com nosso planeta, se um grande tsunami lambesse todo o litoral, se um terremoto de proporções astronômicas nos enterrasse vivos e até mesmo se Jesus voltasse. Mas, será que as pessoas já pensaram no que aconteceria se a Terra parasse de girar de um dia para o outro?

Se você nunca cogitou essa hipótese, fique tranquilo, os especialistas no assunto garante que as chances disso acontecer são muito remotas, pelo menos no que diz respeito a para de girar abrutadamente. Entretanto, se desse a louca em nosso planeta, esse poderia ser, de longe, a pior das catástrofes de todos os tempos.

Se a Terra parasse de girar…

Não entendeu por quê tanto “drama”? A gente explica de uma forma simples. Um exemplo prático: o que acontece quando um ônibus, em alta velocidade, freia de repente? A inércia faz com que todo mundo vá para frente, não é mesmo? Alguns desavisados podem até ser arremessados!

Se a Terra parasse de girar, acredite, o resultado não seria diferente. Conforme os astrônomos, tudo o que se encontra na superfície terrestre, incluindo os seres humanos, seria arrancado violentamente do chão e sairia voando. Isso também por causa da inércia.

Embora a gente não perceba, nosso planeta completa sua rotação a cada 24 horas, sob uma velocidade aproximada de 1.700 quilômetros por hora. Uma freada, do nada, seria o suficiente para mandar tudo pelos ares, tranquilamente.

Ida e volta

O problema é que, mesmo arremessados a uma velocidade impensável, todos os corpos arrancados da superfície, incluindo nossos prédio, carros, oceanos, animais, plantações e assim por diante; cairiam de volta, já que não teriam força o suficiente para ultrapassar o campo gravitacional da Terra.

Ou seja, as chances de virarmos um grande patê, com tudo o mais que um dia existiu na Terra, são gigantescas.

Luz x escuridão

Mesmo assim, se alguma coisa sobrevivesse a essa parada maluca da Terra, os dias seguintes seriam de grande “ressaca”. Isso porque, sem a rotação, o passar do tempo como conhecemos, marcado pelo dia e pela noite, desapareceria.

As estações do ano continuariam existindo, por causa da trajetória anual do planeta ao redor do Sol, mas, se a Terra parasse de girar, o que teríamos seria Sol durante seis meses e, nos demais seis meses, escuridão completa.

Adeus, proteção!

Os especialistas acreditam ainda que outra possível consequência dessa catástrofe seria a perda de nosso campo magnético. Embora tudo o que já dissemos aqui pareça mais sério, acredite, você não ia querer sobreviver em um mundo sem proteção contra as partículas de altas energias provenientes do vento solar. Por que é exatamente isso o que nosso campo magnético faz na maior parte do tempo.

E aí, ficou com medo? Nós também! Mas, como é preciso estar preparado para tudo, melhor saber do que pode acontecer, não acha? É por isso que você também deveria se prepara para ser o único ser vivo do planeta, fazendo esse teste a seguir: Quanto tempo você conseguiria sobreviver sozinho na Terra? Faça o teste.

Fonte: Revista Galileu