Ok, Google: 7 funções bacanas e inusitadas do assistente do Google

Se você usa Android, já deve saber que há alguns meses o Google lançou o Assistent, ou simplesmente assistente, em substituição ao Google Now para a linha de smartphones Pixel e Androids 6.0 ou superiores.

Embora a frase de comando do novo recurso seja a mesma “Ok, Google”, a própria empresa garante que as funções agora são muito mais completas e divertidas.

Rapidez nas respostas, e “sacadas” mais inteligentes, além da interatividade e da capacidade de jogar com o usuário também estão na lista de melhorias. Interessante, né?

Mas, se você ainda não sabe o que o novo assistente pode fazer por você depois do comando Ok, Google, a matéria de hoje, com certeza, vai ajudar bastante. Como você vai ver, fizemos uma lista detalhada das capacidades mais interessantes do novo recurso.

Agora, se você quiser nos acompanhar nas descrições, não se esqueça de mudar o idioma do seu celular para o inglês. Isso vai permitir que você tenha acesso ao Google Assistent e a todo seu potencial.

Conheça as funções interessantes que o Google Assistente pode oferecer depois do seu “Ok, Google”:

1. Pesquise sobre o que é exibido na tela

No Google Now era possível fazer pesquisas aprimoradas, que levavam em consideração o contexto do conteúdo exibido na tela do celular.

Esse recurso foi aprimorado no assistente Ok, Google, cuja opção pode ser acessada no botão “What’s on my screen?” (O que está na minha tela, em português), na tela de início do novo assistente.

2. Faça capturas de telas mais rápido

Sabia que o assistente do Google pode capturar sua tela e salvar a imagem, automaticamente, em sua galeria de fotos?

E ele faz isso sem levar em consideração os elementos da interface do celular, deixando seu “print” mais limpo. Barras de status e de navegação são bons exemplos de coisas que são excluídas dos screenshots.

3. Escolha como quer ser chamado

Outra função interessante do Ok, Google é se comunicar usando a voz com os usuários, deixando a relação entre o assistente e do dono do celular mais “humanizada”. Você pode, por exemplo, pedir para lembrar você de fazer alguma coisa e até mesmo informar por qual apelido ou nome especial você gostaria de ser chamada.

Você também pode contar para o assistente sua cor favorita, como quer chamar um contato de sua agenda e assim por diante.

4. Use o assistente offline

Uma das funções mais legais do assistente é que ele não perde suas capacidades quando fica sem conexão com a internet.

Mesmo longe do Wi-Fi, você pode dizer Ok, Google e mandar que ele abra aplicativos, navegue por áreas salvas do Google Maps, realize alguns tipos de alterações, ative alarmes e desligue sons do dispositivo.

5. Tire qualquer dúvida

Além de mostrar o principal artigo do Google com a resposta para sua pergunta, ele ainda pode ler o trecho principal e responde de maneira direta e rápida.

Ele também permite que você leia mais sobre o assunto e pergunte sobre outros assuntos relacionados ao tema.

6. Ative o desative funções do Android

Ao dizer as palavrinhas mágicas Ok, Google, você pode pedir ao seu assistente para ativar e desativar algumas funções do seu sistema operacional e até mesmo enviar mensagens pelo WhatsApp, por exemplo.

Claro que essa uma função controversa do assistente do Google, já que as funções do Android costumam ser diferentes e podem mudar de acordo com cada smartphone, o que pode fazer com que o assistente não entenda muito bem o comanda, mas, de qualquer forma, vale a pena tentar.

7. Divirta-se com o assistente

Sabia que você pode pedir para o assistente do Google contar uma piada, relatar um fato interessante, jogar algum jogo contra você, como “Qual é a música?” e “Jogo da velha”, por exemplo.

Além disso, se você sempre pede algum tipo de assunto ou pede para contar determinada piada, o assistente memoriza suas preferências e passa a fazer isso por conta própria. Legal, né?

E ai, já tinha testado essas funcionalidades novas Google Assistent? Se você gostou de conferi-las, não deixe de ler também esse outro post: 9 truques e funções do Google Tradutor que você nem sabia que existiam.

Fonte: TecMundo