Os 8 lugares mais frios do mundo

A menor temperatura já registrada foi de menos 89,2 graus Celsius na estação de pesquisa russa em Vostok, na Antártica, em 21 de julho de 1983. Enquanto em muitos lugares o inverno é quase imperceptível, em outros ele é assustadoramente rigoroso. Os cidadãos das cidades russas Verkhoyansk e Yakutsk, os lugares mais frios do mundo, vivem vidas muito diferentes, pelo menos no inverno. Por exemplo, é normal que motoristas dessas cidades deixem seus carros ligados no estacionamento por horas enquanto fazem compra.

Do clima árido das savanas africanas ao inverno rigoroso das cidades do circulo ártico,  nossa especie se mostrou extremamente adaptativa, capaz de superar os climas mais adversos. Confira os lugares do mundo que mantêm os registros das temperaturas mais frias já registradas na Terra.

Os 8 lugares mais frios do mundo para viver

1. Verkhoyansk, Rússia

De acordo com o censo de 2002, Verkhoyansk na Rússia tem 1.434 residentes que vivem na região mais isolada da Sibéria. Foi fundada como um forte em 1638 e serve como um centro regional de criação de gado e mineração de estanho e ouro. Localizado a pouco mais de 2 mil km ao sul do Pólo Norte, Verkhoyansk foi usada para abrigar exilados políticos entre os anos 1860 e início do século XX.

Não era de admirar que preferissem enviar exilados para Verkhoyansk: em janeiro, a temperatura média é de menos 49 graus Celsius, e as temperaturas médias mensais ficam abaixo de 0 graus. Em 1892, os moradores passaram por um inverno com temperaturas abaixo de menos 67 graus Celsius.

2. Oymyakon, Rússia

As pessoas em Oymyakon contestam sempre que Verkhoyansk afirma ser a cidade mais fria do Hemisfério Norte, ressaltando que registraram um mínimo de 68 graus Celsius em 6 de fevereiro de 1933. A cidade possui pouco mais de 500 habitantes, um número compreensível. As escolas da cidade garantem o funcionamento desde que a temperatura não ultrapasse 45 graus Celsius.

3. Snag, Yukon, Canadá

O titulo de cidade mais fria do Canadá pertence à Snag, em Yukon. Localizada no vale do Rio Branco no Território do Yukon, a cidade já registrou uma temperatura de menos 61 graus Celsius em 3 de fevereiro de 1947. Essa é a temperatura mais baixa registrada na América do Norte continental. As temperaturas médias em Snag são máximas de 0  e baixas de menos 12 graus Celsius.

4. Yakutsk, Rússia

Yakutsk é conhecida como uma das cidades mais fria do mundo. A temperatura mais fria do mundo fora da Antártica foi registrada não muito longe de Yakutsk, na bacia do rio Yana. Em janeiro, a temperatura média é menos 37 graus Celsius, o recorde da cidade é de menos 63 graus Celsius.

Muitos dos seus mais de 200 mil habitantes da mineração, e a cidade é o lar de inúmeros teatros, museus e até mesmo um zoológico.

5.  International Falls, Minnesota

Talvez International Falls, em Minnesota, não seja tão frio quanto Oymyakon ou Verkhoyansk, mas a cidade é um dos lugares mais frios dos Estados Unidos. Cerca de 6.703 pessoas moram na região, que fica na fronteira entre os EUA e o Canadá.

O inverno em International Falls é longo e frio, com temperaturas médias em janeiro próximas de -19 graus Celsius. A cidade tem uma disputa há décadas com Fraser, no Colorado, pelo título do lugar mais frio dos Estados Unidos.

6. Hell, Noruega

Hell, Noruega, ganhou notoriedade pela combinação de seu nome, que significa “inferno” em português, e temperaturas desoladoras. A temperatura média em janeiro é de menos 4 graus Celsius. Muitos turistas colocaram Hell em seus roteiros de viagem nos últimos anos, muitos se fotografaram em frente a uma das estações ferroviárias da cidade (foto acima).

7. Fraser, Colorado

Fraser, Colorado, no topo das Montanhas Rochosas do Colorado e é o lar de 910 habitantes. Localizada perto da popular área de esqui do Winter Park, a cidade goza de um dos invernos mais frios dos Estados Unidos. A temperatura média anual é de apenas 1 grau Celsius abaixo de 0.

Fraser e International Falls estão em uma disputa sobre o título de “Caixa de gelo do País”. As duas cidades chegaram a um acordo em 1986, quando a International Falls pagou a Fraser $ 2.000 para renunciar o titulo.

8. Barrow, Alaska

Barrow é a cidade mais ao norte dos Estados Unidos e está a apenas 1.300 quilômetros ao sul do Pólo Norte. A pequena cidade de 4.581 é construída em um pergelissolo com mais de mil metros de profundidade. O sol se põe no final de novembro e não reaparece até o final de janeiro. Mesmo durante o verão, as temperaturas são baixas. A média em julho é de apenas 2 graus Celsius.

Barrow é o centro econômico da North Slope e muitos de seus moradores trabalham no setor de energia. A cidade é acessível apenas por avião ou por mar.

 

 

Fontes: Hypescience | Fatos Desconhecidos | MNN
Imagens: Reprodução