Pássaros soltam pum? Conheça o banco de dados sobre o peido animal

Que os seres humanos são “podres” por dentro e que soltam verdadeiras máquinas mortíferas, especialmente depois de comer alguns tipos de alimentos, a gente sabe; mas, e com relação aos demais animais da natureza? Por exemplo, os pássaros soltam pum?

Parece piada, mas alguns biólogos da Inglaterra resolveram pesquisar um pouco mais sobre isso e catalogar (como você pode ver nessa planilha no Google) quais são os animais que peidam e quais são os que não peidam. Sim, porque alguns não têm essa necessidade biológica, dá para acreditar?

Os pássaros soltam pum?

Só para responder os que ficaram curiosos sobre se o pássaros soltam pum, a resposta é um grande e sonoro “Não”! Aparentemente, as aves e os invertebrados marinhos, como caranguejos, ostras e mexilhões, não precisam liberar gases, como nós.

Os mamíferos, por outro lado, não escapam à lista, já que todos eles têm esse hábito natural e fedorento. Nem mesmo os elefantes fogem à regra, sabia?

Os cientistas ainda não têm certeza sobre isso com relação às aranhas, mas já provaram que as iguanas precisam fazer uns punzinhos de vez em quando. Isso, aliás, você vê nesse vídeo, meio constrangedor, abaixo.

Para que serve e como começou?

Agora, se sua dúvida sobre se os pássaros soltam pum foi desfeita e você está aí, pensando que tudo isso não passa de perda de tempo, fique sabendo que a história do pum é mais séria do que parece. Essa investigação ajuda a entender os hábitos alimentares dos animais e a contribuição deles nas emissões de gás metano. No caso dos animais marinhos, ajuda também a estabelecer dados sobre as mudanças químicas dos oceanos.

Apesar do contexto, a verdade é que o assunto não começou de uma forma tão nobre assim. Segundo o jornal norte-americano Washington Post, a conversa teve início quando a bióloga Dani Rabaiotti não conseguiu responder a um parente se as cobras soltavam pum. Empenhada em descobrir, ela perguntou isso, pelo Twitter, ao professor David Steen, do museu de História Natural do Alabama, que costuma fazer postagens sobre cobras e descobriu que sim, as cobras soltam pum.

A partir disso, outros biólogos entraram na conversa e acabaram criando a hashtag #DoesItFar (#SoltaPum). Em pouco tempo, claro, o tema se espalhou pela rede social e, então, o estudo começou a tomar forma.

Interessante, não? Tem outro animal que você sabe que não solta pum? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, já que o assunto está assim, meio nojento, que tal esclarecer uma outra dúvida sobre o assunto? Descubra também por que suportamos ou até gostamos de nosso próprio pum?

Fonte: Uol, Superinteressante

Imagens de destaque: Superinteressante