Por que os cachorros se parecem com os donos? A Ciência responde

Você provavelmente já notou que os cachorros se parecem com os donos, não é mesmo? Nessa outra matéria (clique), você viu que eles costumam desenvolver personalidade igual ao do tutor, mas a verdade é que as semelhanças vão muito mais além. As semelhanças dos cachorros com seus donos são também físicas.

Se você também já se pegou pensando como isso pode ser possível, fique sabendo que a Ciência já desvendou já desvendou esse mistério. Aliás, para sermos mais exatos, os cachorros se parecem com os donos, mais exatamente, por causa dos olhos.

Ao que tudo indica, os cães conseguem imitar a expressão dos donos, especialmente a expressão do olhar. Já prestou atenção nisso?

Além dos esteriótipos

O estudo, desenvolvido no Japão, pela Universidade Kwansei Gakuin, tinha a intenção de descobrir como as pessoas são capazes de relacionar (e acertar, na maioria dos casos) os cães com seus donos, mesmo que somente por fotos.

Isso porque parecia insuficiente ao cientistas que essas conclusões fossem resultados apenas de observações lógicas, como a associação de cães de grande porte com tutores homens, cães menores, com mulheres; e cães obesos com donos obesos.

Para buscar respostas mais conclusivas, o estudo conduzido por Sadaniko Nakajima usou fotos com cachorros e humanos para os voluntários apontassem quais eram os pares corretos de donos e pets. A grande maioria dos participantes conseguiu acertar os pares verdadeiros e falsos.

Fotos vedadas

Não satisfeito, o cientista resolveu aplicar uma segunda parte do estudo. Dessa vez, 502 convidados tiveram que diferenciar os pares verdadeiros e falsos (entre cachorros e humanos) baseados em fotos bem fechadas nos rostos das pessoas e dos animais.

Além dos pares verdadeiros e aleatórios na primeira etapa do estudo, as pessoas tiveram também que analisar fotos com partes dos cachorros e das pessoas vedadas. Os resultados mostraram que a taxa de acerto dos voluntários foi de 80% em fotos que revelavam os rostos por completo e de 73%, diante das imagens com as bocas tapadas.

Afinal, por que os cachorros se parecem com os donos?

Por outro lado, perante as fotos de olhos vendados, o resultado se alterou quase totalmente e para pior. Logo, os pesquisadores concluíram que a resposta estava mesmo nos olhos e que os cachorros se parecem com os donos por causa da capacidade de imitar a expressão do olhar das pessoas com as quais mantém uma ligação afetiva mais estreita.

Interessante, não? E, se depois dessa matéria você ficou com vontade de ter um cãozinho para chamar de seu e para se parecer com você, confira essa outra postagem de nosso site: 17 melhores raças de cães para apartamento.

Fonte: Revista Galileu