Por que temos o costume de assoprar velas de aniversário?

Todo ano é a mesma coisa: no dia em que você fica mais velho, sempre arrumam um bolo cheio de gordices para você, cantam parabéns em sua homenagem e, como “resposta”, você tem que assoprar velas de aniversário. Claro que tem gente que abomina esse tipo de evento e de rito, mas de forma geral, é assim que as pessoas comemoram o dia em que nasceram em vários lugares ao redor do mundo.

Mas será que este rito anual nunca deixou você intrigado? Você já parou para pensar de onde veio este costume, como ele surgiu e o que significa esse ato simbólico de apagar as velinhas? Se estas perguntas deixaram você cheio de dúvidas, a matéria de hoje vai ajudar a colocar sua cabeça em ordem novamente.

Conforme historiadores, o ato de assoprar velas de aniversário data de muitos séculos atrás e teve seus primeiros registros na Grécia antiga. Na época, o ritual era feito em homenagem a Ártemis, a deusa da caça, que era reverenciada todos os meses no sexto dia.

4

Contam que a divindade era representada pela Lua, forma que ela assumia para ficar vigiando a Terra. O bolo usado no ritual, e como ainda é mais comum hoje em dia, era redondo como a Lua cheia e coberto com velas acesas.

6

Pedidos x assoprar velas de aniversário

Este costume também foi identificado por especialistas na Alemanha, por volta do século XVIII. Nessa época, os camponeses ressurgiram com o ritual (embora ainda não se saiba como) por meio da kinderfeste ou, como conhecemos, festa infantil.

1

Para relembrar e homenagear o dia de nascimento de uma criança, ela ganhava um bolo cheio de velas acesas pela manhã, que permaneciam acesas durante o dia todo. O diferencial é que, sobre o bolo,  havia sempre uma vela a mais que a idade, representando o futuro.

3

No final, o menino ou a menina tinha que assoprar velas de aniversário depois de fazer um pedido, em silêncio. Na época, as pessoas acreditavam que o pedido só se realizaria se ninguém, além do aniversariante, soubesse do que se tratava e as fumaças da velinhas tinham o “poder” de levar este pedido até Deus.

2

E você, sabia por que sempre mandaram você assoprar velas de aniversário? A gente não!

Agora, continuando o papo de ficar mais velho, você deveria conferir esta outra matéria também curiosíssima: Qual é o máximo tempo de vida de um ser humano?

Fonte: Mundo Estranho, Incrível