Qual é a profissão mais antiga do mundo?

Quando escutamos a expressão ” Profissão mais antiga do mundo”, inconscientemente já relacionamos esse termo a um trabalho específico: a prostituição.

Essa relação já está tão enraizada, que em determinadas situações, quando não queremos usar a palavra (prostituição) propriamente dita. Podemos apenas usar a famosa expressão popular, que certamente todos compreenderão.

Mas será que realmente existe veracidade ou evidências históricas que podem comprovar essa hipótese?

Um estudo recente foi realizado pela renomada Universidade de Harvard.

Ele foi divulgado pelo artigo Energetic Consequences of Thermal and Nonthermal Food Processing e publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os resultados desse estudo revelou o que todos realmente temiam: o conhecimento popular mais uma vez estava enganado.

O estudo em questão descobriu o que ninguém poderia imaginar.

A primeira coisa a ser analisada pelos pesquisadores, foi o que de fato se encaixaria no conceito de profissão.

Porquê atualmente, vivemos em um cenário capitalista e profissão é toda ou qualquer atividade que é financeiramente remunerada. E como já se sabe, ouve tempos, onde a moeda assim como a conhecemos nem mesmo existia.

Após muitas análises arqueológicas chegou-se no consenso. E foi finalmente descoberto que  a primeira profissão que existiu no mundo, foi a de cozinheiro.

O estudo também revelou que esse ofício surgiu muito antes da existência do Homo sapiens. Há aproximadamente 1,9 milhão de anos atrás, quando o Homo erectus dominava o solo desse planeta, surgiu a necessidade de se cozinhar e preparar os alimentos que eram encontrados.

A profissão de cozinheiro também surgiu antes do ofício de agricultor, uma vez que esses grupos viviam como nômades e não se instalavam fixamente em um único local.

O cozinheiro portanto, era a pessoa do grupo que era encarregada de uma das tarefas mais importantes. O seu trabalho era recompensado pelo direito a receber os alimentos, proteção e abrigo.

Os pesquisadores só puderam chegar a essas conclusões, após encontrarem utensílios específicos de cozinha próximos a fósseis dessa época.

Além disso, o ato de cozinhar foi considerado a primeira profissão a existir, visto que caçar e coletar alimentos são hábitos que podemos encontrar entre outros primatas e mamíferos na natureza.

Por isso essa foi a primeira atividade exclusivamente humana que pode ser considerada um ofício, uma profissão.

Porque dizem que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo?

A expressão “A profissão mais antiga do mundo”, de um modo geral sempre foi utilizada como um eufemismo para se referir a prostituição. Mas se está não é de fato a profissão mais antiga, porque esse ditado se espalhou?

A explicação para essa situação é bastante simples!

Rudyard Kipling, o escritor inglês que é conhecido por ser o autor da obra “O livro da selva”, que deu origem ao clássico “Mowgli, o menino lobo”.

Escreveu no ano de 1888 um conto sobre uma prostituta indiana chamada Lalun, para se referir a personagem ele escreveu: “Lalun é membro da profissão mais antiga do mundo”.

Algum tempo mais tarde, os Estados Unidos passou por um intenso momento de discussões e debates. Visto que nessa ocasião se pensava em proibir a profissão de prostituta, pois acreditava-se que essas mulheres eram as responsáveis por certos surtos de doenças venéreas.

Nessa altura do campeonato, graças a popularidade das obras de Kipling, o trecho de seu conto foi incansavelmente repetido dentro do congresso. O trecho que descrevia a prostituta fictícia era usado por parte de quem defendia a permanência da regulamentação da prostituição.

O argumento era de que não se podia proibir a existência da “profissão mais antiga do mundo”, uma vez que está, estaria inserida na natureza humana.

E então, você poderia imaginar que a ideia da prostituição ser o ofício mais antigo do mundo, não passava de um consenso popular? Você arriscaria chutar que na realidade o ofício correto seria a de cozinheiro? Não deixe de nos contar isso e muito mais pelos comentários.

E por falar em profissão, confira também como esse teste com imagens é capaz de identificar a sua profissão! 

Fontes: Mundo Estranho, Slate, Nexojornal.