Quantos copos de café é seguro tomar em um só dia?

Ás vezes ele é visto como vilão, às vezes como salvador do pátria. Muita coisa costuma ser dita sobre o cafezinho nosso de cada dia, mas a verdade é uma só: se consumido com moderação, o café pode ser excelente para a saúde, deixa as pessoas mais atentas, acelera o metabolismo, previne câncer de útero e de fígado, diabetes tipo 2 e assim por diante.

Por outro lado, se consumido sem medida, o café pode causar problemas. Se você tomar muitos copos de café por dia, ao longo do tempo, é possível que a bebida cause desconfortos gástricos, irritação, insônia (como todo mundo já sabe), e até mesmo complicações cardíacas.

Há ainda o risco de ficar intoxicado com a cafeína, o que deixa o pulso acelerado, causa vômitos, diarreia e sensação de desorientação. Aliás, todo mundo já ficou assim pelo menos uma vez na vida por causa do excesso de café, não foi? Pode admitir.

Existe uma medida?

Mas, afinal, até que ponto é esse “consumo com moderação” que os médicos tanto falam? Quanto copos de café é saudável beber por dia? Qual a quantidade da bebida seria considerada excessiva para o organismo?

Se você também se pergunta esse tipo de coisas, fique sabendo que existe mesmo uma medida certa diária, recomendada pelos médicos e cientistas, para que o café seja consumido com segurança.

Quantos copos de café por dia?

 

Segundo eles, o ideal é que as pessoas não ultrapassem a medida aproximada de 3 copos de café, ou xícaras. De forma mais exata, é aconselhável que você não ultrapasse o consumo de 400 ml de café por dia.

Parece muito, não? Mas, se você for parar para calcular, se você trabalhar em um escritório, por exemplo; ao longo do dia você acaba bebendo muito mais que isso entre um trabalho e outro, entre uma reunião e outra. Então, fique atento e monitore os sintomas da cafeína em você!

Agora, já que estamos falando em café, essa outra matéria pode ser bastante útil para sua saúde também: Conheça os alimentos que mais contém cafeína no mundo.

Fonte: Vix