Saiba por que você deve voltar a usar imediatamente o filtro de barro da vovó

Estudos comprovaram que o filtro de barro brasileiro, muito presente na casa dos avós, é o melhor filtro do mundo! Os filtros produzidos no Brasil, principalmente em São Paulo, e exportados para todo o mundo demostraram em estudos serem muito mais eficazes que outros tipos de filtros, como o de carvão ativado, por exemplo.

Além de filtrar, nosso tradicional filtro de cerâmica também diminui a temperatura da água, mantendo-a sempre fresca.

É realmente necessário filtrar a água que saí da torneira?

Os filtros de barro, ou de cerâmica, conseguem eliminar 99% das impurezas presentes na água, entre elas os parasitas causadores de doenças e contaminantes, como o chumbo e pesticidas.

Mesmo que em sua cidade haja um sistema de tratamento e abastecimento de água, não é garantido que ela chegue em sua casa sem ser contamina pelo caminho. Isso por que o encanamento que transporta a água tratada pode conter falhas que permitem contaminantes entrarem.

Do luxo a decadência

Pierre Duarte/Folhapress

Antes de os filtros de carvão ativado e a água mineral ganharem espaço, o filtro de barro era considerado um sinal de status até o inicio do século XX.

Alavancados pelas grandes campanhas de marketing, tanto o filtro de carvão ativado quanto a água mineral engarrafada tomaram o lugar do nosso tradicional filtro de barro. Porém, diferente do que é dito nas campanhas, nenhum dos dois garantem água de qualidade.

O filtro de carvão ativado poder ter sua eficacia comprometida devido a pressão da água e a água mineral não é garantia de qualidade, já é conhecido vários casos de fraudes por todo o Brasil. Já o gotejamento lento do filtro de barro é um processo mais eficiente e confiável.

E você leitor da Segredo do Mundo, ainda tem um filtro de barro em casa?

 

Fonte: G1
Imagens: Reprodução