Técnica da Malásia utiliza ferramenta incomum para consertar a coluna

Quem sofre com a hérnia de disco sabe muito bem que dores na coluna não é brincadeira. Pode ser extremamente doloroso e, em alguns casos, requer cirurgia e meses de repouso. Mas para um quiroprático(?) da Malásia, “concertar” uma coluna “bichada” e tão fácil como fincar um prego em uma tabua, literalmente.

Técnica nada convencional

Md Rosdi Hasan desenvolveu uma técnica nada convencional para resolver o problema da hérnia de disco de seus pacientes. Em vez de usar imagens de raios-x e ressonâncias magnéticas, ele prefere confiar em seus dedos para encontrar as vértebras que não estão no lugar certo.

Após descobrir quais vértebras estão fora do lugar, o malasiano desenha uma diagrama no próprio corpo do paciente. Uma vez feita todas as marcações, Hasan pega um martelo de marcenaria e começa a bater, colocando os discos nos seus devidos lugares.

Assistir a Rosdi Hasan dando marteladas nas costas de seus pacientes pode ser extremamente desconfortável, especialmente sabendo que isso poderia causar sérios danos à essas pessoas, mas ele garante que nenhum paciente jamais teve qualquer tipo de problemas após seu tratamento.

Polêmica nas redes sociais

Depois que um de seus vídeos viralizou nas redes sociais da Malásia, em março, alguns especialistas se manifestaram horrorizados. Entre eles o Dr. Mahyuddin, cirurgião ortopedista, que se manisfestou na página de Hasan: “Você não pode encontrar uma hérnia de disco sem uma ressonância magnética ou um raio-x, isso é loucura”.

Além disso, o especialista ressaltou que os desenhos feitos por Hasan são extremamente imprecisos, e que uma única batida errada poderia deixar alguém paralitico.

 

Fonte: Odditycentral
Imagens: Reprodução