Teste de gravidez positivo em homens pode ser sinal de câncer

Você sabia que este de gravidez também pode dar positivo com homens? O caso é raro e pode ser um péssimo sinal de saúde. Entenda.

Parece até mentira, mas teste de gravidez de farmácia, daqueles feitos com urina, podem dar positivo quando feitos por homens. Um exemplo disso aconteceu com o britânico Byron Geldard, de 19 anos, que fez o teste de urina por brincadeira e acabou descobrindo a causa das dores musculares e do desconforto abdominal que sentia.

Mas, como você deve imaginar, o resultado positivo não quer dizer que o homem está prestes a ter um bebê. Segundo os médicos, o problema tende a ser mais sério e pode indicar a presença elevada de uma substância chamada Beta HCG, que no organismo feminino é produzido pela placenta e indicam a gravidez.

O estudante Byron Geldard

Nos homens, essa substância costuma ficar elevada e até ser encontrada na urina devido a alguns tipos de câncer de testículo, que acabam estimulando o surgimento de células embrionárias.

Teste de gravidez e autoexame

Mas, conforme os especialistas, o teste de gravidez não é a única, nem a melhor maneira de se diagnosticar câncer de testículo. A presença de caroços na região são um grande indício de que algo não está bem e devem ser analisados em exames de imagem.

Para isso, no entanto, os médicos aconselham que todo homem faça o autoexame no banho, apalpando a região em busca de texturas e alterações nos testículos.

“É importante que o homem aprenda a apalpar o contorno do testículo, assim ele vai se acostumar com o que é formato normal e se aparecer um caroço perceberá logo e irá ao médico”, explicou o urologista Valter Javaroni, chefe do departamento de Medicina Sexual e Infertilidade da Sociedade Brasileira de Urologista do Rio de Janeiro, em entrevista ao site Minha Vida.

Diagnóstico mais preciso

Entretanto, a melhor forma de descobrir o câncer de testículo é por meio do exame de sangue. Urologistas explicam que, pode meio da análise do sangue é possível identificar concentrações alteradas, mesmo que minimamente, de beta HCG e alfafetoproteína, marcadores tumorais para o câncer de testículo.

Interessante, não? A gente espera que essa matéria sirva de alerta para os meninos e que chamem a atenção deles para a necessidade de estar sempre de olho na própria saúde.

Agora, falando em câncer, você precisa ler também: Alguns desodorantes podem causar câncer de mama, diz estudo.

Fonte: Minha Vida, Extra

Outras postagens