Tripofobia: o transtorno de quem tem medo de buracos

Tripofobia é a fobia mais comum que você nunca ouviu falar. A condição pode ser generalizada como um medo de padrões geométricos, especificamente de padrões criados pela natureza. Em pessoas que sofrem com a repulsa, a imagem de bolhas de sabão, chocolate aerado, ou outros objetos com conjuntos de buracos podem causar enxaquecas, ataques, suores e crises de pânico.

Apesar de uma quantidade significativa de pessoas se manisfestarem na internet, a fobia ainda não é reconhecida como uma desordem mental. Porém, uma pesquisa recente revelou que existe uma explicação biológica para o transtorno.

Geoff Cole, o pesquisador por trás do estudo, descobriu que um voluntário do experimento tinha a mesma reação repulsiva quando olhava para um polvo de anel azul, um dos animais mais venenosos do mundo. Para investigar se as criaturas venenosas poderiam estar causando a fobia, Cole e seus colegas analisaram imagens de vários animais venenosos com características semelhantes.

Polvo-de-anel-azul

E não deu outra. O experimento mostrou que a reação repulsiva à conjuntos de buracos pode ser um efeito colateral de uma adaptação evolutiva dos seres humanos para evitar animais venenosos, como o polvo da imagem acima.

Você tem Tripofobia?

Bom, agora que você já sabe o que é e o que causa essa fobia bastante incomum, vamos descobrir se você sofre com esse transtorno. Se você se sentir mal ao olhar para as imagens abaixo, provavelmente você é um tripofóbico.

1. Ervilhas congeladas e joelhos

2. Planta Lótus pouco antes de florescer 

3. Estrias

4. Pele do pé de uma galinha

5. Tarantula

6. O trabalho de um pica-pau

7. Uma especie de crustáceo

8. Cabeças de alho assadas

9. Marcas deixadas por uma sandália

10. Olho humano

11. Parede de arenito

12. Língua de um leão

13. Uma peça de crochê 

14. Cogumelos

15. Cameia 

 

Se você conseguiu chegar até aqui sem sentir nenhum calafrio, é muito provável que você não seja um tripofóbico.

 

Fontes: Wikipedia | Megacurioso
Imagens: Reprodução