Uma taça de vinho equivale a 30 minutos de exercício, segundo a Ciência

Todo mundo já sabia que tomar vinho faz bem para o coração e é uma delícia, mas a notícia de hoje vem para manter o reinado do vinho como a bebida mais interessante que existe por ai. Ao que tudo indica, aquela velha taça de vinho no jantar, como muitos médicos já indicam, não ajuda somente a relaxar, mas também pode equivaler a 30 minutos de exercício físico.

Se você acha essa história difícil de acreditar, fique sabendo que pessoas sérias estão por trás dos estudos. Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, depois de observar os efeitos do consumo moderado do vinho chegaram à conclusão de que o vinho tinto pode causar no corpo reações parecidas com as que acontecem durante a prática de atividades físicas.

Vinho x exercício físico

O que torna esses efeitos comparáveis, segundo os cientistas, é a substância chamada resveratrol. Ela é apontada como o freio, digamos assim, do processo de deterioração do corpo ao longo do tempo.

Foto: www.escrivinhos.com

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram dois grupos de pessoas: o primeiro não ingeria o resveratrol, enquanto o segundo fazia o consumo diário da substância.

Os cientistas perceberam que o primeiro grupo apresentou complicações ligadas ao músculo da panturrilha, chamado também de sóleo; desenvolveu resistência à insulina e passou por perda da densidade mineral óssea, depois de algum tempo. Enquanto isso, as pessoas que mantinham o consumo da substância presente no vinho não sofreu alterações nas condições de saúde.

Os milagres do resveratrol

Agora, se você acha que essa é uma informação nova, fique sabendo que ela é milenar, pelo menos com relação aos benefícios do resveratrol. A Medicina Oriental, por exemplo, recomenda o consumo da substância para auxiliar em vários tipos de tratamentos, como de arteriosclerose, infecções e até mesmo de alergias.

Isso, sem contar que no poder antioxidante do resveratrol, o que significa que ele é capaz de retardar o envelhecimento; e em sua capacidade de reduzir níveis de triglicerídeos. Ou seja, uma notícia dessas precisa mesmo é de ser brindada, não acha?

Agora que você sabe que vinho faz tão bem para o seu “corpítio”, que tal aprender uma forma eficiente de abrir uma garrafa em qualquer lugar, mesmo sem um abridor? Para isso, confira: Como abrir uma garrafa de vinho usando apenas uma chave.

Fonte: Mega Curioso, Food Notes