Veja como eram as roupas e os acessórios na antiguidade

O que você está usando neste momento? Sapatos, calças, bolsa e outros acessórios? Se você acha que isso tudo é muito moderno, acredite, na Antiguidade, há muitos séculos, as pessoas já ostentavam peças parecidas com as de hoje.

Claro que os materiais usados na Antiguidade eram bastante diferentes dos que usamos hoje em dia. Antes, quando o ambiente em que as pessoas viviam era frio, quente ou extremamente hostil, as roupas e acessórios eram muito mais que ornamentos, eram feitos para proteger e, por isso, precisavam ser resistentes.

Couro, palha, lã e outros materiais resistentes e térmicos eram bastante usados e, em alguns casos, fizeram com que algumas peças fossem conservadas por séculos. Abaixo, como você vai ver, fizemos uma lista de objetos pessoais, usados há muitos séculos, que foram encontrados em escavações por historiadores.

Alguns dos objetos que você está prestes a conferir pertenceram a pessoas que estavam vivas há mais de 5 mil anos. Dá para acreditar?

Veja como eram as roupas e os acessórios na antiguidade:

1. Sapato mais antigo – 5.500 anos

4

Apenas o pé direito deste mocassim, revestido com couro, foi encontrado pelos pesquisadores em uma caverna na Armênia. O sapato foi conservado devido à grama e ao estrume de ovelha seco.

2. Bolsa mais antiga – 4.500 anos

7

A suposta bolsa mais antiga do mundo foi encontrada no território que hoje pertence a Alemanha. O revestimento da peça, feito em couro e tecido, acabou se deteriorando. Somente as presas de cachorros foram preservadas e, muito provavelmente, serviam como decoração e como proteção espiritual para a pessoa que a usava.

3. Calças mais antigas – 3.300 anos

5

Encontrada no oeste da China, a peça foi feita com tecido de lã e decorada com um padrão complexo de materiais e figuras. Muito provavelmente, ela pertenceu a um nômade que viveu há, pelo menos, 3 milênios a mais.

4. Meias mais antigas – 1.500 anos

1

Parecem uma prótese ou algo assim, mas essas meias egípcias foram feitas para usar com sandálias. Fabricadas em lã, elas foram criadas, muito provavelmente, entre 300 a.C (antes de Cristo) e 499 a.C. No entanto, elas só foram descobertas, no século 19.

5. Óculos de sol mais antigos – 800 anos

3

Descobertos na Ilha de Baffin, no Canadá, estes óculos eram usados para proteger os olhos do brilho do sol refletido na neve, durante o inverno.

6. Sutiã mais antigo – 500 anos

6

Este, com certeza, não é o modelo de “protetor de seios” mais antigo já usado pelas mulheres na história da humanidade, mas se trata da peça íntima feminina mais antiga já encontrada por pesquisadores. Estima-se que este sutiã tenha sido usado no território da Austrália, em algum período entre os anos de 1390 e 1.485.

BÔNUS:

7. Camisinha mais antiga – 370 anos

8

Esta não é bem uma peça de roupa nem um acessório, mas o nome é bem sugestivo: camisinha ou camisa-de-vênus, como preferir. Encontrada na Suécia, este preservativo foi usado por volta de 1.600 e era feito de pele de carneiro.

Conforme os historiados, ainda há uma inscrição em latim no objeto, indicando que a limpeza fosse feita com leite morno antes de cada uso, para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.

E, por falar em bizarrices da antiguidade, você vai querer ver também: 23 fotos arrepiantes que revelam como era a medicina no passado.

Fonte: Incrível