Você engole catarro? Será que isso faz mal para a saúde?

Todos os dias nosso corpo produz de 75 a 100 ml de catarro, e a quantidade aumenta drasticamente quando estamos doentes. Uma grande parte desse fluido é engolido naturalmente, indo direto para o estômago. Será que isso faz algum mal para a nossa saúde?

De forma simples e curta: Não, desde que você engula apenas o seu catarro!

Saiba por que você deve desinstalar o Facebook e começar a usar o site mobile

Cuidado com o catarro alheio

O catarro é um fluido corporal repleto de vírus e outros organismo que podem causar doenças se sobreviveram ao ambiente estéril do estômago. Mas o que está em nosso próprio catarro não representa nenhuma risco para a nossa saúde, já que o que estava ali já estava em nosso corpo antes. O máximo que pode acontecer é atrasar um pouco a digestão, se a quantidade for excessiva.

Assim como outros fluidos corporais, como o sêmen e o suor, o catarro também pode transmitir doenças infecciosas. Ou seja, é altamente recomendável que você não saia por aí comendo o catarro de outras pessoas!

O que estava por trás de um pôster de Frozen no quarto de uma criança é surreal

Então o catarro não representa nenhum risco a nossa saúde?

Não é bem assim. Engolir o próprio catarro pode não gerar nenhuma complicação grave, mas sua produção em excesso nos pulmões pode gerar sérios problemas. Em quadro de doença infeciosa ou inflamação, o catarro que se acumula nos pulmões pode gerar outras infecções, criando um circulo vicioso.

Infecções frequentes nos pulmões podem gerar bronquectasia, uma dilatação dos brônquios, o que por sua vez aumenta a retenção de secreções, facilitando novas infecções, ou seja, um circulo vicioso. Então não exite em procurar um médico se você estiver em um quadro infecioso recorrente.

 

Fonte: Mundo Estranho
Imagens: Reprodução