Você precisar parar de roer as unhas agora mesmo! Descubra por que

Quantas vezes sua mãe, sua avó ou mesmo aquela sua tia “cri-cri” já mandou você parar de roer as unhas? Embora pareça só implicância, a verdade é que esse hábito pode fazer bem mais que só deixar suas unhas em um formato horroroso, sabia?

De acordo com especialistas, roer as unhas, na maioria das vezes, se trata de uma espécie de tique nervoso, algo que as pessoas fazem quando estão ansiosas ou estressadas. Isso, aliás, já é motivo suficiente para procurar ajuda e tentar parar de deformar suas unhas com os dentes.

Mas, ao que tudo indica, a coisa fica ainda mais séria. Isso porque roer as unhas pode afetar, diretamente, nossa saúde; afetando seu sistema imunológico e podendo desencadear um grande número de doenças. Isso porque nossas unhas armazenam uma quantidade assustadora de bactérias e sujeiras. Sabia disso?

E, por incrível que pareça, as consequências de roer as unhas não param por aí. Na lista abaixo você vai entender direitinho porque você não deveria manter esse hábito.

Descubra porque você precisa parar de roer as unhas agora mesmo:

1. Unhas são foco de bactérias

Sabia que suas unhas, por mais limpinhas e bem tratadas que pareçam, são cheias de bactérias? Uma das mais perigosas é a Staphylococcus aureus, que podem causar furúnculos e abscessos na pele e na boca.

Aliás, um estudo realizado em 2007, provou que pessoas que costumam roer as unhas estão mais propensas ao aumento no número de bactérias na boca e, por isso, a sofrer com mais quadros de diarreia e de vômitos.

2. Pode causar gengivite e mau hálito

Não só por causa das bactérias, mas quando você rói as unhas, a probabilidade de pedaços de unhas ficarem presos na gengiva é grande. Isso pode causar inchaço, vermelhidão, que podem evoluir para um quadro de gengivite.

Ainda por causa do acúmulo de bactérias, o hábito pode ser responsável também por seu mau hálito, caso sofra com o problema e roa as unhas.

3. Pode causar problemas nos dentes

 

Assim como as gengivas, os dentes podem acabar sofrendo danos quando você tem o hábito de roer as unhas. Como o hábito está associado ao estresse, é comum casos de pessoas que quebram dentes e até mesmo deslocam a mandíbula por causa do problema.

Especialistas também garantem que roer as unhas compromete a integridade do aparelho ortodôntico. Não é difícil pessoas que usam aparelho descolarem um ou mais brackets por causa disso.

4. Pode infectar outras partes do corpo

Nossas mãos tocam todo tipo de superfície ao longo do dia, incluindo outras partes sensíveis de nossos corpos, como a boca, os órgãos sexuais, os olhos e assim por diante. Então, todas as vezes que você rói as unhas, não está levando somente um número de bactérias sem fim para seu organismo, mas também sujeira de todo tipo, o que pode resultar em úlceras, bolhas e outras lesões infecciosas.

5. Esmaltes podem ser tóxicos

Se você for mulher, então, o risco de roer as unhas é ainda maior. Isso porque os esmaltes podem ser tóxicos. Em suas fórmulas são comuns ingredientes que prejudicam a saúde, como o formaldeído, substância é altamente tóxica e é usada para embalsamar mortos.

E, falando nas suas unhas, você não deveria deixar de ler também: 10 sinais de alerta que suas unhas podem mostrar.

Fonte: Universo Inteligente, Minha Saúde