10 coisas que podem ser letais e você não sabia

Incrível como o ser humano pode ser tão magnífico e tão frágil ao mesmo tempo. Uma prova disso são todas as coisas que podem ser letais a nós. Por mais bobas e inocentes que algumas coisas podem parecer, a verdade é que, de uma forma ou de outra, elas podem comprometer nossa vida.

Se você acompanha a Segredos do Mundo, por exemplo, já teve algumas provas claras da fragilidade de nossa existência. A matéria “7 coisas que vão fazer você morrer cedo” mostra, por exemplo, que até mesmo um jeans apertado pode estar entre a lista de coisas que podem ser fatais para nossa espécie. Complicado não?

Mais complicado ainda vai ser quando você descobrir que coisas de nosso dia-a-dia, como café, chocolate e até mesmo água são coisas que podem ser letais à nossa vida. Como? Consumidas da forma errada, em enormes e agressivas quantidades para nosso organismo.

Achou chocante demais para sua cabeça? Então espere até conferir a lista completa das coisas que podem ser letais para você e todos nossos “coleguinhas”. Aí sim você vai ficar chocado… mas tente conter sua reação, isso também pode ser ruim para você!

Confira, abaixo, 10 coisas que podem ser letais e você não sabia:

1. Café

1

Não é uma pequena xícara de café, pela manhã, que entra na lista de coisas que podem ser letais para você. Mas a cafeína, em excesso, pode ser perigosa. Por exemplo, 70 xícaras de café, em um só dia, podem matar uma pessoa de 70 kg. A substância pode causa palpitações e, nessa quantidade mencionada, é fatal para o coração, causando parada cardíaca.

2. Bebida alcoólica

2

Essa é para refletir quando for sair com os amigos: beber 13 shots consecutivos de bebidas alcoólicas pode ser letal para o ser humano. Isso porque o álcool funciona como calmante para o cérebro e acaba, em grandes quantidades, atrapalhando que esse órgão exerça algumas de suas funções mais básicas para nossa sobrevivência, como a respiração, os batimentos cardíacos e coisas do tipo.

3. Água

4

A água, embora seja um santo remédio, pode também é uma das coisas que podem ser letais ao ser humano em grandes quantidades. Isso porque as células do cérebro correrem o risco de inchar se expostas a um nível de hidratação acima do aceitável, causando dores de cabeça, ataques epiléticos e até mesmo a morte.

Um caso fatal do consumo excessivo de água já foi registrado, em 2007, na Califórnia, Estados Unidos. Uma mulher bebeu 6 litros de água de uma só vez e não resistiu.

4. Sal

3

Por outro lado, a falta de líquido no corpo e o consumo exagerado de sal também são coisas que podem ser letais. Isso porque as células do corpo, em estado avançado de desidratação, tendem a encolher, causando uma série de transtornos metabólicos. A reação a isso é chamada de hipernatremia e pode ser fatal.

5. Prender a respiração debaixo d’água

5

Pois é, aquelas brincadeiras de tentar bater recorde de tempo sem respirar debaixo d’água podem sim terminarem tragédias. Isso porque ficar sem respirar por muito tempo, especialmente debaixo da água, pode causar uma série de complicações ao cérebro e está na lista de coisas que podem ser fatais.

De acordo com especialistas, ficar debaixo d’água, sem respirar, por mias de 2 minutos pode levar à morte. A não ser que você seja um mergulhador profissional, a dica é para nunca tentar fazer isso.

6. Altura

6

E não estamos falando somente de cair de grandes alturas. A altura em si é prejudicial para o organismo a partir de 8 mil metros acima do nível do mal. Isso porque nosso corpo não consegue se habituar a essa condição, conhecida como “zona da morte”.

Além disso, uma pessoa alta demais também pode ter complicações, já que algumas funções do organismo costumam ficar comprometidas. Um bom exemplo disso foi registrado nos Estados Unidos, durante a década de 1930, com Robert Pershing Wadlow. O cara tinha incríveis 2,7 metros de altura e sofria de sérios problemas circulatórios e de pressão excessiva nos ossos. Em consequência das complicações de sua altura, ele morreu com apenas 22 anos.

7. Chocolate

7

E, para quem ama chocolate e vive comendo a guloseia em excesso, uma notícia triste: além de engordar, o bom e velho chocolate está na lista das coisas que podem ser letais para você. Conforme explicam, esse doce contem teobromina, uma substância que pode causar desidratação, se consumida em excesso. Além disso, ela pode causar problemas digestivos, ataques epiléticos e até levar à morte!

Mas, calma, não é uma barra inteira que vai levar você para o caixão. São necessárias 85 barras grandes de chocolate, consumidas de uma vez, para matar uma pessoa adulta.

8. Maconha

8

O cigarrinho da paz também está no hall das coisas que podem ser letais, mas em quantidades exageradas. Para morrer de maconha, seria preciso comer 22 quilos da erva e fumar outros 680 quilos, em 15 minutos.

9. Música alta

9

Parece até que seu pai encomendou esse post, não é mesmo? Mas a verdade é que escutar sons muito altos, passando dos 185 decibéis, pode realmente levar você à morte, especialmente se estiver usando fones de ouvido. Isso porque o barulho é tão alto que causa uma pressão suficiente para explodir seus… (tímpanos? não!) seus pulmões!

10. Insônia

10

É, meu amigo, a falta de sono pode sim ferrar com sua vida e está na lista das coisas que podem ser letais aos frágeis seres humanos. Aliás, o tempo máximo que uma pessoa consegue ficar sem dormir e permanecer vivo depois disso, segundo a Ciência, são 11 dias… ou seja, você, que não aguenta ficar acordado nem 8 horas, está livre dessa!

Fala sério, você sabia que todas essas coisas podem ser letais?

Fonte: Galileu