Curiosidades

10 efeitos colaterais que beber água em excesso pode causar no corpo

Coração sobrecarregado, células inchadas, edema cerebral e outros problemas comuns que beber água em excesso pode trazer à sua saúde

Por Gabriel Pietro

A água é o principal componente do corpo humano. Cerca de 70% do que somos é formado de água, dependendo do tamanho do corpo, claro.

Um consumo de água adequado e regular garante inúmeros benefícios para a saúde. Como um plus adicional, ela não tem calorias, gorduras, carboidratos ou açúcares.

A quantidade de água que você consome todos os dias desempenha um papel importante na manutenção de um corpo saudável. Os especialistas recomendam beber de oito a dez copos de água por dia para manter a boa saúde.

Mas, como tudo além da conta faz mal nessa vida, a situação não é diferente com a água. Como você vai ver abaixo, beber água em excesso também não é saudável e pode trazer vários prejuízos ao corpo.

O que pode acontecer com seu corpo se você beber muita água?

Aliás, ingeri-la em excesso pode ser fatal devido ao que os médicos chamam de intoxicação por água. Mas, vamos continuar a matéria para que você entenda sobre o que estamos falando.

Confira 10 efeitos colaterais que beber água em excesso pode causar no corpo:

1. Causa hiponatremia

O teor de sódio no sangue influencia o funcionamento dos eletrólitos. Esses eletrólitos são responsáveis ​​por enviar sinais para as células que controlam as várias operações do corpo.

Quando você passa a beber água em excesso, os níveis de sódio no sangue diminuem. Isso impede que os eletrólitos enviem sinais para as células.

2. Sobrecarrega o coração

O coração desempenha a função vital de bombear sangue por todo o corpo. Quando você consome muita água, aumenta o volume de sangue dentro do seu corpo.

O aumento do volume sanguíneo causa pressão desnecessária nos vasos sanguíneos e no coração, levando à convulsão em alguns casos.

3. Causa danos aos glomérulos

Os glomérulos são leitos capilares em nossos rins. Eles funcionam como uma estação de filtragem para excretar o excesso de água do corpo.

Nesse caso, beber água em excesso pode causar danos potenciais a este sistema, levando a sérios riscos à saúde. Os rins têm que trabalhar horas extras para processar toda essa água desnecessária que está além de sua capacidade normal de filtragem (1000 ml por hora).

O que pode acontecer com seu corpo se você beber muita água?

4. Causa inchaço das células

À medida que seu sangue se dilui devido ao excesso de água, a concentração de eletrólitos no sangue torna-se menor que a de células.

Para manter um equilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue e nas células, a água começa a fluir para as células. Isso resulta em inchaço das células, uma condição perigosa.

5. Causa edema cerebral

Trata-se de um inchaço das células cerebrais. É tão perigoso quanto aparenta ser. A maioria das células do nosso corpo tem muito espaço para se esticar. Mas os ossos achatados em nosso crânio não deixam muito espaço para as células cerebrais serem acomodadas livremente.

Quando o excesso de água nos vasos sanguíneos começa a infiltrar-se nas células do cérebro, causa inchaço nas células do cérebro. Isso leva a condições severas que incluem coma, herniação do tronco cerebral e ataque respiratório.

6. Exaure o potássio

O potássio é um nutriente essencial para o seu corpo e você deve manter seus níveis adequados como tal. Mas às vezes, o excesso de água provoca uma queda na concentração de potássio. Isso pode causar problemas como irritação, dor no peito, dor nas pernas, etc.

O que pode acontecer com seu corpo se você beber muita água?

7. Provoca irritação no estômago

Às vezes, beber água em excesso leva a um desequilíbrio nos eletrólitos. Este desequilíbrio leva a irritação no estômago. É também um estágio preliminar de hiponatremia.

8. Problemas no fígado

É importante notar que esse problema não é causado simplesmente pelo consumo excessivo de água. Pelo contrário, acontece bebendo muita água enriquecida com ferro.

A sobrecarga de ferro não é exatamente prejudicial, mas, em casos raros, pode causar problemas relacionados ao fígado também.

9. Riscos da ingestão de cloro

A maior parte da água potável é tratada com cloro para purificação. Ao longo dos anos, ficou provado que a sobredosagem de cloro através da água causa doenças graves, como câncer ou disfunção orgânica.

Então, quando você bebe água, mesmo a engarrafada, você está propenso a esses riscos.

O que pode acontecer com seu corpo se você beber muita água?

10. Demasiada micção:

Quando você bebe muita água de uma só vez, é normal que você sofra de micção excessiva ou micção frequente. Seu corpo tem seu próprio mecanismo de absorção e resposta de volume.

Beber muita água instantaneamente faz com que o seu corpo não absorva o fluido. Portanto, a micção frequente ocorre.

Leia tambémÁgua com gás não é tão inocente assim e pode até engordar

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: Quora

Próxima página »

Escolhidas para você