14 raças de cachorros baratas para quem ama pet, mas não tem grana

O que você procura em um cãozinho? Tem gente que busca qualidades específicas nas raças de cachorros quando vão adotar. Um preferem cães mais inteligentes, por exemplo; outros querem os mais dóceis, mas na real existe um detalhe muito importe: o custo de manutenção das raças.

Ou você não sabia que algumas raças de cachorros podem ser extremamente caras não só na hora da compra, mas também para se manter em casa? Dependendo das características do cãozinho, é possível que ele sofra com problemas de saúde, que exija cuidados muito específicos com os pelos e até mesmo que tenham que comer rações mais caras.

Agora, se você sonha em ter um pet, mas não está com grana extra para torrar, não se preocupe. Como você vai ver na lista, existem também raças de cachorros fantásticas que exigem gastos menores de manutenção e são perfeitas para quem anda meio duro na vida.

Conheça as raças de cachorros mais baratas de se manter:

1. Terrier Brasileiro

Cachorros dessa raça são inteligentes, estão sempre em alerta e são muito espertos também, além de dóceis. Essa última característica faz do terrier brasileiro um cão muito apegado à família, porém mais reservado com desconhecidos. Aliás, eles são ótimos “alarmes”, já que latem muito ao menor sinal de estranhos se aproximando ou de alguma ameaça.

Com relação à sua manutenção, seus pelos são curtos e não exigem cuidados especiais, apenas uma escovação semanal. A raça precisa de espaço para correr e não costuma se adaptar muito bem a apartamentos, por exemplo.

No mercado, ele costuma custar em torno de 1. 000 a 2.500 reais.

2. Fox Terrier de Pelo Duro

As principais característica desses cãezinhos é ser ágil, ativo, sociável e nada assustado. Eles também são ótimos para conviver com crianças, já que são muito brincalhões. Por serem fáceis de treinar, eles podem até mesmo servir como cães de guarda.

Eles praticamente não soltam pelos e não exigem grandes cuidados quando estão saudáveis. Mas, mantenha esses cãezinhos longe dos jardim, ou você terá muito gasto na hora de mandar tapar todos os buracos que eles podem cavar.

O valor o Fox Terrier de Pelo Duro costuma variar entre 2 mil e 5 mil reais.

3. Beagle

Dóceis, alegres e amigáveis, os beagles também estão entre as raças de cachorros que não exigem muito gastos para se manter. Eles também contam com faro e audição excelentes e são ótimas companhias para a família.

Apesar da raça ser bastante bagunceira, especialmente nos primeiros dois anos de vida, eles precisam de uma alimentação balanceada, mas sem nada de extraordinário. Exercícios físicos diários também são  necessários.

No mercado, o preço dos Beagles costuma variar entre 1 mil e 3 mil reais.

4. Shih Tzu

Fofa, pequena e carinhosa, essa raça de cachorro é perfeita para apartamentos. Ela também é excelente companheira para pessoas de qualquer idade, especialmente crianças.

Os Shih Tzu também são calmos e dóceis e costumam ser indicados, até mesmo como cães de terapia, em tratamentos contra a depressão e outros problemas psicológicos e de saúde.

Eles podem ser encontrados no mercado por preços que variam entre 900 e 4 mil reais, mas demandam cuidados especiais com a saúde devido à fragilidade e à delicadeza da raça.

5. Dálmata

Eles são sociáveis, amorosos, brincalhões e são ótimos companheiros para toda a família. Outras de suas características mais marcantes é o estado de alerta, a velocidade, a inteligência e a autoconfiança, que muitas vezes os fazem sentir como donos da casa (especialmente se o tutor não tiver voz de comando).

Apesar de não custarem muito para o dono, especialmente por causa da pelagem lisa e curta, os dálmatas estão entre as raças de cachorros que demandam atenção. Portanto, tenha tempo para brincar com ele ou prefira adotar outra raça.

Eles costumam ser vendidos por 1.500 e até 4 mil reais.

6. Fila Brasileiro

Por natureza, esses cães são leais e protetores, o que os tornam excelentes cães de guarda. Eles também são apegados à família e amáveis com crianças. Com desconhecidos, no entanto, eles podem ser agressivos.

O pelo curto não exige muita manutenção e não precisa de tosa. Eles podem ser comprados, aliás, por valores entre 1.200 e 3 mil reais.

7. Dachshund

Corajosos e curiosos, esses cãezinhos estão sempre em busca de uma nova aventura. Eles também são brincalhões e adoram fazer companhia aos seus familiares e até mesmo a outros cachorros de pequeno porte.

Por ser independente e teimoso, é preciso ter paciência para impor limites a esses pequenos. Logo, são cães que precisam de adestramento. No entanto, eles não precisam se muito espaço e a pelagem curta só precisa de uma escovação por semana, além de banhos mensais.

No mercado, é possível encontrá-lo entre 1.200 e 4.500 reais.

8. Husky Siberiano

De temperamento equilibrado, o Husky, embora não pareça, está entre as raças de cachorros com as quais não é preciso gastar muito. Eles também costumam ser dóceis, gentis e sociáveis até mesmo com pessoas estranhas.

Eles aprendem muito rápido, então não é preciso gastar muito com treinamentos. Sua pelagem densa, por outro lado, exige mais cuidados, como escovação diária na época da troca de pelos, que ocorre duas vezes ao ano.

No mercado, é possível comprar um desses por 1.200 e até 3 mil reais.

9. Pinscher

Ativos, brincalhões, inteligentes, orgulhosos e, a verdade seja dita, estridentes. Eles precisam de treinamento para obedecer e respeitar a liderança do dono, mas depois disso se tornará amável com todos da casa e, mesmo que você não acredite, disciplinado.

Por ser de pequeno porte (alguns chegam a ser mini) e contar com o pelo curto e liso, eles não requerem muitos cuidados e gastos para se manterem limpos e saudáveis.

No mercado, é possível encontrar essa raça custando entre 1.800 e 3.500 reais.

10. Yorkshire

Eles são ótimas companhias e se comportam bem até mesmo em viagens, mas precisam estar em contato com as pessoas o tempo todo. Eles também estão sempre em alerta, são inteligentes, ativos e cheios de energia, embora com estranhos eles possam ser desconfiados e até mesmo agressivos.

Sobre a manutenção desses cãezinhos, eles só precisam de dois banhos mensais, mas é necessária a escovação diária para manter o pelo brilhante e sedoso. O uso de roupinhas também é indicado para a raça, já que seus pelos são finos e oferecem pouca cobertura ao corpinho durante as épocas mais frias do ano.

O valor desses animais pode variar entre 800 e 1.400 reais.

11. Basset Hound

Eles têm um ótimo faro, são dóceis, gentis e afetuosos, além de obedientes. Mas é preciso que o dono saiba determinar regras de maneira firme. Eles também são bons com truques, como dar a pata e fingir de morto, já que aprendem rápido e são amam petiscos.

Embora não esteja entre as raças de cachorros que mais exigem gastos com manutenção, a verdade é que os bassets soltam bastante pelo e têm tendência à obesidade. Então, alimentação balanceada e exercícios diários são necessários.

Eles variam de 1.800 a 4 mil no mercado.

12. Border Collie

Eles são inteligentíssimos, alerta, espertos e alegres, sem traços de agressividade ou de nervosismo. Eles podem, inclusive, ser treinados para diversas tarefas e truques.

Sobre sua manutenção, a pelagem requer escovação diária e cuidados extras em épocas de trocas, mas nada excessivo. Seu valor de mercado pode ir de 1.300 a 3.800 reais.

13. Cocker Spaniel

Tanto o Inglês quanto o Americano são bem parecidos e costumam ser brincalhões, afetuosos e vívidos. Eles são ótimas companhias, especialmente pela lealdade, e são facilmente treináveis.

De forma geral, a raça não exige muitos cuidados, especialmente com a pelagem, que costuma ser saudável.

É possível comprá-los entre 1.500 e 4 mil reais.

14. Schnauzer

Esses cães são ativos, brincalhões e bem humorados, independente do tamanho (se Gigante, Miniatura ou Standard). Eles também se acostumam fácil com crianças e com outras pessoas, mesmo a de fora da família. A desvantagem é que eles podem se tornar agressivos, caso não sejam treinados.

Eles precisam de tosas higiênicas a cada dois ou três meses, ou sempre que os pelos estiverem muito compridos.

É possível comprar um desses por valores que vão de 1.500 a 5 mil reais.

E então, quais dessas raças de cachorros baratinhas de se ter que você já teve contato direto? Qual delas você escolheria se tivesse que ter um (ou mais um) cachorro? Não deixe de comentar!

Agora, falando em cãezinhos, você pode gostar de conferir ainda: Como ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo.

Fonte: Canal do Pet