Ciência & Tecnologia

O que NÃO pode colocar no micro-ondas?

Mesmo que o micro-ondas seja um facilitador da nossa vida na cozinha, existem certos itens que você nunca deve colocar nele, confira!

O microondas é uma maravilha da tecnologia moderna, onde você pode aquecer a comida em questão de segundos; e facilitar todo o trabalho do cozinheiro doméstico. Mas nem tudo na sua geladeira ou despensa deve ir ao micro-ondas. Alguns alimentos, bebidas e recipientes podem liberar toxinas, queimar, derreter ou até explodir se forem aquecidos por menos de um minuto. Por isso, neste post, vamos te mostrar o que não deve ser colocado no micro-ondas!

1. Plástico

Pesquisas mostram que plásticos não são bons para colocar no micro-ondas pois, quando aquecidos, liberam substâncias cancerígenas, como o Bisfenol-A ou, simplesmente, BPA. Essas substâncias, por sua vez, contaminam os alimentos.

2. Isopor

Ás vezes é difícil resistir à tentação de fazer alguma coisa do jeito mais fácil, mas acredite, vai valer à pena sujar uma outra vasilha que colocar no micro-ondas a própria embalagem de isopor. Isso porque, assim como o plástico, o isopor está entre os materiais que mais têm poder de contaminar a comida com seus resíduos que derretem com o calor e com os gases que libera nesse processo.

3. Alumínio

A regra é simples: alumínio (e qualquer outro tipo de metal) e micro-ondas não combinam. Se, por acaso, você colocar no micro-ondas esse material – muito comum em panelas, tigelas, talheres, copos e outros utensílios de cozinha -, muito provavelmente, você vai começar um incêndio. Então, fique atento!

Continua após a publicidade

4. Embalagens de comida pronta

Outro verdadeiro inimigo do micro-ondas é a tal embalagem de comida pronta, tipo aquelas de comidas chinesas, sabe? A menos que a embalagem diga, claramente, que pode ir ao micro-ondas, não arrisque. Esses materiais são revestidos, internamente, com metal, para ajudar a manter o alimento quente. E, como você viu acima, não se pode colocar no micro-ondas qualquer tipo de metal.

5. Louça com detalhes metálicos

Sabe aquele jogo de jantar que sua mãe adora e que tem detalhes dourados ou prateados? Pois é, está ai outro item que não pode, jamais, colocar no micro-ondas. Basicamente, o material dessas louças normalmente é feito com tinta metálica e, portanto, não pode ir ao micro-ondas.

6. Vidros não refratários e cristais

Hoje em dia é difícil encontrar por aí utensílios de cozinha feitos de vidros não refratários. Apesar disso, certifique-se de é possível colocar no micro-ondas o vidro que você pretende usar. Potes antigos e vidros de conserva, por exemplo, não costumam ser uma boa ideia, já que tendem a estilhaçar ao serem expostos a altas temperaturas.

Com relação a peças de cristais, elas são muito frágeis e, decididamente, não servem para esquentar sua bebida ou seu jantar. Além disso, como já falamos, nada de itens metálicos em coisas que você for colocar no micro-ondas, hein!?

Continua após a publicidade

7. Acrílico

Então, para quem não sabe, acrílico é plástico. Portanto, além de liberar todas aquelas substâncias cancerígenas, o material tende a rachar ou ficar opaco por dentro.

8. Saco de papel

Esse é outro dos itens que você deve evitar de colocar no micro-ondas. Esse material pode provocar fogo, sem contar nas substâncias tóxicas que eles liberam quando sujeitos à ação do micro-ondas. É ainda pior se os sacos de papel contarem com algum desenho, porque tintas aquecidas, invariavelmente, são um veneno para o organismo.

9. Água

Sim, a gente sabe que todo mundo esquenta ou já esquentou água no micro-ondas um dia, mas isso tem que parar. Isso porque a água entra em ponto de ebulição muito rapidamente e o efeito disso, às vezes, é explodir.

Para evitar o perigo, se você realmente for esquentar água, é bom colocar no micro-ondas, dentro do recipiente, uma colher de madeira ou até mesmo um palitinho.

Continua após a publicidade

10. Ovos

Esse, com certeza, é um dos itens mais significativos quando o assunto é não colocar no micro-ondas; pois, assim como outros alimentos, ovos tendem a explodir quando são feitos com casca.

A notícia ruim é que o perigo não é totalmente neutralizado se a casca é retirada. Nesses casos, pode dar certo se você ficar um furo na gema, para evitar que aconteça uma espécie de “efeito estufa” nessa parte do ovo. Mesmo assim é arriscado.

Existem no mercado algumas vasilhas específicas para preparar ovos no micro-ondas, mas o problema é que todas elas são de plástico. E, como você já viu, isso também não é bom colocar no micro-ondas.

11. Uvas

É impressionante, mas sim, as uvas explodem no micro-ondas. E o pior: podem até pegar fogo! Então, anota aí mais esse item que ninguém jamais deve colocar no micro-ondas.

Continua após a publicidade

12. Pimentas

Além dos gases que elas liberam ao ser aquecidas, e que irritam olhos e nariz, as pimentas, como qualquer outro material seco, pode pegar fogo. Então, não é boa ideia colocar no micro-ondas qualquer tipo de pimenta.

13. Cenouras

Outro item impressionante que não se deve colocar no micro-ondas são as cenouras. Isso porque esse legume tem porções de ferro, magnésio e selênio, substâncias que ao seres aquecidas no micro-ondas, têm suas características metálicas ressaltadas e podem causar um acidente devido à liberação de faíscas.

14. Batatas e tomates com casca

Aprenda uma coisa sobre colocar no micro-ondas alimentos com casca: não pode! Em suma, a casca detém o calor dentro do alimento e pode fazer com que ele exploda ou que pegue fogo, dependendo das substâncias que ele contém. Então, se for colocar no micro-ondas comida como batata ou tomate com casca, faça furos em toda sua superfície.

15. Linguiças e salsichas

Da mesma forma que os itens acima, esses embutidos contam com uma casquinha, aparentemente inocente, mas que pode fazer o maior estrago. Portanto, antes de colocar no micro-ondas alimentos como linguiças e salsichas, o melhor a fazer é enchê-los de furinhos. Uma boa dica também é enrolá-los em papel toalha, para evitar a sujeira de gordura dentro do micro-ondas.

Continua após a publicidade

16. Molho de tomate

Aliás, não é só o vermelho. Qualquer molho que você colocar no micro-ondas sem tampa, vai dar um trabalho danado para limpar depois. Isso porque eles superaquecem e fazem essa cena linda que você vê na foto.

17. Carne (para cozinhar)

A menos que você tiver cortado a carne em pedaços pequenos, melhor evitar de colocar no micro-ondas, especialmente se for com a finalidade de cozinhá-la. Além disso, pedaços grandes de carne (de qualquer tipo), podem ficar crus ou congelados no meio, aumentando as chances de você ingerir bactérias nocivas à saúde.

Cuidado com o micro-ondas vazio

Por fim, nunca ligue um micro-ondas vazio. Sem comida ou um recipiente para absorver as micro-ondas, os feixes são devolvidos ao magnetron (dispositivo responsável por produzir a radiação eletromagnética que esquenta os alimentos). Isso pode danificar a máquina e até causar um incêndio. Então, sempre verifique se colocou comida no micro-ondas antes de pressionar o botão de ligar.

E ai, anotou tudo que não se deve colocar no micro-ondas? Pois, leia também: 17 pessoas que perderam feio para o micro-ondas

Continua após a publicidade

Fontes: Meliuz, Diário do Estado, Baseeng.

Próxima página »

Escolhidas para você