2020 – 7 grandes acontecimentos do ano, até agora

O ano de 2020 vai entrar para os livros de história. A pandemia de coronavírus, por exemplo, mudou a realidade. O que mais pode acontecer?

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, a competição foi adiada. A edição, prevista para 2020, foi reagendada para 2021.

Nos EUA, o assassinato de um homem negro chocou o mundo, e reverberou em dezenas de manifestações contra o racismo ao redor da Terra.

Aliás, em 2020 tivemos até o duque e a duquesa de Sussex abrindo mão do título de realeza e do dinheiro público para levarem uma vida normal.

Sobretudo, ainda no inicio do ano de 2020, um doença começou a se alastrar pela China, indo posteriormente para todo o resto do mundo. Inclusive, em março de 2020, o coronavírus chegava ao Brasil.

Como já ficou claro, apesar da pandemia de coronavírus ser, certamente, o maior acontecimento de 2020, o ano foi marcado por outros acontecimentos gigantescos. 

Enfim, com todos esses acontecimentos, o ano realmente pode entrar para os livros de história como um dos mais marcantes  dos últimos tempos. Vamos fazer uma retrospectiva do que aconteceu até agora?

Os grandes acontecimentos de 2020

1 – Coronavírus

2020 - Relembre os grandes acontecimentos desse ano
Fonte: Sete Lagoas

Os primeiros relatos do Coronavírus datam de dezembro de 2019. Entretanto, foi em 2020 que a doença começou a se alastrar deixando um rastro de morte por onde passava. A facilidade com que o contágio acontecia fez com que ela se espalhasse rapidamente por todo o mundo.

Um pouco mais de quatro meses foi o tempo necessário para que a doença fizesse 250 mil vítimas em todo o mundo. E, mesmo com alguns locais conseguindo controlar o contágio da doença, infelizmente novos surtos ainda podem acontecer durante os próximos dois anos.

Com a pandemia, a economia de todos os países também acabou dando uma estagnada. O evento pode ser visto como a maior queda da economia global em 100 anos. Entretanto, a crise também trouxe a redução de emissão de CO2. Podendo chegar ao nível mais baixo desde 2010.

Fonte: Sete Lagoas

Além disso, dois historiadores disseram que, através de estudos, era possível perceber que a história dos Estados Unidos e de outros países que estavam envolvidos com ele evoluía em ciclos. Ou seja, a cada 80 ou 90 anos, aconteciam quatro mudanças de geração (períodos que duram em torno de 20 anos) que acabavam levando a uma grande crise no final.

Isso ocorreu, por exemplo, com a Guerra Civil, a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Então, esses mesmos historiadores previram que 2020 seria o clímax do atual ciclo. Para eles, a última geração desse ciclo começou em meados de 2008 e 2009, com a crise financeira dos Estados Unidos.

2 – Caso Backer

Fonte: Jornal de Brasília

Também em janeiro de 2020, o Brasil se assustou com algumas mortes que foram causadas por uma cerveja. Os casos apareceram em Minas Gerais. Acontece que a cerveja Belorizontina estavam contaminadas por dietilenoglicol.

Essa é uma substância tóxica que se tornou responsável por trazer a óbito nove pessoas que consumiram a cerveja. Entretanto, segundo a polícia mineira, 42 pessoas apresentaram sintomas da síndrome nefroneural, problema causado pela ingestão de dietilenoglicol.

3 – Harry, Meghan e a realeza 

2020 - 7 grandes acontecimentos do ano, até agora
Fonte: Veja

Também em janeiro de 2020, Príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle surpreendentemente anunciaram a todos que não seriam mais membros em atividade da família real. Aliás, eles também renunciaram aos seus títulos reais. Por causa disso, os dois precisaram até mesmo ressarcir a realeza por causa da reforma em sua casa.

Isso aconteceu porque, já que ambos não eram mais membros da família real, eles não poderiam mais receber fundos públicos. Entretanto, apesar da ruptura, a rainha Elizabeth se pronunciou posteriormente afirmando que os dois e seu filho continuam sendo muito amados por toda a família.

4 – Vidas negras importam

George Floyd / Imagem: Aventuras da História

Em maio de 2020 um policial branco matou asfixiado George Floyd. Ele era um homem negro que estava desarmado, algemado e com o rosto no chão. A revolta com o caso levou milhares de pessoas para as ruas em um protesto antiracista que aconteceu em quase todos estados americanos.

Entretanto, mesmo a ideia inicial sendo de protestos pacíficos, várias lojas e restaurantes foram saqueados e destruídos. Além disso, monumentos foram saqueados e o porão da Igreja St. John foi incendiada. Viaturas policiais também foram destruídas.

Manifestação no Brasil – Imagem: El País

Por fim, as manifestações contra os atos de racismo se espalharam pelo mundo, incluindo no Brasil. Aqui, no mesmo mês em Floyd foi morto, uma criança negra morreu ao cair da janela por negligência de uma mulher branca que deveria estar cuidando dele.

Além dele, João Pedro, um adolescente de 14 anos, foi alvejado dentro de sua própria casa durante uma operação policial na favela. Por fim, manifestações em busca de justiça começaram a acontecer em diversos estados do Brasil.

5 – Ciclone no Brasil em 2020

Chegada do ciclone em Santa Catarina / Imagem: Abre Olho Notícias

No final de junho, o sul e o sudeste do país foi surpreendido com a passagem de ciclone bomba. Ele levou chuvas fortes, ventos com mais de 100 km/h e até neve para os locais atingidos. Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os Estados mais afetados.

Apesar da visita de ciclones nessas áreas ser bastante comum, o evento acabou trazendo muitos estragos para os estados do Sul. Além disso, ele acabou deixando alguns mortos em seu caminho.

Os ciclones bomba são ciclones extratropicais. Eles são bem comuns em áreas que possuem baixa pressão atmosférica. O que atingiu o Brasil formou-se no Paraguai. Por fim, após cruzar algumas regiões, ele vai chegar ao oceano e em seguida perder sua força.

6 – Olimpíadas 2020 adiadas

Imagem: Revista Tênis

Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos, que começariam no dia 24 de julho de 2020, precisaram ser adiado para o ano seguinte. Isso aconteceu por causa da pandemia causada pelo Coronavírus. Além disso, os Jogos Paraolímpicos também foram adiados.

Apesar de nunca ter sido adiada, as Olimpíadas já foram canceladas três vezes durante os seus 124 anos de história. Isso aconteceu em 1916, 1940 e 1944, períodos em que ocorriam as duas guerras mundiais.

Por fim, mesmo acontecendo em 2021, o evento continuará com o nome Olimpíadas de Tóquio 2020. Além disso, também foi acordado que a chama olímpica continuará no Japão mesmo com o adiamento do evento. A ideia é que acabe se tornando uma luz no fim do túnel.

7 – Explosão em Beirute

2020
Beirute após explosão / Imagem: CNN

Por fim, no dia 4 de agosto de 2020, uma grande explosão aconteceu em Beirute. O ocorrido foi um acidente causado em um armazém, que guardava mais de 2 mil toneladas de nitrato de amônio. Eles estavam armazenados há 6 anos de forma incorreta.

Segundo autoridades, a explosão teve como consequência uma cratera de 43 metros de profundidade. Além disso, ela dizimou vários bairros, fazendo com quem mais de 300.000 pessoas ficassem sem casa.

Foram registradas mais de 150 mortes, 6.000 feridos e diversas pessoas ainda estão desaparecidas.

Enfim, o que será que 2020 ainda reserva para nós? Em seguida leia a matéria: Cineastas negros – Diretores brasileiros e estrangeiros imperdíveis

Imagens: ElPais, SeteLagoas, PortalCorreio, JornaldeBrasilia, AventurasdaHistoria, CNN, Veja, RevistaTenis, AbreOlhoNoticias e Lux24.

Fontes: BBC, Unicamp, Guiadacervejabr, BBC, ElPaís, GazetadoPovo, Estrelando, BBCG1.

Outras postagens