Listas

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Algumas dessas praias são tão incríveis, por desafiarem a natureza ou por detalhes extravagantes, que valem uma viagem só para conhecê-las.

Apesar de todos associarmos o conceito de “praia” a areia branca ou amarelada, como as que existem no Brasil, as praias podem ser muito diferentes do paraíso que todos imaginamos, e nós as temos de todas tipos, tipos e cores. Aliás, algumas são mais estranhas e exóticas do que podemos imaginar.

Neste post vamos mostrar as 21 praias mais diferentes do mundo, ideais para viajantes aventureiros, intrépidos e curiosos para quem a típica praia “caribenha” não é suficiente, e por isso, buscam agregar um “incremento” a sua viagem. Confira a seguir.

Conheça 21 praias estranhas ao redor do mundo

1. Praia luminosa, Ilhas Maldivas

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

As praias luminosas ou cintilantes são as extensões de areia mais estranhas que você encontrará aqui todas as noites de julho a fevereiro. Elas são chamadas de “Mar das Estrelas” pelos habitantes locais.

Continua após a publicidade

Em suma, um certo tipo de plâncton na água é responsável pelo brilho da praia, que começa a brilhar ao bater na areia para espantar os peixes. Essas praias brilhantes são encontradas não apenas nas ilhas Maldivas de Vaadhoo, Rangali e Mudhoo, mas também na Baía do Mosquito de Porto Rico e na costa de San Diego.

2. Bowling Ball Beach, Estados Unidos

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Nesta praia, milhares de rochas semelhantes a bolas de boliche adornam a extensão de areia. Esta multidão de pedras circulares são quase idênticas em tamanho, com poucas diferenças, e como se não bastasse, parecem estar alinhadas numa determinada ordem, tornando-as num fenómeno da natureza espetacular.

3. Zlatni Rat Beach, Croácia

Continua após a publicidade

Zlatni Rat ou Golden Horn é uma praia estranha na ponta sul da ilha de Brač, localizada a cerca de 2 km a oeste do centro de Bol. A pitoresca costa de areia e seixos, rodeada por uma típica paisagem mediterrânea com mar azul-turquesa e pinheiros esmeralda, é uma espécie de cartão de visita não só desta ilha croata, mas também de toda a Croácia.

4. Glass Beach, Estados Unidos

Já imaginou uma praia cujos grãos são pedras de vidro coloridas? Qualquer um que visse Glass Beach em Fort Bragg, Califórnia, não acreditaria até tocar no vidro. Mas existe.

Durante um século os habitantes da área usaram as falésias para despejar lixo. Lixo de todo tipo, aliás, algo que era proibido no início do século XX. Com efeito, dentre esses restos estavam cristais e cerâmicas coloridas, polidas e erodidas pelas ondas.

Continua após a publicidade

5. Hot Water Beach, Nova Zelândia

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Está localizada na costa leste da Península de Coromandel, a cerca de 175 km da capital do país e as pessoas vêm para testemunhar e participar desse estranho fenômeno.

A praia é muito procurada tanto pelos neozelandeses quanto pelos turistas que inicialmente chegam de países próximos como Austrália, Coreia e Japão. O fato é que duas horas antes da maré baixa ou pouco depois dela, aparece esse fenômeno de água quente.

6. Algar de Benagil, Portugal

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Continua após a publicidade

Nesta praia o calcário sofre erosão mais rapidamente do que outros minerais. O mar e a ocorrência da erosão criaram grutas com abóbadas que parecem ter sido feitas por arquitetos.

7. Praia do Cristal, Estados Unidos

Na Crystal Beach, você procurará em vão por areia, apenas para encontrar pedras vermelhas, verdes e brancas feitas de cristal. Essas pedras vêm de um lixão que existiu por lá algumas décadas atrás. Depois de uma limpeza cuidada dos locais e da força natural da água, só restam as pedras de cristal perfeitamente lapidadas ao inves de lixo.

8. Shell Beach, Austrália

Continua após a publicidade

A Austrália aparece regularmente nas listas das praias mais bonitas do mundo. Lá, no entanto, não há apenas praias infinitas de areia branca e trechos espetaculares do litoral, mas também algo verdadeiramente especial: Shell Beach em Shark Bay.

À primeira vista, esta praia é tão branca como muitas outras. Porém, em uma segunda olhada você perceberá que não é areia branca, mas sim milhões de conchas! A praia é formada por uma camada de conchas de até 10 metros de espessura, que chegaram aqui há vários milhares de anos.

9. Chandipur Brach, Índia

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Está localizada na Baía de Bengala, no estado de Odisha, e constitui uma das principais atrações da cidade de Balasore, que fica a apenas 10 quilômetros de distância.

Continua após a publicidade

Mas, além de sua extensão e da possibilidade de curtir uma tarde de praia em um ambiente tranquilo e sem superlotação, o principal atrativo da praia de Chandipur é o fato de o mar, a cada maré baixa, ser capaz de recuar até uma distância de 5 quilômetros da praia, revelando o que até então era o fundo do mar.

Assim, ele pode facilmente ser percorrido e explorado à vontade, podendo descobrir conchas, caracóis e até os simpáticos caranguejos vermelhos que abundam na zona.

10. Papakolea Beach, Estados Unidos

A praia de areia verde é oficialmente conhecida como Papakōlea. A praia em si é esculpida em um cone de cinzas de 49.000 anos pertencente ao vulcão Mauna Loa que contém os cristais verdes (olivinas) que dão nome à praia.

Continua após a publicidade

11. Seagaia Ocean Dome, Japão

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

O Ocean Dome, que fazia parte do Sheraton Seagaia Resort, mede 300 metros de comprimento e 100 metros de largura, ostentava um falso vulcão cuspidor de chamas, areia artificial, palmeiras artificiais e o maior teto retrátil do mundo, que proporcionava uma visão permanente céu azul mesmo em dia de chuva.

A temperatura do ar sempre foi mantida em torno de 30 graus Celsius e da água em torno de 28ºC. Desse modo, o vulcão fica ativo a cada 15 minutos e vomita fogo a cada hora, e ondas incríveis quebram na praia para deleite dos surfistas.

12. Boulders Beach, África do Sul

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Continua após a publicidade

A praia de Boulders, perto de Simon’s Town, tem muito a oferecer: as antigas rochas de granito a protegem do vento e das grandes ondas, tornando-a um local ideal para nadar com crianças.

A praia é sempre limpa e segura, pois fica dentro da Área Marinha Protegida do Parque Nacional Table Mountain. Raramente fica lotado e os visitantes ficarão encantados com as deslumbrantes piscinas naturais.

Entretanto, a areia branca e macia e as águas mornas não são as únicas razões pelas quais 60.000 visitantes por ano seguem ao longo da costa, passando por Simon’s Town, até Boulders Beach. Os habitantes locais (milhares de pinguins africanos) são os grandes chamarizes do local.

13. Hoshizuna no Hama, Japão

Continua após a publicidade

Hoshizuna-no-Hama, que significa “Areia em Forma de Estrela” é uma bela praia localizada em uma ilha na província de Okinawa, no Japão. A particularidade deste oásis de praia rodeado por águas cristalinas são as pequenas estrelas de cinco e seis pontas escondidas sob as areias. Esta maravilha da natureza tornou-se uma das principais atrações turísticas da região.

14. Pfeiffer Beach, Estados Unidos

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

A praia de Pfeiffer, com sua ocasional areia roxa, está entre vários lugares na costa de Big Sur que levam o nome de uma das famílias pioneiras da área. Ela fica na Sycamore Canyon Road. Não é um parque estadual, mas nas terras da Floresta Nacional de Los Padres.

15. Giants Causeway, Irlanda do Norte

Continua após a publicidade

A Giants Causeway ou Calçada dos Gigantes fica rodeada por colinas que formam um arco suave neste lugar único e você verá milhares de colunas de basalto caindo no Oceano Atlântico. É uma visão épica, com cerca de 40.000 dessas pedras hexagonais, que datam de uma era vulcânica há quase 60 milhões de anos.

16. Jokulsarlon Glacier Lagoon, Islândia

Jökulsárlón é a lagoa glaciar mais famosa da Islândia. Convenientemente localizado no sudeste pela Rota 1, a meio caminho entre a Reserva Natural Skaftafell e Höfn. Portanto, é uma parada popular para quem viaja ao longo da costa sul ou ao redor do anel viário do país.

17. Praia de Augas Santas, Espanha

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Continua após a publicidade

Esta incrível praia na costa norte da Espanha, na Galícia, perto de Ribadeo, aparece frequentemente nas listas das melhores praias do mundo. Também conhecida como a Praia das Águas Santas (Praia de Augas Santas), ela possui enormes formações rochosas erodidas, arcos dramáticos e cavernas escondidas que a diferenciam de outras praias.

18. Thunder Cove, Canadá

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Essa praia canadense é famosa por suas dunas épicas e areia fina. A costa e a praia são geologicamente diversas e um exemplo em tempo real de como a água e o vento moldam e alteram a paisagem da ilha.

19. Pink Sand Beach, Bahamas

Continua após a publicidade

Localizada em uma das ilhas menores das Bahamas, a praia oferece um local perfeito para tomar sol e nadar nas águas mornas e cristalinas. Mas o mais impressionante é um trecho de 5 km de areia macia e rosa! Isso a torna uma das praias mais exóticas e estranhas do mundo.

A cor rosa claro é resultado dos foraminíferos, ou seja, um animal marinho e sua casca vermelha, que se amassa e depois se mistura à areia branca.

20. Playa de Gulpiyuri, Espanha

Essa praia é outra entre as praias estranhas, feita de areia branca e água salgada. Além disso, o Golfo da Biscaia ondula a poucos metros e só se esgueira por baixo das falésias. Mede cerca de 40 metros de comprimento e dificilmente fica sem areia na maré alta.

Continua após a publicidade

Assim, ela registra um fenômeno chamado drenagem quando a maré baixa começa. Está classificado como Monumento Natural, e além disso, é cercada por prados em maior altitude. A cidade mais próxima é Naves e o acesso é feito por uma estrada rural.

21. Red Sand Beach, Equador

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Por fim, fechando a lista de praias estranhas, a cerca de 965 km a oeste do Equador, você pode ver uma pequena ilha vulcânica do arquipélago de Galápagos, a ilha de Rabida. Sua peculiaridade é a Red Sand Beach, uma bela praia vermelha localizada no lado norte. Assim, a cor vermelha intensa da areia é a combinação de uma alta taxa de ferro presente nas cinzas do vulcão próximo e a corrosão de suas encostas.

Fontes: Viajali, Egali, Terra, Qual Viagem

Continua após a publicidade

Leia também: 

10 lugares mais secos do mundo onde quase nunca choveu

Lugares mais frios do mundo: destinos gelados no globo

Lugares misteriosos: 20 destinos surpreendentes pelo mundo inteiro

Continua após a publicidade

Nascer do sol – 9 lugares perfeitos pelo mundo para ver o fenômeno

Céu estrelado – 10 melhores lugares do mundo para observar as estrelas

10 lugares paradisíacos no Brasil que todo mundo precisa conhecer

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você