Curiosidades

25 Séries brasileiras: as melhores de todos os gêneros para maratonar

Procurando o que assistir? Então prepare sua pipoca e escolha uma dessas séries brasileiras para se distrair e prestigiar a produção nacional.

Atualmente, é quase impossível encontrar alguém que não esteja acompanhando nenhum seriado. Isso porque, os serviços de streaming e a internet em geral facilitaram o acesso a diversas produções. Mas, quantas séries brasileiras você e seus amigos têm assistido?

Há uma diversidade enorme de séries brasileiras sendo produzidas e lançadas em canais de TV e serviços de setreaming. Em suma, são séries que abordam assuntos importantes, com bons elencos e roteiros muito bem construídos.

Dessa forma, a produção nacional tem ganhado cada vez mais força e visibilidade. Enfim, para você ficar por dentro, confira nossa lista com 25 dessas produções e aproveite para maratonar!

25 séries brasileiras

1 – O mecanismo (2018)

Para começar, uma série brasileira com um nome da teledramaturgia nacional que, com certeza, você conhece: Selton Mello. Neste drama político, o personagem principal, Marco Ruffo, vive uma série de investigações e acusações de histórias de corrupção no Brasil. Além disso, vários fatos e personagens apresentados são inspirados em pessoas e situações reais na história do nosso país.

Ademais, a série é uma produção da Netflix e conta com 2 temporadas até o momento. Cheia de drama e suspense, ela foi dirigida por um dois maiores nomes da direção do país, José Padilha, responsável por sucessos como Tropa de Elite.

2-Irmandade (2019)

Já este drama, revela um pouco sobre a realidades das facções criminosas no Brasil. A priori, o enredo gira em torno de Cristina, uma advogada que descobre que seu irmão dado como desaparecido há anos, na realidade estava preso por liderar um grupo de crime organizado. Mas, não para por aí.

Isso porque, Cristina acaba sendo obrigada pela polícia a trabalhar como informante secreta o que leva a advogada a se infiltrar na facção criminosa de seu irmão. Além disso, a série tem um elenco de peso que conta com Seu Jorge e está disponível na Netflix. Por enquanto, há apenas uma temporada.

3-Séries brasileiras: Guerras do Brasil.doc (2018)

Já este seriado, também na Netflix, é um documentário. De modo geral, cada um dos cinco episódios, mostra um conflito ocorrido no Brasil. Ademais, a produção é surpreendente e conta com a explicação de estudiosos e especialistas, o que torna a série uma verdadeira aula de história.

4-Ilha de Ferro (2018)

Mais uma série com um ator brasileiro de renome: Cauã Reymond. Inicialmente, ele vive Dante, o coordenador de produção da plataforma de petróleo PLT-137, lugar que bate recordes em acidentes. Contudo, as coisas começam a mudar com a chegada de uma nova funcionária, Júlia.

Desse modo, o clima de competição entre os personagens fica acirrado. No entanto, essa convivência acaba mudando a vida dos dois. Essa série brasileira está disponível na Globoplay e possui duas temporada, por enquanto.

5-Séries brasileiras: Bandidos na TV (2019)

Mais um documentário para a nossa lista. Mas, neste caso, uma série sobre um caso de crime real que envolveu um apresentador de TV brasileiro. Ao longo de seus sete episódios, o seriado explora a vida e o crime cometido por Wallace Souza, jornalista que apresentava um programa de televisão em Manaus.

Certamente essa série brasileira vai te surpreender. Pois, Wallace foi acusado de encomendar crimes para mostrá-los em seu programa. Esse documentário chocante está disponível na Netflix.

6-Homens? (2019)

Mas, se você prefere uma comédia, aqui está uma boa opção. De modo geral, o roteirista da série, Fábio Porchat, também dá vida a um dos personagens, Alexandre. Além dele, seu grupo de amigos está passando por um momento de crise existencial e todos precisam se desconstruir e se livrar do machismo para se adaptarem ao mundo contemporâneo.

Desse modo, os quatro amigos contam com a ajuda de um grupo de mulheres que os ajudam a rever algumas atitudes e lidar melhor cm situações cotidianas. Você pode assistir essa série na Amazon Prime Video em suas duas temporadas, ou no canal Comedy Central.

7-Séries brasileiras: Coisa mais linda (2019)

Já esta série de época, trata do mundo sob a perspectiva de mulheres insatisfeitas com o machismo. De modo geral, a série se passa em São Paulo, na década de 1950, sob a perspectiva da jovem Maria Luiza e de seu grupo de amigas.

Sendo assim, o seriado retrata questões típicas da mulheres da época como não poder trabalhar ou depender do marido para tudo. Além disso, essa série brasileira conta como pano de fundo a Bossa Nova e as lutas feministas que agitavam o Brasil e o mundo. Assista as duas temporadas na Netflix.

8- The Circle: Brasil (2020)

Mas, se você ama um bom reality show, essa lista também tem uma dica para você. Após ser um sucesso nos Estados Unidos, esse programa também ganhou uma versão verde amarela, produzida pela Netflix. De modo geral, o seriado coloca os participantes em um prédio, onde eles só podem se comunicar por mensagens e compartilhamento de fotos.

Desse modo, sem se conhecer, os participantes podem ser eles mesmos ou criar personagens para agradar o público e os demais participantes. Por enquanto, há apenas uma temporada que foi um grande sucesso nas redes sociais.

9-Séries brasileiras: Sob Pressão (2017)

Certamente as séries sobre médicos e a realidade dos hospitais são um grande sucesso. Mas, e se um seriado desses se passasse em um hospital público no Brasil? Esse é o caso de Sob Pressão, série em três temporadas disponível na Globoplay.

Sendo assim, um grupo de médicos totalmente diferentes precisa conviver e dar o seu melhor para salvar vidas. Além disso, o seriado retrata as dificuldades dos hospitais públicos no Brasil, como: falta de insumos básicos e corrupção na administração de recursos.

10- Spectros (2020)

Esta é uma dessas séries mais recentes da Netflix. De modo geral, o seriado ambientado em São Paulo e mistura os gêneros de fantasia, terror e suspense. Além disso, o enredo explora a comunidade japonesa no Brasil, sendo atormentada pelos fantasmas de seus antepassados.

Sendo assim, o seriado explora o bairro da Liberdade e retrata tanto aspectos da cultura japonesa, como da brasileira.

11-Séries brasileiras: Sintonia (2019)

Neste seriado, também da Netflix, os jovens Rita, Doni e Nando conhecem o mundo do tráfico de drogas, religião e música. Eles vivem em uma favela de São Paulo e cada um deles tem seus problemas pessoais e crises existenciais.

Apesar de terem crescido em realidades parecidas, cada um segue seu próprio caminho. Além disso, o seriado é regado por muito funk. Por enquanto, há uma temporada disponível.

12-Carcereiros (2017)

Essa talvez seja uma das séries mais famosas da série, que chegou a virar um filme. De modo geral, o seriado segue Adriano, um historiador que resolve seguir a carreira de carcereiro, bem como seu pai. Contudo, o ambiente de trabalho é muito difícil e exige esforço para manter a calma.

Contudo, Adriano conta com a ajuda de seus colegas de trabalho para lidar com as dificuldades da profissão. As duas temporadas estão disponíveis na Globoplay.

13-Séries brasileiras: Superdrags (2018)

Certamente, nossa lista não poderia deixar de incluir animações. Mas, não se engane, essa série está longe de ser infantil. Isso porque, Sperdrags explora as gírias, a cultura e as vozes das maiores drag queens da atualidade em histórias divertidas e envolventes.

Além disso, as personagens são dubladas por drag queens brasileiras famosas como Pablo Vittar. Interessado? Assista a temporada na Netflix.

14- 3% (2016)

De modo geral, essa série se trata de um futuro distópico no qual o planeta Terra é devastado, deixando poucos sobreviventes. Sendo assim, o lugar que era ocupado pelo Brasil ficou devastado e sem recursos. Além disso, todo cidadão, ao completar 20 anos, precisa passar por um teste para viver em um lugar alternativo e super limitado, o Mar Alto.

No entanto, a seleção para o Mar Alto é desgastante e cheia de corrupção. Além disso, somente 3% dos participantes desse projeto irão para lá. A série tem 4 temporadas pela Netflix.

15-Séries brasileiras: Hebe (2020)

Mas, se você procura uma biografia, aqui está sua dica. A priori, a vida da apresentadora de TV Hebe Camargo é representada nesse seriado disponível na Globoplay.

Além da vida da apresentadora, o seriado aborda a evolução da TV no Brasil e o período da ditadura militar.

16-Ninguém tá olhando (2019)

Mais uma comédia brasileira para você dar boas risadas. Resumidamente, s série brasileira trata-se de um grupo de anjos que trabalha em uma espécie de escritório divino.

Ulisses, um novo anjo, tenta quebrar as regras da empresa. Além disso, a série conta com um elenco muito engraçado, como Kéfera. Assita a temporada na Netflix.

17-Séries brasileiras: Onisciente (2020)

Essa produção é dos mesmos criadores de 3%. Sendo assim, o seriado trata-se de um futuro em que as pessoas são vigiadas 24 horas por dia. Além disso, Nina trabalha na empresa de monitoramento e utiliza seu cargo para investigar a morte de seu pai. A única temporada está disponível na Netflix.

18-O Escolhido (2019)

Neste seriado de drama e suspense, três médicos que viajam para um pequeno vilarejo no Pantanal brasileiro com o objetivo de vacinar os moradores contra o vírus da Zika. No entanto, vários mistérios aterrorizam o grupo e dão um ar sobrenatural. Há duas temporada disponíveis na Netflix.

19-Séries brasileiras: Samantha! (2018)

Essa série de comédia, também da Netflix, explora a história de Samantha, ex estrela infantil da TV brasileira que faz de tudo para voltar à fama. Sendo assim, a história é nostálgica em sua ambientação dos anos de 80 e 90. Há duas temporadas disponíveis.

20-Pacto de sangue (2018)

Apesar de ser uma uma produção do canal Space, o seriado está disponível na Netflix. Resumidamente, a série trata temas como violência, sensacionalismo na TV, drogas e crimes. Além disso, o enredo faz o espectador questionar quem é o verdadeiro vilão.

21- Séries brasileiras: Amor e sorte (2020)

Disponível no Globoplay, a série Amor e Sorte foi produzida durante a pandemia do novo coronavírus. Além disso, as gravações foram feitas durante o período de confinamentos de seus atores. Em suma, a série procura discutir sobre a influência do confinamento social  nas relações humanas. Enfim, a série conta com 4 episódios, criada por Jorge furtado. Além da participação dos atores: Lázaro Ramos, Taís Araújo, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

 22- Assédio (2018)

Uma produção original do Globoplay, a série brasileira Assédio foi inspirada no livro do jornalista Vicente Vilardaga. Em suma, a série acompanha a história de algumas ex-pacientes de um conceituado médico de fertilização humana. Que, graças a insistência de uma repórter, resolvem denunciar o médico por crimes de assédio e abuso sexual cometido por ele. Enfim, a série possui 10 episódios, criada por Maria Camargo. Além de contar com os atores: Antonio Calloni, Adriana Esteves e Paolla Oliveira.

23- Séries Brasileiras: Desalma (2020)

A série brasileira Desalma é uma produção de terror. Cujo tema envolve bruxaria. Ademais, a série foi lançada no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Em suma, a trama se passa no interior do Rio Grande do Sul. Após 30 anos da celebração de um ritual pagão ser revivido em uma pequena cidade. Coisas estranhas começam a acontecer. Consequentemente, assustando toda a população. Enfim, a produção com 10 episódios está disponível no Globoplay e, é uma criação de Ana Paula Maia. Além disso, conta com a participação das atrizes: Cláudia Abreu, Maria Ribeiro e Cássia Kis.

24- Tim Maia – Vale o Que Vier (2020)

Baseada em um livro de Nelson Motta, Tim Maia – Vale o Que Vier.  A série brasileira é uma obra biográfica sobre a vida e carreira de um dos maiores artistas brasileiros. Em suma, a série acompanha toda a trajetória pessoal e profissional do cantor. Desde sua infância e sucesso alcançado com muito custo. Até a vida desregrada e os problemas de saúde enfrentados antes de sua morte. Enfim, com 2 episódios, a produção é uma criação de Luis Felipe Sá. E, está disponível no Globoplay. Além disso, conta com a participação dos atores: Babu Santana, Robson Nunes, Cauã Reymond, Alinne Moraes.

25- Séries brasileiras: Cidade Invisível (2021)

A série brasileira, Cidade Invisível é uma produção original da Netflix. Em suma, a produção trás um detetive, que é atormentado pelas investigações de uma série de assassinatos. Pois, ele se envolve em uma batalha entre o mundo visível e, um reino subterrâneo habitado por criaturas do folclore brasileiro. Por exemplo, a Cuca, Saci, Iara, Curupira, entre outros. Além disso, a série procura resgatar figuras mitológicas, envolvendo suspense e mistério. Enfim, o sucesso da produção brasileira foi tanto, que foi renovado para a segunda temporada. Além disso, Cidade Invisível é uma história de Raphael Draccon e Carolina Munhoz. Que tem Carlos Saldanha como showrunner e, participação dos atores: Marco Pigossi, Julia Konrad, Alessandra Negrini, Wesley Guimarães, Jimmy London, Camila Jéssica Córes e Fábio Lago.

Então, se você gostou dessa matéria. Confira mais produções brasileiras nessa matéria: Novelas – História do formato e evolução da produção no Brasil.

Fonte: Canal Tech; Maiores e Melhores;

Imagem: Adoro Cinema

Próxima página »

Escolhidas para você