6 momentos mais impróprios de desenhos animados

Nem todo desenho infantil parece ter sido produzido para as crianças. Prova disso são as cenas constrangedoras que encontramos nesses 6 desenhos famosos.

Desde o surgimento da televisão no século XX, e a sua popularização no século XXI, novos hábitos passaram a fazer parte da vida humana.

Se antes poderia parecer inconcebível, atualmente é extremamente comum passarmos horas e horas por dia, de frente a um aparelho como esse quando ainda somos crianças.

Afinal de contas, quem é que não adorava poder assistir a uma série de desenhos animados, antes de ir para a escola? Esse tipo de lembrança já faz parte da memória coletiva de quem foi criança na década de 80 ou 90.

Nos dias de hoje as coisas não mudaram, mas cada vez mais, pais e educadores tem se questionado quanto a qualidade do conteúdo que é considerado infantil. Muitas animações por exemplo, já foram criticadas por certas cenas ou episódios que foram considerados impróprios para crianças!

Abaixo, confira alguns deles:

1- Bob Esponja

Bob Esponja, sempre foi visto como um personagem bastante infantil. O tipo de humor que é abordado no desenho sempre se mostrou muito inocente. E consequentemente adequado para a faixa etária do seu público.

Porém, em um episódio em específico algo atípico aconteceu. Bob esponja estava na sala da sua casa-abacaxi assistindo televisão, quando Gary, o seu caracol de estimação entrou no ambiente e levou um susto ao ver o que o Bob esponja assistia na TV.

Na telinha da televisão do personagem, podemos ver uma esponja sendo exibida, uma verdadeira alusão aos filmes de conteúdo adulto.

O constrangimento entre os dois personagens dura por alguns segundos, e em seguida o roteiro da trama volta a se desenrolar.

2- Du, Dudu e Edu

Du, Dudu e Edu foi uma série de animação infantil produzida pela Cartoon Network. O desenho ficou no ar de 1999 a 2009, e apesar das suas piadas que muitas vezes carregava um certo humor ácido ou irônico. Foi graças a um pequeno detalhe observado por fãs durante um episódio que uma cena constrangedora se revelou.

Nessa cena, a mãe de um dos personagens, escreve e prega na parede do banheiro de sua casa algumas regras que os personagens precisam seguir.

Em um dos bilhetes algo muito inapropriado para crianças está escrito, em inglês podemos ler a mensagem: Don’t touch yourself, que significa em tradução literal, não toque a si mesmo.

Um típico eufemismo da língua inglesa, que se refere a prática da masturbação.

3- Pica-Pau

Woody Woodpecker é o nome original do personagem que aqui no Brasil, ficou conhecido como Pica-Pau. Ele foi criado em 1940 e desde então sempre bateu uma enorme audiência infantil.

Apesar de popularmente o Pica-Pau já ser conhecido um personagem um tanto quanto “insano”. Em um episódio em especial, a produtora passou de todos os limites.

Nesse episódio a animação infantil, passa por uma série de problemas: Ele é abandonado, passa por dificuldades financeiras e para piorar ainda mais sua situação acaba perdendo a casa onde mora.

Por conta dessa serie de fatores, Pica-Pau pensa em suicídio, e chega até mesmo a apontar uma arma para a própria cabeça. A cena da animação foi considerada inapropriada pelos pais e pela crítica.

4- Pinóquio

O Pinóquio é um clássico personagem que surgiu em 1883. Porém foi nos anos 40 que a imagem do boneco de madeira realmente se popularizou.

O longa desse personagem foi o segundo filme produzido pela Walt Disney Estúdios. E é nesse mesmo filme que uma cena inapropriada pode ser encontrada.

No filme de desenho infantil, Pinóquio, o menino-boneco vai para a Ilha do Prazer, e nesse lugar ele que ainda é uma criança, assim como outros personagens da sua idade bebem e fumam.

5- A vida moderna de Rocko

A Vida Moderna de Rock foi uma série animada americana produzida de 1993 a 1996.

Apesar do seu curto tempo de produção, o desenho é considerado popular tanto nos Estados Unidos, quanto em outros países.

Porém, nem sempre os produtores acertavam quando o assunto era censura a certos tipos de conteúdos para as crianças.

Em um determinado episódio Rocko decide colher algumas frutinhas redondas em um arbusto. Mas as coisas saem completamente do controle, quando Rocko acaba confundindo os testículos de um outro personagem que estava em meio aos arbustos com as frutas que colhia.

6- Ren & Stimpy Show

Ren & Stimpy Show foi um desenho da Nickelodeon que saiu do ar em 1995. Os protagonistas principais desse desenho infantil eram um chihuahua neurótico e um gato desajeitado.

O desenho já foi muito criticado por suas piadas de cunho sexual, humor negro e até violência.

Em um dos episódios que repercutiu negativamente Ren amarra uma serra em sua cintura e se oferece para cerrar com ela, um troco que se encontra próximo das nádegas do amigo.

O resultado, é uma cena que claramente faz analogia ao ato sexual, e que se encerra com um dos personagens acendendo um cigarro.

Mas e então caro leitor, você já havia assistido alguma dessas cenas quando ainda era uma criança? Qual delas mais te impactou? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, descubra também o “Porque dos Simpsons serem amarelos e o porque de todo personagem de animação usar luvas”. 

Fontes: RollingStone, Terra. 

Vídeos:  SecretVideoZoneDavidwablePintomartins. 

Outras postagens