Curiosidades

5 coisas que podem acontecer quando você está sonhando

Não é estranho pensar que passamos aproximadamente um terço dos nossos dias deitados na cama, sonhando? E muito podo acontece nesse intervalo!

Não é estranho pensar que passamos aproximadamente um terço dos nossos dias deitados na cama, inconscientes, sonhando? Que o mundo continua girando enquanto descansamos, como se fossemos robôs precisando de recarga?

Muitas coisas estranhas acontecem quando dormimos – e não estamos falando apenas do sonho recorrente de sonhar que estamos caindo.

Um dos mitos mais persistentes sobre o sono é que cada um de nós engole oito aranhas por ano enquanto dormimos. Felizmente, isso não é verdade. De acordo com Annie Sneed, da revista Scientific American, a ideia de que aranhas gostam de rastejar em nossas bocas à noite é puro misticismo.

5 coisas que podem acontecer quando você está sonhando

Continua após a publicidade

As aranhas não estão interessadas nos seres humanos como presas e, de fato, ficariam assustadas com as vibrações causadas pela respiração de uma pessoa dormindo (especialmente se essa pessoa estivesse dormindo com a boca aberta).

Além disso, Sneed argumenta, a sensação de uma aranha rastejando sobre o nosso rosto acordaria a maioria das pessoas.

5 coisas que podem acontecer quando você está sonhando

1. Paralisia do sono

5 coisas que podem acontecer quando você está sonhando

Quando você está dormindo, seus músculos entram em uma paralisia temporária para que você não se agite enquanto sonha (é por isso que você pode sonhar que está correndo, mas seu corpo não começa a se mover).

Continua após a publicidade

Ocasionalmente, as pessoas experimentam a chamada paralisia do sono, o que significa que suas mentes acordam antes de seus músculos se tornarem móveis novamente.

É uma experiência inofensiva, mas é compreensivelmente assustadora; afinal de contas, a ideia de acordar e descobrir que você não pode se mover é como algo saído direto de um filme de terror.

Algumas pessoas têm uma condição rara chamada transtorno de comportamento do sono REM , em que seus músculos não entram em paralisia durante o sono profundo.

É uma desordem potencialmente muito perigosa, pois os pacientes se movimentam e promovem seus sonhos enquanto dormem, possivelmente ferindo a si mesmos e aos outros.

Continua após a publicidade

2. Síndrome da Cabeça Explosiva

A “síndrome da cabeça explosiva” soa como a premissa de um filme de terror, mas não é realmente associada com a dor (ou a explosão de cabeças).

Pessoas com esta síndrome rara ouvem um estrondo, como uma bomba explodindo ou um tiro, quando entram e quando saem do sono profundo.

Continua após a publicidade

Tal como acontece com outras condições de sono como sonambulismo, terrores noturnos e bruxismo, a síndrome da cabeça explosiva é exacerbada pelo estresse e falta de sono. Então relaxe, durma muito e não tome café antes de dormir!

3. Sonambulismo e conversar sozinho

Segundo a Fundação Nacional do Sono, dos EUA,  até 15% dos norte-americanos caminham dormindo durante o sono.

A maioria das pessoas o faz em sono profundo, e seus comportamentos podem variar do mais simples – como sentar ou levantar – até o complexo, como caminhar ou dirigir um carro.

Continua após a publicidade

Algumas pessoas acham que não devem acordar alguém que esteja sonâmbulo, mas a Fundação do Sono diz que acordar a pessoa não vai prejudicá-la.

Alguns sonâmbulos também falam durante o sono. Tal como acontece com o sonambulismo, a fala do sono pode variar em complexidade.

Algumas pessoas só murmuram, enquanto outras conversam. A Fundação do Sono ressalta que a fala durante o sono “não é um produto da mente consciente ou racional” e, portanto, não é admissível em casos criminais.

A maioria das pessoas que fala ou anda dormindo não se lembra quando acorda.

Continua após a publicidade

4. Terrores Noturnos

Segundo a Clínica Mayo, no Canadá, os terrores noturnos são “episódios de gritos, medo intenso e agitações enquanto as pessoas ainda estão sonhando”.

Eles são mais comuns em crianças do que em adultos e, apesar de assustadores, geralmente não são prejudiciais.

Não são como os pesadelos; alguém que experimenta terrores noturnos fica dormindo o tempo todo, mesmo que esteja gritando ou se mexendo pela casa.

Continua após a publicidade

Normalmente, eles não vão se lembrar do incidente depois.

5. “Sexsônia”

5 coisas que podem acontecer quando você está sonhando

A sexsônia é semelhante ao sonambulismo, só que ao invés de andar, a pessoa está fazendo sexo (ou ao menos tentando).

As pessoas diagnosticadas com este distúrbio raro tentam a atividade sexual, desde a masturbação até a relação sexual com um parceiro, durante o sono, quando estamos sonhando.

Continua após a publicidade

Quando acordam, eles terão apenas memórias incompletas ou inexistentes do episódio. Este diagnóstico foi usado como defesa em alguns casos de estupro.

No ano passado, por exemplo, um homem na Suécia que havia sido condenado por estupro conseguiu reverter a condenação depois de provar que sofria da doença.

Leia também sobre o chá extremamente eficaz contra a insônia.

Compartilhe o post com seus amigos!

Continua após a publicidade

Fonte: Bustle

Próxima página »

Escolhidas para você