Ciência & Tecnologia

Dormir pelado faz bem e a Ciência explica o porquê

De maior intimidade, até um sono melhor e a facilidade de eliminar alguns quilinhos. Confira os motivos científicos para você dormir pelado

Como você dorme? Prefere pijamas de algodão ou de seda? De acordo com a ciência, a melhor opção, na hora de dormir, é ir para cama do jeito que você veio ao mundo: totalmente sem roupas! Isso mesmo, dormir pelado faz bem!

Parece até brincadeira algo assim ter sido estudo por pesquisadores, mas os argumentos que eles têm são válidos. São razões, sobretudo, muito convincentes. Quer ver?

Abaixo, alguns motivos cientificamente comprovados pelos quais você precisa dormir pelado de hoje em diante. Portanto, se prepare para jogar pela janela todos os seus pijamas!

Por que dormir pelado?

1. Dormir pelado para dormir melhor

De acordo com estudos, quando a gente dorme nossa frequência cardíaca fica mais lenta, diminuindo assim a temperatura corporal. Quando um pijama é usado, esse processo pode ser atrapalhado, já que muitos tecidos fazem o corpo ficar mais quente que o normal. Isso, segundo os cientistas, pode atrapalhar a qualidade do sono. Aliás, muitos casos de insônia estão diretamente ligados à temperatura corporal durante o sono.

Continua após a publicidade

2. Mais atraente

É assim que você vai se sentir quando passar a dormir pelado. Conforme a ciência a alta temperatura do corpo à noite interrompe também a produção natural de melatonina e alguns outros hormônios antienvelhecimento. A longo prazo, isso faz as pessoas se sentirem menos atraentes e pode realmente deixar a pele e os cabelos menos saudáveis.

3. Dormir pelado emagrece

Depois dessa os homens vão morrer agradecendo, porque a mulherada não vai perder a chance de emagrecer dormindo! Isso mesmo, estudos apontam que ir para a cama sem roupas melhora a qualidade do sono e, como consequência, permite que a sensação de fome seja controlada. Isso porque, dormindo bem, o corpo produz menos cortisol, o hormônio do estresse; assim, os níveis de energia e de fome ficam sob controle, já que pessoas estressadas tendem a comer mais compulsivamente.

4. Mais intimidade

Dormindo pelado, você vai dormir melhor, emagrecer e, de quebra, deixar seu relacionamento mais feliz. Isso porque quem dorme sem roupas, consequentemente, faz mais intimidade! Especialistas dizem que tudo está relacionado à produção de ocitocina, hormônio responsável pelos “apetite” (se é que você entende…) e que também é fabricado pelo corpo durante o sono.

5. Muito mais fácil

Já pensou o quão inútil e complexo é colocar uma roupa apenas para dormir e, no dia seguinte, tirá-la para colocar uma roupa ‘sociável’? Pois é, além de não ter que gastar mais com pijamas, as pessoas que dormem sem roupas pulam esse processo socialmente imposto e, claro, têm um processo de dormir mais simples… como se precisássemos de mais um motivo para convencer você dos benefícios de ir para cama pelado, não é mesmo?

Continua após a publicidade

E então, que tal abandonar de vez o pijama?

Agora, se você quer dormir ainda melhor, talvez deva conferir esse outro post: Chás para dormir: melhores ervas para ajudar no sono.

Próxima página »

Escolhidas para você