O maior festival de música do planeta teve sua estreia em 1985, com a participação das principais estrelas da época. Depois disso, a dose foi repetida mais 8 vezes – em 1991, 2001, 2011 e 2013, 2015, 2017 e 2018.
Apesar do nome, o festival também é conhecido por promover uma mistura de ritmos e, além das bandas de rock, já contou com a participação de nomes como Ney Matogrosso, Ivete Sangalo e Beyoncé.
Para dar a larga em mais uma festa da música, preparamos uma lista com algumas curiosidades sobre as três décadas de história do festival.
Algumas curiosidades sobre o Rock in Rio
A multidão faz parte do show
O público sempre fez parte do show no Rock in Rio de uma maneira especial. Não foi por acaso que, em 1985, no primeiro festival da história, o enorme e abrangente sistema de luzes da edição foi construído em parte especialmente para iluminar o público. Foi a primeira vez que o público foi propositadamente iluminado em um show desse tipo.
Que tal casar-se no Rock in Rio?
O Rock in Rio tem sido palco de muitas histórias de amor, muitas das quais terminaram em casamento.
Mas você sabia que algumas pessoas já se casaram durante o festival? Em 2011, um casal disse “eu aceito” na Rock Street durante o show do Red Hot Chili Peppers.
E adivinha o que a mulher que pegou o buquê nesse casamento fez dois anos depois? Exatamente. Ela se casou também, no festival.
O ‘casório’ ocorreu na mesma Rock Street, com a presença de milhares de pessoas.
Três minutos de silêncio, por favor
Desde 2001, o “For a Better World” (Por Um Mundo Melhor), um movimento de conscientização social apoiado pelo Rock in Rio, tem sido parte integrante do festival.
Começou com uma ação de grande magnitude. Com a intenção de promover a reflexão sobre as mudanças positivas que cada um de nós pode fazer no mundo, o terceiro festival começou com três minutos de silêncio de 3.500 emissoras brasileiras de rádio e TV.
Fazendo história
O festival de 2011 do Rock in Rio foi transmitido ao vivo no YouTube.
Durante o show do Metallica, a transmissão atingiu 3 milhões de espectadores em mais de 200 países, um recorde que perdurou por anos. O maior festival de música do mundo + Metallica = acontecimento monumental.
Rock and Roll Zip Line
A tirolesa é um clássico no Rock in Rio, já que qualquer pessoa pode atravessar o mar de pessoas que preenchem a Cidade do Rock.
Tem sido um enorme sucesso no festival entre o público e seus vários artistas no palco também. Janelle Monáe começou a brincadeira em 2011.
Logo depois se juntaram a ela Ricky Wilson, do Kaiser Chiefs, no show em Lisboa (2012). No ano seguinte, Jared Leto, da banda 30 Seconds to Mars tomou sua vez, e desceu a tirolesa cantando.
Por fim, Reflektor, o mascote brilhante do mais recente álbum do Arcade Fire, cruzou a Cidade do Rock em Lisboa no início deste ano. Que outro festival tem algo assim?
Todos amam os Stones
Todo mundo queria ver o aguardado show dos Rolling Stones no Rock in Rio de Lisboa – até mesmo Bill Clinton e Jorge Sampaio, ex-presidentes da República, marcaram presença.
Após o show, os ex-presidentes americano e português posaram para uma foto com o Linkin Park, outro destaque no Palco Principal do festival.
Leia também: Conheça as exigências de camarins de alguns astros do Rock in Rio 2017
Compartilhe o post com seus amigos!
Fonte: Rock USA
2 comentários em “6 curiosidades que você não sabia sobre o Rock in Rio”