8 coisas que a cera de ouvido pode revelar sobre sua saúde

Todo mundo sabe que limpar o ouvido hastes flexíveis, os famosos cotonetes, não é um hábito nada saudável (pelos motivos que você já conferiu aqui, nessa outra matéria do Segredos do Mundo). No entanto, com certeza, essa é uma coisa que você ainda faz em seu dia a dia, não é verdade?

E, já que você não consegue largar esse hábito perigoso, é bom começar a prestar atenção na ponta do cotonete. Isso porque sua cera de ouvido, por mais nojentinha que possa parecer, pode revelar muito sobre sua saúde.

Como você vai perceber ao longo desse post, a cor e a textura da cera de ouvido podem sinalizar carências nutricionais e até mesmo algumas doenças, como infecções. Isso, sem contar, que podem ser o primeiro grito de alerta do corpo em caso de tímpano perfurado, sabia?

Abaixo você confere tudo o que sua cera de ouvido pode revelar sobre o que está rolando em seu organismo, mesmo que você não esteja sentindo nada.

Entenda o que a cor e a textura da cera de ouvido podem indicar:

1. Cera acinzentada

Se você não tiver outros sintomas, pode ser apenas poeira ou poluição.

2. Cera de ouvido avermelhada

Quando é possível notar manchas de sangue na cera de ouvido pode ser um sinal de que seu tímpano está perfurado. Isso pode causar infecções no ouvido, que podem evoluir para uma otite, por exemplo, e acabar comprometendo sua audição. Então, vá até um médico com urgência.

3. Cera cor de café

Quando a cera de ouvido atinge esse tom de marrom muito parecido com o do café, pode indicar que seu organismo passou por um forte estresse recentemente.

4. Cera de ouvido preta

Se a cera ficou enegrecida em uma única ocasião, não costuma ser nada de preocupante. No entanto, se for algo recorrente e, especialmente se você você sentir outro sintomas, com uma coceira que se intensifica com o passar dos dias; melhor procurar um médico. Esse pode ser um sinal de proliferação de fungos.

5. Cera de ouvido branca

Em casos de cera esbranquiçada, pode ser um sinal de que seu organismo está com falta de algumas vitaminas e microelementos, como o ferro e o cobre. É interessante procurar um médico para que ele indique em que ponto sua alimentação anda fragilizada.

Nesses casos, é comum que seja indicado o uso de suplementos vitamínicos e o maior consumo de alimentos ricos em ferro, como feijão, aveia e ervilha.

6. Cera com odores desagradáveis

Pode ser que seu ouvido esteja com alguma infecção. Outros sintomas do problema, além da mudança no odor, é a sensação de ruídos e de de ouvidos tampados.

7. Cera de ouvido líquida (ou quase)

Quando a consistência da cera de ouvido se altera e passa a ser tão líquida ao ponto de escorrer do ouvido pode ser um sinal de lesão auditiva ou de algum início de processo inflamatório. Esses casos, o mais indicado é procurar um especialista.

8. Cera de ouvido seca

Essa mudança no estado físico da cera pode indicar que falta no seu organismo gorduras saudáveis. Pode também ser um sintoma de dermatite ou de outras doenças na pele. Nesse caso, é preciso procurar um médico para que ele identifique o problema.

E então, qual costuma ser a cor e a textura de sua cera de ouvido? Você já tinha se preocupado com essa questão antes? Conte-nos nos comentários!

E, falando em cuidados com o ouvido, você pode gostar de conferir ainda: 5 formas de desentupir os ouvidos em casa.

Fonte: Incrível