Dia das Mães: conheça a origem e curiosidades sobre a data

O Dia das Mães é uma das datas mais comemoradas no mundo. Mas ela teve uma origem e razão de ser. Conheça algumas curiosidades sobre ela

história do Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data comemorativa celebrada em diversos países do mundo, em homenagem às mães e à maternidade.

No Brasil, comemoramos essa data no segundo domingo de maio com o objetivo principal de homenagear todas as mães e, além disso, reconhecer a importância que elas têm em nossas vidas.

Qual é a origem do Dia das Mães?

A história do Dia das Mães remonta à Grécia Antiga, quando os gregos celebravam um festival em honra à deusa Reia, mãe de todos os deuses. Para os romanos era Cibele, a deusa mãe, conhecida também por Magna Mater. 

No mundo cristão, a figura de Maria, mãe de Jesus, ganhou relevância após a Idade Média. Neste mês de maio, aliás, a Igreja Católica celebra a devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus.

Com o passar do tempo, a celebração foi crescendo e adquiriu lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo.

No entanto, a ideia de criar uma data para homenagear as mães modernas surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, graças ao esforço da ativista Anna Jarvis.

A jovem norte-americana havia perdido a mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905. Ela valorizava as mulheres que exerciam a maternidade. Em 1858, fundou o Mother’s Day Work Clubs, que realizava campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil.

Seguindo os passos da mãe, Ann também se tornou ativista. Depois que a mãe faleceu, Anna iniciou uma campanha a fim de demostrar a importância da figura materna na sociedade.

Ela organizou diversos eventos em homenagem às mães e, em 1914, conseguiu que o presidente Woodrow Wilson oficializasse o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos Estados Unidos.

Quando o Dia das Mães começou a ser comemorado no Brasil?

A Associação Cristã de Moços instituiu a comemoração do Dia das Mães no Brasil em 12 de maio de 1918, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ou seja, inspirada pelas celebrações realizadas nos Estados Unidos.

Entretanto, foi apenas em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou a data como feriado nacional. Desde então, comemoramos o segundo domingo de maio como o Dia das Mães no Brasil.

Como comemorar?

Existem diversas formas de comemorar o Dia das Mães, desde presentear com flores e chocolates, até preparar uma refeição especial em casa.

Algumas sugestões de presentes são: roupas, acessórios, perfumes, livros, entre outros.

Outra opção é preparar um café da manhã, almoço ou jantar especial para a mãe, com pratos que ela goste e uma decoração temática.

Também é possível fazer um passeio em família, visitando um lugar que a mãe goste, como um parque, museu ou praia.

Outra sugestão é realizar atividades em casa, como assistir a um filme juntos, jogar jogos de tabuleiro ou cartas. Ou até mesmo fazer uma sessão de fotos em família.

Independentemente da forma como se comemora, o importante é demonstrar amor e carinho pela mãe, valorizando o papel fundamental que ela tem em nossas vidas.

Fontes: Calendarr, Toda matéria, Modo brincar

Outras postagens

Um comentário em “Dia das Mães: conheça a origem e curiosidades sobre a data