Curiosidades

Absinto – História e curiosidades sobre a bebida proibida

Absinto, uma das bebidas mais fortes do mundo, já foi a bebida da moda. Conheça essa bebida com alto teor alcoólico conhecida no mundo todo.

Atualizado em 27/06/2020

Você gosta de bebidas fortes? Então, precisa conhecer o absinto.

Com o teor alcoólico de 50 a 80%, certamente, é uma das bebidas mais perigosas do mundo. Desse modo, chegou até ser proibido o consumo em alguns países.

De fato, essa chega a ser uma das bebidas mais polêmicas da história, principalmente por ter participado de muitos acontecimentos famosos até hoje.

Conheça a história e curiosidades dessa bebida.

História do absinto

Absinto - Conheça a história e as características da bebida proibida
Museu da Gula

A princípio, em 1792, Pierre Ordinaire criou a fórmula do absinto para ser um vermífugo. No entanto, ela chamou tanta atenção que o francês Henri-Louis abriu destilarias na Suíça e França para comercializar esse produto.

Anos depois, em 1840, os soldados de guerra levavam essa bebida com a desculpa de curar a febre africana. É claro que logo caiu no gosto popular e embriagou vários mundo afora.

Artistas que utilizavam-se do absinto

Absinto - Conheça a história e as características da bebida proibida
Edgar Allan Poe – Galileu

Estudos indicam que a erva Artemisia absinthium, presente no absinto, tem princípios que fazem com que o cérebro entre em intensa atividade. De fato, aumentando e muito o nível de criatividade.

Dessa forma, muitos artistas consumiam a bebida antes de suas produções, para assim ter mais criatividade nas suas obras de artes. Citamos, por exemplo: Van Gogh, Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, Edgar Allan Poe, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Verlaine, Oscar Wilde e Aleister Crowley.

Consequências do absinto

Absinto - Conheça a história e as características da bebida proibida
Pausa Dramática

Por outro lado, o absinto tem também thujone. Esse é o responsável pela fama que a bebida tem de ser alucinógena. No entanto, são pequenas doses e estudos comprovam não ter relação direta com esse fato.

Mas, dizem por aí que o excesso de absinto pode causar, além de alucinações, também convulsões, hiperatividade, tremores e fraqueza muscular.

Características do absinto durante os anos

Essa bebida verde e suave realmente ganhou fama após ser descoberta pelos soldados franceses. Desde então, se espalhou pelo mundo em diversas versões, marcas e teor alcoólico para agradar os diferentes paladares.

Todos pensam que o absinto é um licor, mas de fato é uma bebida destilada, produzida principalmente na França, Suíça, Espanha e República Tcheca.

Histórias com o absinto

Paul Verlaine e Arthur Rimbaud

Absinto - Conheça a história e as características da bebida proibida
Arthur Rimbaud – MAG

Como dito anteriormente, diversos artistas usavam o absinto para aumentar a criatividade. Portanto, diversas histórias que estavam relacionadas com a bebida existiram.

Arthur Rimbaud utilizava-se da bebida em pequenas doses para suas criações poéticas. Já Paul Marie Verlaine, um dos maiores nomes da poesia francesa, usou altas doses da bebida. De fato, esse exagero destruiu sua família e a brilhante carreira.

Van Gogh

Absinto - Conheça a história e as características da bebida proibida
Van Gogh – Aventuras na História

O famoso pintor Van Gogh também ficou conhecido por exagerar nas doses da bebida que tanto prejudicaram sua saúde. Assim, registros indicam que ele teve alguns surtos psicóticos e ataques epiléticos, sendo esse último a causa da sua morte.

Em um desses momentos, Van Gogh ficou tão fora de si que ameaçou o poeta Paul Gauguin, cortou a orelha dele e deu de presente para uma prostituta.

Proibição

Não por menos, com tantas outras histórias que foram surgindo, o absinto se tornou uma ameaça e, consequentemente, uma bebida proibida.

Tudo começou na Suíça, mas logo outros países também adotaram essa proibição da venda da bebida, fábricas fecharam e bebidas foram destruídas. Os viciados passaram a consumi-la ilegalmente.

Ritual para tomar absinto

Absinto - Conheça a história e as características da bebida proibida
Freepik

O absinto foi apelidado como a fada verde. Em resumo pela coloração e pela criatividade que era libertada sempre que bebiam uma dose da bebida.

Mas saiba que há um ritual para beber: o La Louche. Você serve uma dose da bebida na taça, na colher de absinto (furada e em formato de espátula) coloque um cubo de açúcar e pingue água gelada por cima.

E aí, o que achou da matéria? Se gostou, confira essa matéria a seguir: Café faz mal? 10 efeitos que a bebida pode causar no seu corpo.

Fontes: Etílicos; Mitology News; Papo de Bar¹; Papo de Bar².

Imagem de Destaque: Metro Jornal.