Ácaros, o que são? Características desses animais e como eliminá-los

Os ácaros são mini-aracnídeos que vivem por toda a sua casa e você não vê. Esses animais podem causar diversas doenças aos humanos.

Muito se fala sobre os ácaros. Aliás, o nome desse pequeno animalzinho é muito comum por aí. Isso porque, esses mini-aracnídeos são responsáveis por muitas alergias humanas.

Esses pequenos seres são aracnídeos minúsculos. Ou seja, geralmente, eles medem menos que um milímetro. Enfim, o ácaro está na mesma subclasse que os carrapatos, a Acarina ou Acari.

Os habitats desses seres são diversos. Portanto, é possível encontrá-los na água, no solo e até mesmo em plantas e em animais.

Existem em torno de 48.000 espécies de ácaros descritos no mundo. E, segundo acarologistas, esse número ainda é uma representação muito pequena da quantidade de espécies existentes desse animal.

Características dos ácaros

Ácaros - O que e como são esses pequenos animais e como eliminá-los
Fonte: Dino

As características desses mini-aracnídeos mudam de acordo com as suas espécies. Entretanto, de forma geral, eles possuem o corpo sem divisões (indiviso, sem regiões ou tagmas), apresentam gnatossoma (uma espécie de cabeça generalizada) e têm quatro patas ao se tornarem adultos.

Diversas espécies possuem pilosidades na superfície do corpo, ou seja, finos pelinhos, que têm função táctil . Além disso, os ácaros variam de cor. Alguns podem ser marrons, outros pretos, verdes, vermelhos, alaranjados ou também apresentar uma variação de cores.

Por fim, esses animais microscópios, em sua grande maioria, são ovíparos. E apesar do mal que alguns deles trazem aos humanos, os ácaros só conseguem viver em torno de cem dias.

Associação com a alergia humana

mini-aracnídeos
Fonte: Wikipedia

Alguns desses mini-aracnídeos são conhecidos como ácaros domésticos. E são esses os responsáveis por diversas alergias que nós, humanos, temos. Como por exemplo: asma alérgica, rinite e dermatite atópica. Enfim, esses seres vivem em travesseiros, almofadas, sofás, colchões, tapetes, bichinhos de pelúcia e em lugares úmidos.

E sabe como eles se alimentam? Das escamas das nossas peles (e da dos animais também). E não adianta pensar que eles vão viver por pouco tempo na sua casa. Porque os ácaros se reproduzem de forma muito rápida. Ou seja, em um metro quadrado, você consegue encontrar até 100 mil ácaros.

Enfim, o que nos causa alergia são seus excrementos e animais mortos. Eles se misturam a poeira da casa e acabam sendo inalados. Além desses ácaros, ainda existem alguns outros que são verdadeiros parasitas dos humanos. Os mais comuns são o Dermatophadoides ptronyssinus, o Blomia tropicalis e o Dermatophagoides farinae.

Parasitas

mini-aracnídeos
Fonte: Kotobukicolchoes

Esses mini-aracnídeos parasitas, quando atingem os folículos pilosos e as glândulas sebáceas, provocam os famosos cravos que nós temos no rosto e também inflamações nas pálpebras, além de, em alguns casos, priorar a rosácea. São os Demodex folliculorum. O Sarcoptes sacbiei atinge as áreas cutâneas e causam a sarna humana.

Algumas outras espécies como o Raoiella, o Schizotetranuchus hindustanicus e o Eriophyes litchii pode atingir plantações e destruir grandes áreas agrícolas.

Como tratar alergia causada por ácaros

Fonte: Brainly

A primeira forma de tratar os problemas que esses pequenos seres trazem para a vida humana é se prevenindo. Portanto:

  • Limpe com frequência colchões, travesseiros e cobertores usando água quente
  • Utilizar uma máscara ao limpar a casa e lavar o nariz com soro após o processo
  • Alérgicos e asmáticos devem usar travesseiros de pena, porque possuem menor proliferação do animal
  • Consumo de anti-histamínicos reduzem os sintomas de alergia (tomar com prescrição médica)
  • Consumo de anti-inflamatórios (também com prescrição médica)

Depois é necessário visitar um médico para descobrir qual espécie está presente no seu corpo ou na sua casa. Aliás, para cada doença e espécie diferente existe um teste diferente e específico.

Outras formas de eliminar os ácaros de casa

Fonte: Clinprosaude

A luta contra os ácaros é invisível. Portanto, nós nunca teremos total certeza de que a casa está livre desses mini-aracnídeos. Entretanto, algumas atitudes podem ser tomadas para prevenir e reduzir a quantidade de ácaros dentro de casa.

  • Deixe as janelas abertas durante o dia
  • Limpe a casa semanalmente (no mínimo)
  • Também troque as roupas de cama a cada semana
  • Ponha o chão, travesseiros e as cobertas para tomarem sol
  • Aproveite e utilize capas antiácaro no travesseiro e no colchão
  • Bichinhos de pelúcia também precisam ser limpos. Colocá-los no freezer algumas vezes também ajuda
  • Carpetes e cortinas de pano não são bem-vindos dentro de casa
  • Não lave o colchão e o travesseiro com água
  • Para limpá-los, utilize aspirador de pó com filtro Hepa
  • Não adianta usar produtos para matar ácaros. Os animais mortos também causam alergias
  • Por fim, sempre lembre de trocar o filtro do ar-condicionado – da casa e do carro.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Libélula – Características, reprodução, habitat, importância e simbologia

Imagens: Uol, Dino, Wikipedia, Kotobukicolchoes, Brainly e Clinprosaude

Fontes: Infoescola, Saudeabril e Uol

Outras postagens