Curiosidades

Adão e Eva – Quem eram? O que aconteceu com eles no Jardim do Éden?

Adão e Eva podem ter a história mais conhecida de todos os tempos, mas o que se esconde por trás de todas essas metáforas?

Por Victor Prado

-

Uma das histórias mais famosas em todo o mundo é a de Adão e Eva, afinal eles foram os primeiros seres humanos a viverem na Terra (segundo a religião cristã e judaica). Antes de entender mais sobre tal história, vamos a um rápido resumo.

Deus levou 6 dias para criar todo nosso universo, criando Adão no sexto dia. Ele já tinha criado a luz, os astros e até os animais selvagens. O único homem da Terra percebeu que todo animal tinha seu par e ficou triste.

Então, vendo sua tristeza, o Criador colocou Adão para dormir e, de sua costela, teria feito Eva. Esta, basicamente, foi a primeira mulher e o par do primeiro homem.

Segundo a Bíblia, eles vivam no Jardim do Éden até que Eva, influenciada por uma cobra, comeu o fruto proibido. Adão também comeu e ambos foram expulsos por um anjo do paraíso. A partir daí surgiu a humanidade, os filhos do primeiro casal do mundo.

Essa história você já sabe, porém existem diversas coisas por trás dela que muitos provavelmente não sabem.

Origem de Adão e Eva

Adão e Eva - Quem foram e o que aconteceu com eles
Grunge

Por ser uma história tão conhecida, muitos estudiosos já buscaram entender suas origens a fim de saber muito mais sobre. Diversas informações se contradizem nos textos bíblicos, além de ser uma tradução de outro livro repleto de símbolos e metáforas. Já se sabe , por exemplo, que o mundo não foi criado em 6 dias e toda sua história de milhares e milhares de anos correspondem a 6 grandes eras geológicas.

Chegando na parte de Adão e Eva, temos algumas revelações interessantes. A palavra “Adão” é, na verdade, mais um símbolo judaico-cristão e islâmico. “Adam” é de onde originou o nome do suposto primeiro homem, e seu significado é “humano ou humanidade”, não sendo um nome próprio como está escrito na bíblia.

Também existem outras possibilidades, onde o nome Adão seja um nome antigo utilizado para denominar um grupo liderado por homens. Em terceiro lugar temos um termo hebraico AdaMaH, que é muito semelhante ao nome citado anteriormente. Seu significado é “Terra Fértil”, já que estamos falando do primeiro homem do mundo e seria o pai de todos.

Eva também tem suas origens questionadas por estudiosos. Outro termo hebraico é HaVVah, que significa “mãe dos sobreviventes”. Tal termo também está associado ao verbo HaYaH, que significa “viver”. Ambos os significados ligados ao papel da mulher de produzir e criar uma nova vida. Existem teorias de que Eva poderia também ser o nome de um clã de mulheres.

O pecado e o fim do Éden

Adão e Eva - Quem foram e o que aconteceu com eles
Opus Dei

Como dito anteriormente, Eva foi seduzida por uma cobra e comeu o fruto proibido. Deus tinha lhe dito que aquele era o único fruto para não comer em todo o Jardim. Ela ofereceu para Adão que também comeu. Assim que Deus soube, os expulsou. Acredita-se que nesse momento, humanos conseguiram diferenciar o bem do mal e também começaram a buscar conhecimento. Eles se tornaram responsáveis pelo seu destino, portanto agora são seres imperfeitos, sempre buscando a redenção durante a vida.

De acordo com a bíblia, Adão e Eva se viram com muitas dificuldades de encontrar comida e também para criar seus filhos. Em resumo, eles viveram momentos trágicos, como a morte de seu primogênito pelo seu irmão mais novo. A partir daí os filhos se casaram e a Terra estaria populada em algumas décadas.

A ciência não acredita nessa hipótese, apesar de alguns teólogos e até mesmo padres cientistas buscarem entender tal alegoria através de fatos. Uma das teorias mais Adão foi um grupo de homens que encontrou um grupo de mulheres e a partir daí surgiu a primeira sociedade.

Agora que você já sabe mais sobre a ciência de Adão e Eva, confira em seguida algumas curiosidades sobre o casal

5 curiosidades sobre Adão e Eva

As duas criações de Adão

Adão e Eva - Quem foram e o que aconteceu com eles
Nova Mais

Uma parte muito controversa de bíblia é justamente onde se encontra a criação da vida, incluindo a de Adão. Primeiro é mostrado que Deus criou o homem a sua semelhança e também a mulher, porém, no segundo capítulo de Gênesis, temos uma nova criação do homem. Dessa vez tudo é descrito de forma detalhada, e muitos defendem que o escritor estaria apenas dando detalhes para oque aconteceu no capítulo anterior.

Por fim, diversas possibilidades e contradições surgiram. Uma teoria bastante popular é que Adão teve uma mulher antes de Eva. Ela se chamava Lilith e logo após fazer coias terríveis acabou se transformando em um demônio.

Costela ou báculo?

Adão e Eva - Quem foram e o que aconteceu com eles
Nano Macro

Conhecemos a história de Eva foi feita a partir da costela do homem, mas como o que lemos é uma tradução, algumas coisas podem ter mudado de sentido. A palavra “tsela” aparece em todo o texto 40 vezes, sendo apenas uma traduzida como costela. Além disso, significado literal da palavra é “membros laterais de um corpo humano ereto”.

Uma teoria diz que na verdade, o osso utilizado para fazer a mulher é báculo. Esse osso é presente em alguns mamíferos, localizado no pênis. O ser humano perdeu esse osso com o passar do tempo. Portanto, isso faria sentido, uma vez que homens tem todos os pares de costelas no seu corpo completos e não tem báculo.

Umbigos

Adão e Eva - Quem foram e o que aconteceu com eles
Grunge

O umbigo é uma grande cicatriz por onde a mãe passa nutrientes para o filho durante a gestação. Caso a gestação não tenha ocorrido, como é o caso de Adão e Eva, não existiriam motivos para os terem tal caraterística.

Muitos livros se aprofundam nesse debate, mas cristãos fundamentalistas defendem que o casal não tinha umbigo. Segundo eles, essa seria uma “falsa indicação de que teriam sido gerados por uma mãe”, ou seja, Deus não faria isso.

Maçã? Figo? Romã?

Adão e Eva - Quem foram e o que aconteceu com eles
Grunge

No século IV d.C., o papa Damasco resolveu que a bíblia deveria ser traduzida para o latim, então aconteceu uma dos maiores erros sobre gênesis. Em um momento da história a palavra “mal” estava ligado ao fruto proibido e a tradução da palavra é “malus”. Coincidentemente, malus também significa maçã e a partir daí esse trocadilho ganhou mutia força.

Em hebraico, o fruto proibido é referido como a palavra “peri”, que na tradução para inglês pode significar qualquer fruta. Outros estudiosos ainda especificam que tal palavra pode significar figo, uva, damasco, uma cidra e até mesmo trigo, muitas cosias, mas não maçã.

O final alternativo para o casal

Adão e Eva - Quem foram e o que aconteceu com eles
AASCJ

No Islã também existe a história de Adão e Eva e em principio, tudo acontece da mesma forma até eles serem expulsos do Jardim do Éden. Em suma, os dois são expulsos, separados por 200 anos e só quando se reencontram eles tem Caim e Abel. É dito também que Eva teve 20 pares de gêmeos antes de morrer, enquanto Adão tinha 40 mil filhos.

Por fim, o que achou de toda essa história? Comenta aí e compartilha com todo mundo. Caso tenha gostado, é provável que também goste dessa matéria: O que é Cientologia? Conheça a religião das estrelas de Hollywood

Fontes: Info Escola, Grunge, JW

Imagens de destaque: Time

Próxima página »

Escolhidas para você