Curiosidades

Água com açúcar realmente ajuda na hora de acalmar?

No geral, a crença que água com açúcar acalma parte de uma noção do senso comum, mas também do efeito placebo no organismo humano.

Respondendo de vez uma questão no imaginário popular, não há nenhum embasamento científico sobre a água com açúcar acalmar uma pessoa nervosa. Sendo assim, especialistas e cientistas acreditam que o famoso efeito placebo é o que cause uma alteração emocional. Em resumo, não há efeito sedativo ou calmante na mistura das duas substâncias.

No geral, o açúcar tem um efeito oposto, porque se converte em glicose e frutose após passar pela metabolização. Desse modo, gera dois carboidratos que são verdadeiros combustíveis do organismo. No entanto, essa ideia popular de que água com açúcar ajude alguém a se acalmar tem maior relação hormonal do que química.

Em resumo, o açúcar favorece a liberação de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Como consequência, o senso comum interpreta essa substância como um sedativo, mas não é bem assim que funciona. Apesar disso, o maior efeito com essa mistura é o efeito placebo.

Ou seja, o indivíduo que consome água com açúcar acredita que ficará mais tranquilo, e por isso consegue se acalmar. Porém, há explicações científicas e fisiológicas para o que acontece nesse processo. Sendo assim, entenda mais a seguir e aprenda de uma vez por toda a relação entre esses elementos.

Água com açúcar realmente acalma?

Água com açúcar e o efeito placebo

A princípio, quando uma pessoa está estressada, o corpo produz maior adrenalina e aumenta-se o gasto de energia. Desse modo, quando se toma água com açúcar é possível repor parte dos nutrientes que se perdeu no processo. Sendo assim, a sensação de calma parte tanto da reação hormonal quanto de um processo simples de hidratação.

Continua após a publicidade

No geral, o efeito placebo é o maior protagonista da relação entre água com açúcar e se acalmar. Nesse sentido, consiste num fármaco, terapia ou procedimento que apresenta efeitos terapêuticos. Sobretudo em consequência dos efeitos psicológicos que surgem através da crença do paciente a respeito do tratamento.

Comumente, acredita-se que o efeito placebo afeta diretamente na ansiedade e estresse do paciente. Como consequência, uma série de respostas psicossomáticas sofrem redução e cria-se uma sensação de bem-estar. Portanto, especialistas estimam que isso é benéfico para o paciente, em especial por partir de uma reação independente do paciente.

Nesse contexto, e também a um nível cerebral, estima-se que a água com açúcar enquanto placebo reaja no cérebro reduzindo estímulos nervosos com relação à dor. Dessa forma, é possível aliviar ou mesmo eliminar a sensação de dor, ainda que haja um estímulo físico. Ou seja, pode-se obter o bem-estar ainda que haja um ferimento na pele, e que o corpo esteja lidando com isso.

Geralmente, se utiliza de estímulos semelhantes à água com açúcar em testes de medicamentos e terapias. Em resumo, há divisão de um grupo que recebe o placebo e outro que recebe o medicamento. Posteriormente, e a partir de análises médicas, obtém-se informações sobre o efeito do medicamento quando em comparação com o placebo.

Água com açúcar realmente acalma?

Como se acalmar?

Portanto, ainda que a água com açúcar não funcione com você, existem outras formas de se acalmar e combater o estresse. Nesse sentido, exercícios de respiração são excelentes aliados do organismo, porque provocam reações cerebrais que alteram o ritmo do corpo. Como exemplo, pode-se citar que a respiração reduz o fluxo respiratório e batimentos cardíacos para um nível normal.

Continua após a publicidade

Sobretudo, as formas de se acalmar relacionam-se diretamente à produção da serotonina e a sensação de bem-estar, assim como de tranquilidade. Dessa forma, a prática de atividades físicas é excelente na redução de adrenalina e cortisol, ajudando a relaxar e criando sistemas de reação mais apurados no organismo.

Por outro lado, manter uma higiene do sono e dormir com qualidade permite que haja recuperação muscular e preservação de energia. Mais ainda, uma dieta balanceada provê ao corpo humano todos os nutrientes necessários para manter as funções orgânicas em pleno funcionamento. Ademais, pode-se adicionar o hábito de consumir chás relaxantes para aproveitar dos benefícios naturais das plantas.

Finalmente, a prática de meditação auxilia no desenvolvimento da respiração, concentração e reações emocionais. Em especial, gera consciência corporal, fundamental para acalmar-se e manter o controle emocional. Sendo assim, nem mesmo água com açúcar será preciso diante dos desafios.

E aí, aprendeu se água com açúcar realmente acalma? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você