Curiosidades

Alfarroba, o que é? Como consumir e principais benefícios para a saúde

A alfarroba é uma planta que tem ganahdo destaque nas cozinhas como substituto saudável para receitas de doces que levam cacau

Por P.H Mota

A alfarroba é uma espécie de vagem típica da alfarrobeira, uma planta arbusto nativa da região do Mediterrâneo. A planta tem tons marrons escuros e um sabor adocicado que ganhado cada vez mais espaço na culinária, especialmente como alternativa para o cacau.

Entretanto, a alfarroba tem despontado como alternativa especialmente pela concentração de componentes nos dois alimentos. O cacau, por exemplo, possui 23% de gordura e 5% de açúcar. Por outro lado, a alfarroba tem apenas 0,7% de gordura e cerca de 38% a 45% de sacarose, glicose e frutose.

Além disso, a planta também não carrega elementos estimulantes como cafeína e teobromina.

O que é alfarroba

Alfarroba - o que é, como consumir e principais benefícios para a saúde
eCycle

O fruto da alfarrobeira tem forma semelhante à da vagem, com cerca de 8 a 12 sementes no seu interior. Por conta do sabor doce semelhante, é muito utilizado na versão em pó como alternativa do cacau ou mesmo do chocolate.

Continua após a publicidade

Entre outras vantagens, também está o baixo teor calórico. Somado a isso, o fruto ainda é rico em antioxidantes, fibras e vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio.

Além da versão em pó, a alfarroba também pode ser encontra nas formas de goma ou creme. Também é possível encontrar produtos industrializados que levam o ingrediente, como geleias e barras de cereais.

Benefícios da alfarroba

Alfarroba - o que é, como consumir e principais benefícios para a saúde
endoclínica

Controla o colesterol: além da baixa quantidade de calorias, a presença de antioxidantes da planta ajuda a reduzir níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos. Dessa forma, é possível evitar acúmulo de gorduras nas artérias e evitar doenças cardiovasculares.

Ajuda na perda de peso: por ter poucas calorias e baixa concentração de gordura, o consumo de alfarroba dentro de uma alimentação equilibrada pode ajudar na redução de peso.

Continua após a publicidade

Saúde gastrointestinal: a presença de fibras e taninos na alfarroba ajuda a equilibrar a saúde da microbiota intestinal e acidez do estômago. Sendo assim, é possível combater e evitar vômitos e diarreias.

Controle de diabetes: fibras como a pectina também pode ser úteis na redução de picos glicêmicos. Além disso, o próprio consumo da alfarroba pode reduzir esses picos, uma vez que já ajuda a regular os níveis de açúcar do sangue.

Saúde dos ossos: os ossos também pode ser beneficiados pelo consumo do fruto da alfarrobeira, em razão da grande concentração de cálcio e magnésio. A partir daí, ossos e dentes podem ser fortalecidos, prevenindo fraturas e osteoporose.

Saúde do sono: a troca de outros doces pela alfarroba pode favorecer o sono. Isso porque a ausência de cafeína na planta faz com que ela possa ser consumida até mesmo durante a noite sem interferência na qualidade do sono.

Continua após a publicidade

Como consumir

Alfarroba - o que é, como consumir e principais benefícios para a saúde
VivaBem

O principal consumo de alfarroba está na versão em pó. Dessa maneira, a planta ganha destaque especialmente como alternativa dentro de receitas de tortas, bolos, biscoitos e outros doces que levariam cacau. Além disso, também pode ser consumido misturado com leite ou mesmo na forma de produtos industrializados.

Apesar de trazer vários benefícios, a alfarroba deve ser consumida de forma moderada. Isso porque ela pode obstruir o intestino. Dessa maneira, pessoas que já sofrem com obstrução intestinal, ou com estenose do esôfago ou do intestino devem ter atenção na hora do consumo.

Fontes: Jasmine Alimentos, Cuidaí, Minha Vida, Tua Saúde

Imagens: VivaBem, tão feminino, endoclínica, eCycle

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você