Ciência & Tecnologia

Amnésia, o que é e como saber se você tem? Tipos, causas e tratamentos

Afinal, a amnésia é realmente da forma que é retratada nos filmes? O que a causa? Quais são os principais sintomas? Que pode desenvolvê-la?

Por Emilly Krishna

-

Afinal, o que é a amnésia? Se você já se perguntou isso, vamos lhe explicar com detalhes.

Primeiramente, a amnésia é o principal distúrbio da memória. Inclusive, ela é uma perda total ou parcial da capacidade para recordar experiências ou acontecimentos.

Basicamente, a perda de memória pode ser classificada em retrógrada, que é quando se tem dificuldade de lembrar de eventos ocorridos antes do acidente ou trauma. Ou então como anterógrada, que é quando ocorre a dificuldade de aprender informações ou memórias novas.

Além dessas, podemos citar a última forma de ocorrer a amnésia, que é a sensação específica. Ou seja, ocorre quando a pessoa perde a memória para eventos processados por uma sensação, como por exemplo, a audição.

Amnésia e seus mistérios

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Loungee mix

Sobretudo, a amnésia é um sintoma que ainda causa dúvidas em muitos médicos. Tanto é que a forma como ela é causada ainda não é completamente compreendida.

Além do mais, por se diversificar tanto, o problema se torna bastante complicado de se explicar com precisão. Primeiramente porque existem inúmeras causas de amnésia. Em segundo lugar, basicamente, porque a duração da perda de memória pode modificar dependendo da gravidade da lesão.

Inclusive, qualquer tipo de lesão no cérebro pode causar amnésia. Pois, muitas áreas do cérebro estão envolvidas na memória.

Tipos de amnésia

Vale destacar ainda que a amnésia se difere entre:

  1. Temporária: A temporária, portanto, ocorre, por exemplo, após traumatismo craniano
  2. Permanente: Enquanto isso, a permanente e inalterável ocorre após acidentes graves que afetam grande parte do cérebro, como encefalite ou acidente vascular cerebral.
  3. Progressiva: Já a progressiva ocorre em distúrbios que causam degeneração progressiva do cérebro, como o Alzheimer.

Causas da amnésia

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Estudo prático 

A princípio, como já dissemos a amnésia ainda causa muitas dúvidas. Porém, separamos algumas situações que podem causá-la:

  • Um problema nutricional, particularmente deficiência de tiamina
  • Um traumatismo craniano que afete o cérebro
  • Distúrbios que reduzam o fornecimento de sangue ou de nutrientes para o cérebro (incluindo acidentes vasculares cerebrais e parada cardíaca)
  • Convulsões
  • Infecção cerebral (encefalite)
  • Demência como doença de Alzheimer
  • Abuso crônico de álcool
  • Um tumor cerebral
  • Estresse mental grave (como ocorre na amnésia dissociativa)
  • O uso de certos medicamentos (como a anfotericina B ou lítio)
  • Acidente vascular cerebral, tumor cerebral, crise epilética, infecção cerebral, distúrbio neurodegenerativo, doença psiquiátrica etc;
  • Carência de vitamina B1
  • Intoxicação causada por monóxido de carbono, doses excessivas de alguns medicamentos etc;
  • Choque psicológico;
  • Cirurgia do cérebro por lesão cerebral.

Sintomas da amnésia

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Wiki How

A princípio, os sintomas irão variar dependendo do grau de perigo e da gravidade da lesão. Como por exemplo, existem casos em que a amnésia dura minutos. Outras, contudo, podem durar horas ou períodos mais longos.

Além do mais, existem pessoas que conseguem recuperar a memória sem tratamento. Isso, aliás, em casos mais simples.

Contudo, em casos mais graves, a pessoa provavelmente não conseguirá formar novas memórias. Ou então perderá a memória de forma repentina ou temporária. Inclusive, existem casos de que a pessoa se lembra do seu casamento passado, por exemplo, mas não lembra do casamento atual.

Diagnóstico da amnésia

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Leandro Teles

Primeiramente, cada caso receberá um tratamento diferente. Portanto, somente com uma avaliação médica que você saberá as formas de tratamento. Para isso, os médicos normalmente avaliam como foi a perda de memória, fazem perguntas e testes formais para a memória.

Assim sendo, os resultados e os sintomas irão variar de pessoa para pessoa, consequentemente, os exames e tratamentos também.

5 situações que podem causar a amnésia

1. Amnésia global transitória

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Wiki How

Primeiramente, a amnésia global transitória só se manifesta em indivíduos com mais de 50 anos. Além do mais, ela se assemelha bastante com ataque de epilepsia ou um princípio de AVC (acidente vascular cerebral). Inclusive, nesses casos é normal do paciente não se lembrar do que estava fazendo, por isso fazem tantas perguntas.

2. Amnésia pós trauma de crânio encefálico

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Notícias ao minuto

Basicamente, existe casos em que as vítimas de  trauma crânio encefálico desenvolvem a amnésia, geralmente anterógrada ou retrógrada.

3. Amnésia devido a epilepsia

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Depieri Laboratório

A priori, o quadro de epilepsia pode ocorrer de diversas maneiras. A primeira, é o quadro comum em que o epilético tem convulsões, perde a memória, fica rígido e outros sintomas. Ou então, a epilepsia pode manifestar se com alterações de consciência, parada comportamental, ou então perda de memória, que é a amnésia.

4. Amnésia devido ao consumo excessivo de álcool

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Super interessante

Basicamente, o o uso crônico do álcool pode desenvolver uma síndrome conhecida por Wernicke-Korsakoff. Essa síndrome, o indivíduo normalmente fica confuso, tem amnésia, ou então, fica com outras dificuldades como movimentação dos olhos e coordenação motora.

5. Amnésia devido ao uso de medicamentos

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Wiki How

Primeiramente, é importante destacar que o uso excessivo e o abuso de certos medicamentos podem causar amnésia. Por exemplo, o medicamento benzodiazepínicos, que é usado por algumas pessoas para dormir.

Manifestações da amnésia

A princípio, como já destacamos a amnésia pode ocorrer de diversas formas e com intensidades diferentes. Como por exemplo:

1- A síndrome amnésica

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Info escola

A priori, essa é a forma mais grave de amnésia. Inclusive, na maioria dos casos essa amnésia é provocada por lesões que afetam os dois hemisférios do cérebro, nas regiões ligadas à memória episódica. Sobretudo, em alguns casos a memória se limita aos minutos que antecederam o acidente.

Basicamente, existem casos que ocorre uma perda breve de consciência e já existem casos mais graves em que ela se estende por anos e anos. Porém, em alguns casos algumas pessoas sentem dificuldade também em armazenar novas memórias. Ou seja, elas podem ir esquecendo de coisas do dia a dia, por exemplo.

Inclusive, existem pessoas que não conseguem nem guardar a idade, e o que comeu no dia. Além desse caso, existem aquelas pessoas que preservam memória de trabalho, memória das aptidões, memória procedural ou então a memória semântica.

2- A síndrome de Korsakoff

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Igreja Universal

A princípio, essa é a síndrome que citamos lá em cima. Basicamente, ela recebeu esse nome pois, foi o psiquiatra russo Serguei Korsakoff (1854-1900) que identificou essa síndrome. Inclusive, ele identificou pois, um dos seus pacientes não se lembrava de já ter o visto naquele dia, por isso sempre dizia “bom dia” quando se cruzavam.

Sobretudo, essa síndrome é causada por conta do excesso do uso de álcool. Aliás, isso ocorre pois, o excesso de álcool pode levar a uma carência de vitamina B1. Essa carência pode provocar lesões cerebrais, consequentemente, pode ocorrer a incapacidade de fixar novas lembranças, e a perda de memórias antigas.

3- Amnésias seletivas

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Wiki how

Basicamente, existem vários tipos de amnésias que podem atingir a diferentes tipos de informações. Como por exemplo, a demência semântica, afeta a memória semântica. Ela é ligada à degeneração de certos neurônios do lóbulo temporal externo. Consequentemente, os pacientes perdem o sentido das palavras e dos conceitos.

Já a amnésia frontal, causada por lesões dos lóbulos frontais, ela faz com que as memórias espontâneas não apareçam. Ou seja, a pessoa se torna incapaz de repetir uma lista de palavras. Porém, ela se torna capaz de reconhecer algumas delas. Assim sendo, pode significar um distúrbio de atenção e uma incapacidade de recuperar informações precisas.

Além dessas, existem também amnésias que afetam a memória dos rostos, objetos ou gestos.

4- A síndrome do buraco negro

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Wikipédia

A priori, essa síndrome é mais comum de ocorrer em pessoas com mais de 50 anos de idade. Inclusive, é normal de ocorrer durante a crise, a qual dura apenas alguns minutos, a perda de uma parcela do seu passado. Ou então, pode ocorrer de esquecer tudo que acabou de acontecer.

Sobretudo, a pessoa mesmo tendo essa crise ainda consegue fazer algumas atividades de forma normal. Como por exemplo, dirigir e dar aula. Basicamente, essa síndrome significa uma perda brutal, seletiva e transitória da memória episódica.

5- A doença de Alzheimer

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Seleções

A princípio, essa doença tem como primeiro sinal a perda de memória. Sobretudo, isso ocorre pois há uma atrofia do hipocampo. Consequentemente, as lembranças antigas podem ficar mais preservadas do que as lembranças recentes. Porém, a medida que essa doença evolui as perdas de memória podem ser ainda mais agressivas.

Basicamente, pode se destacar que a memória do trabalho e a memória semântica são as mais afetadas. Enquanto, a memória procedural pode permanecer preservada. Ou seja, uma pessoa com Alzheimer pode então conseguir dançar, mas ao mesmo tempo não conseguir falar e nem recordar de sua própria família.

Portanto, a programação automática pode então permanecer eficaz por muito tempo. Ou seja, uma pessoa quando vê um prato de comida, aparentemente ela se sente desorientada. Porém, se uma pessoa levar um garfo de comida em sua mão, ela começa a comer.

Assim sendo, a melhor forma de ajudar essas pessoas é auxiliar elas a fazerem as coisas diárias, e não, fazer para elas. Como por exemplo, se for para ela conhecer um ambiente novo, o indicado é você acompanha-la no local em silêncio, sem explicar o percurso.

6- Transtorno de estresse pós-traumático

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Kaspersky

Basicamente, esse transtorno pode ser provocado após uma guerra, um atentado, agressão, estupro ou outro acontecimento fatídico. Sobretudo, eventos como esse podem resultar em duas formas distintas nas pessoas. Ou seja, ou a pessoa passa a reviver aquele momento a todo minuto, o que o deixa assombrado e com traumas.

Ou então, a pessoa esquece parcelas inteiras do que aconteceu. Inclusive, o seu nome e o endereço. Porém, esse tipo de perda de memória pode durar somente algumas horas, ou então meses. De modo geral, esse transtorno é resultado da estimulação da amígdala, a estrutura que intervém nas emoções e no medo.

Filmes X Realidade

Primeiramente, é importante destacar que alguns filmes tratam a amnésia, de modo diferente, como ela realmente é na realidade. Para você entender melhor, iremos exemplificar.

Filmes

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Vagner de Brito

1. Causas aleatórias

Basicamente, alguns filmes retratam a amnésia como algo alheio a qualquer anomalia ou lesão do cérebro. Inclusive, alguns retratam ela como algo simples sem razão incerta, que as pessoas só esquecem. Algumas causas frequentes são: sono, golpe na cabeça, trauma psicológico, como testemunhar um assassinato ou ser estuprada. Ou então as memórias podem ser removidas por um dispositivo especial de eliminação.

2. Fácil convívio social

De modo geral, em alguns filmes os indivíduos com amnésia têm poucos ou nenhum problema com suas atividades diárias. Inclusive, em alguns casos as pessoas conseguem obter um novo emprego e fazer novos amigos mais fácil.

3. Mudança de personalidade

Em alguns filmes, as pessoas que sofreram amnésia mudam de personalidade, muda os valores e comportamentos. Inclusive, alguns filmes retratam uma pessoa que antes era “boa”, se transforma em uma pessoa “ruim”.

4. Memórias subconscientes

Basicamente, alguns filmes relatam que pessoas que tiveram amnésias pós traumática conseguem armazenar suas memórias intactas e precisas no fundo do subconsciente. Inclusive, se conseguirem acioná-las da forma correta, conseguem reproduzir toda a memória, como se fosse um vídeo.

5. Cura “mecânica”

Em alguns filmes, a amnésia pode ser curada mecanicamente. Como por exemplo, se ela foi causada por uma pancada na cabeça pode então ser revertida por um outro golpe. Ou então se ela foi causada de forma independentemente ela pode ser curada ao olhar para um objeto familiar ou ao ser hipnotizado.

6. Memórias que podem voltar

Sobretudo, em alguns filmes as memórias não são realmente perdidas, ficam apenas temporariamente inacessíveis.

Realidade

Amnésia- O que é, causas, sintomas, tratamentos + curiosidades
Fonte: Medical X press

1. Causas mais práticas

Sobretudo, a realidade é que geralmente a amnésia tem causas menos deslumbrantes. Como por exemplo, uma infecção cerebral, alcoolismo, um acidente vascular cerebral, trauma psicológico, drogas, um tumor cerebral ou uma lesão devido a uma cirurgia no cérebro.

Sobretudo, o trauma psicológico pode ocorrer o contrário também. Ou seja, a vítima talvez não consiga esquecer o que aconteceu com ela, o que faz ela reviver toda hora o momento.

2. Dificuldade de aprender e armazenar informações

Na realidade, algumas pessoas têm grande dificuldade em aprender e reter novas informações. E isso ocorre justamente pelo fato do cérebro ter sido lesionado. Consequentemente, eles esquecem de muitas coisas diárias. Como por exemplo, nome, lugar, o que ia fazer e outros.

3. Personalidade e identidade raramente afetadas

Vale destacar que raramente a amnésia afeta a personalidade ou a identidade. Aliás, isso só ocorre quando existe uma disfunção das áreas específicas do cérebro que controlam estas funções.

4. Memórias não lineares

Na verdade, não se reconstrói memórias como realmente aconteceram. Na verdade, a forma como o cérebro relembra as memórias é dinâmico. Até porque, ele reconstrói pegando pequenas partes de diferentes lugares. Inclusive, nenhuma memória, trauma ou qualquer outro evento ficará congelado e imune a reconstrução ao longo do tempo.

5. Soluções duvidosas

Primeiramente, não invente de tratar a amnésia de forma mecânica. Até porque, se você levar outra pancada na cabeça pode ser que cause outras lesões. Enquanto isso, a hipnose pode ser útil somente para casos perturbadores. Portanto, o tratamento dependerá da sua causa, por isso consulte um médico.

6. Cura relativa

De modo geral, como já dissemos, a recuperação das memórias, na realidade, depende da gravidade e da causa da lesão. Ou seja, em algumas pessoas a amnésia pode durar apenas alguns minutos ou algumas horas. Outras pessoas, contudo, conseguem recuperar a memória sem tratamento. Ou então, nem conseguem recuperá-la.

Enfim, o que achou da nossa matéria?

Vem conferir mais matérias do Segredos do Mundo: Tipos de dor de cabeça, os 5 mais comuns e como identificá-los

Fontes: Seleções, Manual MSD, Minha vida

Imagem de destaque: Yahoo

Próxima página »

Escolhidas para você