Curiosidades

Animais da Caatinga: quais são as principais espécies?

Os animais da Caatinga habitam a região do bioma originalmente brasileiro que corresponde a 10% do território nacional, rico em diversidade.

Em primeiro lugar, os animais da Caatinga habitam o único bioma exclusivamente brasileiro. Nesse sentido, estão localizados no nordeste do país, em uma região que corresponde a cerca de 10% do território nacional. Em resumo, estima-se que existam mais de 1200 espécies nessa formação natural.

Mais especificamente, são 45 espécies de anfíbios, 240 de peixes, 95 de répteis e 975 de aves. Contudo, grande parte desses animais estão ameaçados de extinção. No geral, o motivo por esse status envolve a exploração e modificação do bioma, que teve cerca de 80% de sua constituição natural modificada, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

Ademais, complicações como caça predatória, tráfico ilegal e o constante desmatamento ameaçam a biodiversidade local. Sendo assim, estima-se que mais de 180 espécies de animais da Caatinga já entraram em extinção. Mais ainda, cerca de 40 espécies desse grupo eram exclusivos do bioma.

Quais são os animais da Caatinga?

1) Arara-vermelha

Animais da Caatinga: quais são as principais espécies?
Fonte: Pixabay

A princípio, a arara-vermelha encontra-se em outros biomas, mas também é um animal da Caatinga. Desse modo, habita outros países da América do Sul, sendo caracterizada pela cor vibrante de sua penugem.

Continua após a publicidade

Geralmente, a espécie apresenta cerca de 90 centímetros de comprimento, com um peso que pode chegar a 1,5 quilos. Ademais, a alimentação é feita com sementes, coquinhos e frutas variadas. Por fim, a espécie costuma colocar ovos em ninhos construídos em árvores ocas ou buracos na parede, fazendo da fauna parte fundamental da manutenção de seu ciclo de vida.

2) Águia-chilena, um dos animais da Caatinga ameaçados de extinção

Animais da Caatinga: quais são as principais espécies?
Fonte: Toda Matéria

No geral, a águia-chilena é uma das aves ameaçadas de extinção e acompanhadas pelo IBAMA. Comumente, encontra-se nas regiões montanhosas e campestres que abrangem a Caatinga. Além disso, é uma espécie frondosa com cerca de 60 centímetros e comprimento e 2 metros de envergadura quando abre as asas.

3) Arara-azul-de-lear

Animais da Caatinga: quais são as principais espécies?
Fonte: Pixabay

Também ameaçada de extinção, essa espécie é exclusiva da Caatinga baiana. Sobretudo, a principal ameaça ao animal tem relação com o tráfico de animais e a destruição de seu habitat natural. Comumente, encontra-se essa espécie nos paredões de arenito das cidades de Jeremoabo e Canudos, na Bahia.

4) Ararinha-azul, o animal da Caatinga com maior risco de extinção do mundo

Animais da Caatinga: quais são as principais espécies?
Fonte: Pixabay

Antes de mais nada, essa espécie é muito conhecida por ter protagonizado a animação Rio, de 2012. Além de ser um animal da Caatinga, essas aves estão na lista de espécies mais ameaçadas de extinção no mundo.

Continua após a publicidade

Em resumo, consiste em uma espécie com tamanho médio, apresentando 55 centímetros de comprimento e uma cauda longa. Porém, a principal característica é a coloração de azul em diferentes tons, formando uma espécie de gradiente.

5) Asa-branca

Animais da Caatinga: quais são as principais espécies?
Fonte: Toda Matéria

Apesar de ser uma ave migratória que voa longas distâncias, essa espécie também é um animal da Caatinga. Em especial, encontra-se na região nordeste do Rio Grande do Sul, em Goiás e no Mato Grosso. Sobretudo, alimenta-se de sementes e frutos, construindo seus ninhos em árvores altas e frondosas.

6) Azulão, o animal da Caatinga conhecido pela forte tonalidade azul

Animais da Caatinga: quais são as principais espécies?
Fonte: Toda Matéria

A princípio, esse pássaro é um animal da Caatinga, mas também pode ser encontrado em países como a Argentina, a Bolívia e o Paraguai. Assim como a ararinha-azul, a espécie é identificada pela forte tonalidade de azul presente nos machos. Por outro lado, as fêmeas e filhotes costumam ser pardas.

7) Cachorro-do-mato

Animais da Caatinga: quais são as principais espécies?
Fonte: Toda Matéria

Para além das aves, outras espécies de animais da Caatinga habitam essa região. Como exemplo, pode-se citar o mamífero cachorro-do-mato, um animal onívoro cuja alimentação envolve frutos, insetos, pequenos mamíferos e até répteis. No geral, costumam ter uma pelagem clara, mas são conhecidos por serem vítimas de atropelamentos nas regiões de rodovia ao redor do bioma.

Continua após a publicidade

8) Preguiça-comum, o animal da Caatinga que se encontra em outras regiões

Fotografia de uma preguiça-comum para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Comumente, a preguiça-comum é um animal da Caatinga encontrado também em outros países da América do Sul e da América Central. Nesse sentido, a espécie tende a apresentar uma média de 50 centímetros de comprimento, mas pode chegar a ter um metro em alguns casos.

Ademais, caracteriza-se a preguiça-comum por sua pelagem acinzentada com algumas partes brancas, marrom ou preta. Por fim, costumam se alimentar de folhas, principalmente a embaúba e a figueira. Contudo, ainda consomem algumas frutas.

9) Onça-parda

Fotografia de uma onça parda para ilustração item
Fonte: Pixabay

Também chamada de suçuarana e de leão-baio, essa espécie de animal da Caatinga ainda habita outros biomas. No entanto, nessa região é considerada uma das espécies em extinção.

Basicamente, trata-se de um mamífero carnívoro, sendo a maior espécie da família dos felinos. Desse modo, pode chegar até 155 centímetros de comprimento e 72 quilos, sendo os machos mais pesados.

Continua após a publicidade

10) Jaguatirica, o animal da Caatinga com hábitos noturnos

Fotografia de uma jaguatirica para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Por outro lado, outro mamífero peculiar da Caatinga são as jaguatiricas, que podem ter até 100 centímetros e pesar quase 16 quilos. No geral, são animais carnívoros com hábitos noturnos de caça. Ademais, alimentam-se de roedores, répteis, aves, peixes e outros animais menores.

11) Tamanduá-bandeira

Fotografia de um tamanduá-bandeira para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Além de ser um animal da Caatinga, o tamanduá-bandeira habita outros biomas brasileiros. Mais ainda, encontra-se essa espécie em alguns países da América do Sul e América Central.

Geralmente, o mamífero chega a ter 41 quilos, sendo os machos os mais pesados. Ademais, a principal característica desse animal são os focinhos alongados, uma ferramenta fundamental na alimentação composta por formigas e insetos.

12) Macaco-prego, o animal da Caatinga em gradativo risco de extinção

Fotografia de um macaco prego para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Apesar de também ser encontrado no Cerrado, o macaco-prego é um animal da Caatinga e espécie nativa brasileira. Nesse sentido, costuma viver em árvores e arbustos. Contudo, estima-se que a espécie esteja entrando gradativamente na lista de risco de extinção, em especial por causa do tráfico de animais e as queimadas.

Continua após a publicidade

E aí, conheceu os animais da Caatinga? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Toda Matéria | Perito Animal | EducaMais Brasil

Imagens: Toda Matéria | Pixabay | Ricardo Antunes

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você