Mundo Animal

Quais são as inspirações reais do animais da Disney?

Os animais da Disney são personagens dos desenhos animados da empresa, mas tem inspiração em espécies reais encontradas na natureza.

Em primeiro lugar, os animais da Disney são personagens de desenhos animados inspirados em exemplares reais na natureza. Nesse sentido, alguns dos mais populares têm o desenho semelhante a espécies que estão em extinção. Desse modo, além de criar assimilação por terem características reais, ainda atuam como instrumentos de conscientização sobre o meio ambiente.

Apesar disso, há um processo natural de modificação da tonalidades, e também do tamanho de certos membros. Em outras palavras, para transformar os animais reais em personagens de desenho animado, é preciso ir contra certas regras da natureza. Sobretudo no que se diz respeito à aparência.

No geral, os animais da Disney tem características antropomórficas. Ou seja, são um misto de animais com características humanas, porque geralmente falam e andam como os seres humanos. Além disso, para fins de criar uma personalidade mais chamativa, precisa-se exagerar em alguns trejeitos e hábitos.

Contudo, percebe-se ainda mais essa semelhança dos animais da Disney com espécies da natureza ao observar adaptações em live-action. Como exemplo, pode-se citar o filme de Rei Leão de 2020, que transformou os animais de desenho animado em exemplares próximos aos reais. Sendo assim, realçaram as características naturais e balancearam com os traços animados.

Continua após a publicidade

Animais da Disney: quais são as inspirações reais?

1) O Zazu de Rei Leão

Animais da Disney: quais são as inspirações reais?

A princípio, e porque estamos falando de Rei Leão, Zazu é a ave conselheira em Rei Leão. Porém, tem inspiração no pássaro Calau, sobretudo porque o bico deu aspecto de uma grande personalidade aos criadores do personagem. Desse modo, preservou alguns traços da ave tradicional da África do Sul.

2) Pumba, também um dos animais da Disney em Rei Leão

Ilustração do personagem

Em resumo, o carismático amigo de Simba em Rei Leão surgiu a partir do verdadeiro javali-africano. Nesse sentido, refere-se ao mamífero de cabeça grande, corpo em forma de barril e verrugas na cara. Apesar disso, não são vistos na cor vermelha como no desenho animado, mas sim em um cinza escuro.

Continua após a publicidade

3) Nemo de Procurando Nemo

Animais da Disney: quais são as inspirações reais?

Curiosamente, esse é um dos animais da Disney mais famosos, e estima-se que a procura pela espécie para aquários aumentou muito depois do sucesso do filme. Dessa forma, consiste no peixe-palhaço ou anêmona, ambos comuns no filme. Sobretudo, tendem a ter aparência amarela, laranja, avermelhado ou enegrecido com manchas brancas.

4) Dory de Procurando Nemo, um dos animais da Disney mais populares

Ilustração do personagem

Mais do que famosa pela frase “Continue a nadar”, esse é outro dos animais da Disney com inspiração em espécies reais. Em resumo, se trata do cirurgião-patela, um peixe de tamanho médio que vive geralmente em recifes. Ademais, encontra-se principalmente na região do Leste da África, Havaí e Japão.

Continua após a publicidade

5) Bambi, o cervo da Disney

Ilustração do personagem

Apesar da aparência fofa, a maioria dos cervos na natureza tem um aspecto ameaçador, com rostos encolhidos. Desse modo, o próprio nome é um a designação genérica para uma família de animais que incluem a corça, o alce e o caribu. Porém, encontram-se em todos os continentes, exceto a Austrália e a Antártida.

6) A Dama e o Vagabundo

Ilustração do personagem

Por um lado, a Dama refere-se a uma cadela da raça cocker spaniel americano, oriunda dos Estados Unidos. Nesse sentido, são espécies pequenas, com pelagem longa e densa. Além disso, costuma ser uma espécie companheira, charmosa e amável, com grande ligação à família.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, Vagabundo é um cão vira-lata, em uma mistura de schnauzer com ascendência terrier. Sobretudo, essa é uma denominação para espécies sem raça definida, comumente vistos em ruas. Portanto, apresentam características e personalidades diversas, principalmente por conta da idade e rotina nos lugares em que vivem.

7) Kenai e Koda, os protagonistas de Irmão Urso

Animais da Disney: quais são as inspirações reais?

Basicamente, ambos são ursos-pardos, uma espécie de mamífero carnívoro da família dos ursídeos. Nesse sentido, é a espécie com mais ampla distribuição geográfica dentre todos os membros dessa família. Contudo, competem em tamanho com o urso polar, e vivem principalmente em florestas densas.

8) Pluto, o cachorro mais famoso dentre os animais da Disney

Ilustração do personagem

Continua após a publicidade

Por fim, Pluto é um dos animais da Disney que ficou popular como mascote do Mickey. Nesse sentido, tem inspiração em um cão da raça bloodhund ou cão-de-santo-humberto. Desse modo, é uma raça oriunda da Inglaterra e da Bélgica, sendo cães farejadores que chegam a 69 centímetros e 50 quilogramas.

E aí, conheceu os animais da Disney inspirados em espécies reais? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você