Curiosidades

Animais mais inteligentes do mundo – Quais são eles

O ser humano não é o único ser com inteligência, alguns animais também são muito espertos. Saiba quais são os animais mais inteligentes do mundo.

Por Renata Gonçalves Pereira

-

O ser humano é o animal mais inteligente do mundo. Pois, possui a capacidade de pensar, raciocinar, resolver problemas lógicos, aprender coisas novas o tempo todo e criar ferramentas capazes de facilitar seu dia a dia. Ou seja, o ser humano está sempre em evolução.

Porém, ao contrário do que se acreditava, o ser humano não é o único animal capaz de usar o raciocínio, há muitos animais dotados de inteligência, que são considerados como os animais mais inteligentes do mundo.

Por isso, mesmo que o ser humano possua qualidades únicas, como criatividade e a linguagem, que usamos para nos comunicarmos e expressar ideias, não é correto afirmar que todos os animais do mundo sejam irracionais.

No entanto, cada espécie de animal possui inteligência e habilidades próprias e aprendem de maneiras diferentes uns dos outros. E muitos deles, se assemelham em inteligência com os próprios seres humanos. Por exemplo, temos os chimpanzés, conhecido pelo grau elevado de inteligência, por isso, entre os animais mais inteligentes do mundo, o chimpanzé está no topo da lista.

Os 11 animais mais inteligentes do mundo

1- Chimpanzés

Imagem: Fala de papagaio

Os chimpanzés são considerados como os animais mais inteligentes do mundo, pois, de acordo com estudos, 98% do genoma dos chimpanzés são idênticos ao genoma dos seres humanos.

Portanto, o chimpanzé, assim como o ser humano, é capaz de pensar, manipular seu ambiente e utilizar ferramentas para ajudar em suas tarefas.

No entanto, não é apenas o raciocínio que se assemelha ao ser humano, eles ainda são capazes de sentir empatia, altruísmo e autoconsciência. Além de conseguir se identificar no espelho, aprender linguagens de sinais e a mexer em computadores.

2- Golfinhos

Imagem: Hypescience

Os golfinhos possuem um grau de inteligência tão alto que são comparados com os seres humanos, devido suas capacidades cerebrais e emocionais. Sendo que, o cérebro do golfinho é considerado um dos maiores do reino animal, perdendo apenas para o homem.

Apesar de possuir um cérebro menor do que o ser humano, eles são autoconscientes, possuem habilidades de comunicação, além de serem capazes de reconhecer a si mesmos ao serem refletidos no espelho.

3- Porcos

Imagem: Último segundo

Os porcos estão entre os animais mais inteligentes do mundo, pois um porco de meia idade possui a mesma inteligência do que um ser humano de três anos de idade. Ainda são capazes de se adaptarem ao ambiente, independente de qual seja a situação, pois conseguem aprender com facilidade novas habilidades.

E o motivo dos porcos rolarem na lama, se deve ao fato de não possuírem glândulas sudoríparas, portanto, a lama ajuda a manterem seus corpos mais frios.

4- Papagaios

Imagem: Info escola

De acordo com pesquisas, os papagaios possuem uma inteligência semelhante a dos golfinhos e primatas, no entanto, o cérebro do papagaio é bem menor e mais simples do que a dos mamíferos.

Entre as habilidades do papagaio está a capacidade de imitar a voz humana e memorizar palavras, além de usar as palavras com seus significados e associações corretas. Por exemplo, são capazes de formar frases curtas como, quero café, além da capacidade em resolver problemas, mesmo os mais complicados.

5- Baleias

Imagem: Olhar digital

As baleias também fazem parte da lista dos animais mais inteligentes do mundo, são animais extremamente inteligentes, que se comunicam através de sons. De acordo com estudos, os sons produzidos pelas baleias são muito complexos e são usados para coordenar as atividades do bando, de forma bastante eficaz.

6- Animais mais inteligentes do mundo: Elefantes

Imagem: Super Interessante

Segundo pesquisas, os elefantes, assim como os chimpanzés e os golfinhos, conseguem se reconhecer diante um espelho e são capazes de fazer contas.

No entanto, o que faz os elefantes participarem da lista dos animais mais inteligentes do mundo é o fato de possuírem uma excelente memória.

E essa memória ajuda em sua sobrevivência, porém, também os torna sensíveis a acontecimentos passados, com a morte de um de seus parentes, por exemplo. Já que os elefantes são capazes de ter sentimentos, como amor e empatia.

São animais que consolam e ajudam uns aos outros quando necessário, brincam e se comunicando através de vibrações sentidas em suas patas.

7- Animais mais inteligentes do mundo: Polvos

Imagem: Portal dos animais

O polvo é considerado como o animal invertebrado mais inteligente o mundo, sendo capaz de criar estratégias bem elaboradas na hora de caçar sua comida. Por isso, são considerados grandes caçadores. No entanto, os polvos ainda são capazes de resolver problemas complicados.

De acordo com estudos, o cérebro do polvo envolve o esôfago, no entanto possui caraterísticas próximas ao cérebro humano, como lóbulos dobrados e regiões responsáveis por processar informações visuais e táteis.

8- Animais mais inteligentes do mundo: Corvo

Imagem: Hypescience

O corvo é uma das aves mais inteligentes do mundo, da mesma forma que os papagaios, os corvos são capazes de imitar sons.

Além de, usar ferramentas e possuir a arte do disfarce, inclusive, são capazes de forjar a própria morte para enganar predadores ou até mesmo outros corvos.

9- Animais mais inteligentes do mundo: Cães

Imagem: Notícia ao minuto

Os cães são conhecidos por sua inteligência, no entanto, o grau de inteligência pode variar de uma raça para a outra. Mas, no geral, conseguem aprender novas habilidades com bastante facilidade e respondem bem ao treinamento humano.

Algumas raças de cães como, Labrador Retrievers, Border Collies e Poodles conseguem perceber mudanças no ambiente ao seu redor, por mais sutis que sejam.

Além de possuírem uma alta inteligência emocional, os cães podem alcançar níveis intelectuais parecidos com o de uma criança de dois anos. No entanto, a habilidade apresentada por cada cão vai depender do tipo de treinamento recebido. No caso de cães mais inteligentes, eles são capazes de entender até 250 palavras.

10- Animais mais inteligentes do mundo: Gatos

Imagem: UOL

Os gatos estão entre os animais mais inteligentes e espertos do mundo, são animais bastante hábeis e incríveis caçadores.  Assim como os cães, podem ser treinados para obedecer a comandos, porém, é um pouco mais complicado.

Ao contrário dos cães, os gatos são animais mais solitários e independentes, que seguem seu instinto de sobrevivência.

11- Animais mais inteligentes do mundo: Esquilos

Imagem: Info escola

O que faz com que os esquilos participem da lista dos animais mais inteligentes do mundo, se da ao fato de sua capacidade de reunir alimentos. Mas, não é o fato de estocar alimentos simplesmente, os esquilos possuem técnicas de armazenamento bem desenvolvidas. Por exemplo, eles fazem um primeiro armazenamento falso, que serve para enganar possíveis ladrões de comida. Além de criar na cabeça, mapas tridimensionais para recordar da localização dos alimentos guardados.

Segundo pesquisas, os esquilos são capazes de analisar e interpretar as intenções dos outros ao seu redor, inclusive, algumas espécies se cobrem com o odor de uma cobra cascavel, pois assim, camuflam seu cheiro de possíveis predadores.

Então, se você gostou dessa matéria, veja também: Se os seres humanos vieram dos macacos, por que ainda existem macacos?

Fontes: Ciclo Vivo, Top Melhores

Imagens: Animais, Fala de papagaio, Hypescience, Último segundo, Info escola, Olhar digital, Super Interessante, Portal dos animais, Notícias ao minuto, UOL e Rádio Regional.

Próxima página »

Escolhidas para você