Mundo Animal

Animal mais rápido do mundo – Qual é e seus sucessores

É comum dizer que o guepardo é o animal mais rápido do mundo. Entretanto, essa afirmação não é correta nem em velocidade máxima.

Atualizado em 13/10/2020

É muito difícil definir qual é o animal mais rápido do mundo. Muitos ainda consideram o guepardo nesse primeiro lugar. Entretanto, e se ele for comparado com um animal que voa?

E se ele for comparado com um animal que nada? Enfim, deu pra entender que talvez não seja o guepardo o animal mais rápido.

E na verdade não é. Nem mesmo se fosse considerado apenas os animais terrestres. Contudo, a fama ainda é dele. Na verdade, o guepardo perdeu o primeiro lugar há pouco tempo.

Nos últimos tempos, os cientistas começaram a medir a velocidade dos animais de forma diferente. Ou seja, ao invés de medir a velocidade através da distância percorrida em um determinado tempo, a velocidade é medida através da quantidade de vezes que o animal percorre o tamanho do seu corpo em um segundo.

Animal mais rápido do mundo

Enfim, considerando que existem animais terrestres, aquáticos e voadores, descubra agora quem é o animal mais rápido.

Animal mais rápido na terra

Saiba qual é o animal mais rápido do mundo e seus sucessores
Fonte: Youtube

Não tem nada de guepardo aqui. O primeiro lugar é do ácaro Paratarsotomus macropalpis. Sabe quantas vezes ele consegue percorrer o próprio corpo em um segundo? 322 vezes. Esse pequeno ácaro é do tamanho de um gergelim. Ou seja, se ele fosse um humano, teria chegado a 2 mil km/h.

Seguindo essa mesma lógica de velocidade, o pobre guepardo conseguiria correr apenas 16 vezes o seu tamanho, mas ele ainda é o animal mais rápido em velocidade máxima, chegando a 120 km/h. E por fim, em uma comparação humana, Usain Bolt, quando estava no seu auge, conseguia alcançar apenas a marca de 6 vezes. Pouco, né?!

Animal mais rápido na água

Saiba qual é o animal mais rápido do mundo e seus sucessores
Fonte: Pinterest

Seguindo a mesma lógica usada com o animal mais rápido na terra, no mar, o primeiro lugar fica para o diminuto krill. O animal de apenas 5 cm de comprimento, consegue percorrer o próprio corpo 27 vezes em um segundo. Entretanto, se formos considerar a velocidade máxima, é o atum-rabilho, que alcança 230 km/h e 25 corpos em um segundo.

Animal mais rápido no ar

Saiba qual é o animal mais rápido do mundo e seus sucessores
Fonte: Pinterest

Finalmente temos o animal mais rápido no ar. De acordo com a velocidade relativa, ou seja, aquela que mede quantas vezes o animal percorre o próprio corpo em um segundo, o primeiro lugar do ar é o beija-flor-de-anna. Essa pequena ave consegue percorrer seu corpo 276 em apenas um segundo.

Contudo, se for considerar a velocidade máxima, a medalha de ouro fica com o falcão-peregrino. Ele consegue alcançar em torno de 389 km/h quando está em queda livre, perseguindo uma presa. Ou seja, o falcão-peregrino, em relação a velocidade máxima, é mais rápido que o guepardo.

Animal mais rápido em velocidade máxima – Top 10

1º – Falcão-peregrino

Saiba qual é o animal mais rápido do mundo e seus sucessores
Fonte: Ebird

Como dito anteriormente, o falcão-peregrino pode chegar em uma velocidade próxima a 390 km/h quando está perseguindo uma presa. Entretanto, o normal é que ele mantenha seu voo em uma velocidade próxima de 95 km/h. Mesmo com a ajuda da gravidade quando está em queda livre, esse falcão fica em primeiro lugar na lista de animal mais rápido.

2º – Guepardo/Chita

Saiba qual é o animal mais rápido do mundo e seus sucessores
Fonte: Amda

Por mais surpreendente que possa parecer, o guepardo fica em segundo lugar quando o assunto é animal mais rápido. Sendo o predador terrestre mais rápido do mundo, o guepardo alcança até 120 km/h em distâncias curtas. Enfim, não deve ser fácil para as presas desse animal, não é?!

3º – Agulhão-vela

Saiba qual é o animal mais rápido do mundo e seus sucessores
Fonte: Manualdoscuriosos

O agulhão-vela praticamente se equivale ao guepardo, contudo, ele é um animal marítimo. Enfim, o terceiro lugar da lista de animal mais rápido consegue chegar a 110 km/h. Aliás, nessa mesma velocidade, esse animal aproveita para fazer saltos incríveis pra fora d’água.

4º – Besouro-tigre

Saiba qual é o animal mais rápido do mundo e seus sucessores
Fonte: Biofaces

O besouro-tigre também é conhecido com escaravelho-tigre. Isso ocorre porque o inseto tem alguns hábitos de predador. Enfim, o animal consegue atingir 2,5 m/s. Não entendeu? Então, podemos dizer que se o besouro-tigre fosse um humano ele conseguiria correr 810 km/h.

5º – Tubarão-mako

Saiba qual é o animal mais rápido do mundo e seus sucessores
Fonte: Vegazeta

Considerado como o falcão dos mares, o tubarão-mako é um animal super rápido, alcançando 124 km/h. Imagina só essa velocidade na hora de caçar? Aliás, esse animal é bastante perigoso para os humanos porque, além de rápido, ele consegue pular dentro dos barcos de pesca. Já pensou no susto?

6º – Colibri

Fonte: Colibrigrowth

Com apenas 10 cm de comprimento, o colibri consegue atingir 100 km/h quando está voando. Além disso, suas asas se movimentam com tanta velocidade que quase não dá pra ver. Aliás, esse pequeno pássaro consegue voar para trás e para baixo. Ele é o único que consegue fazer isso.

7º – Peixe-espada/Espadarte

Fonte: Fontealternativa

Mais conhecido como peixe-espada, o espadarte é outro animal marítimo que consegue ser muito rápido. Aliás, esse peixe consegue chegar a 4 m de envergadura e 500kg. Mesmo com todo esse tamanho, ele atinge 100 km/h quando está atrás de uma presa. Sua velocidade se deve a sua barbatana caudal e a forma aerodinâmica dela.

8º – Tigre siberiano

Fonte: Fundosanimais

Se a lista fosse dos animais mais bonitos, o tigre siberiano com certeza conquistaria uma posição melhor. Entretanto, quando o assunto é velocidade, ele fica apenas em oitavo colocado ao alcançar 90 km/h. Aliás, o tigre siberiano fica em primeiro lugar quando o assunto é o maior felino do mundo.

9º – Avestruz

Fonte: Infoescola

Mesmo pesando 150 kg e sendo considerada a maior ave atualmente, o avestruz consegue atingir 70 km/h quando está correndo. Aliás, ele ainda tem um diferencial em comparação com a maioria dos animais dessa lista. O avestruz consegue manter sua velocidade por muitos quilômetros.

10º Libélula

Fonte: Conceitos

Por fim, em décimo colocado na lista de animal mais rápido, está a libélula. Esse pequeno inseto consegue voar 7 m/s. Isso se aproxima de 25 km/h. Entretanto, alguns registros mostram que a libélula consegue chegar a 100 km/h ou mais.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Crianças criadas por animais – 11 casos históricos ao redor do mundo

Imagens: G1, Youtube, Pinterest, Pinterest, Ebird, Amda, Manualdoscuriosos, Biofaces, Vegazeta, Colibrigrowth, Noticiaalternativa, Fundosanimais, Infoescola e Conceitos

Fontes: Uol, Peritoanimal e Terra